Estudante de Medicina da USF é premiado em Hackathon

25/09/2020
Estudante de Medicina da USF é premiado em Hackathon
 O estudante do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), Leonardo Maciel, foi premiado em 2º lugar na trilha do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3) no HACKATHON UNESP 2020, evento online de Empreendedorismo e Inovação, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, com o projeto Meraki.

O período atual de pandemia trouxe à tona uma série de problemas no sistema de saúde, alguns até então impensáveis. O tema desta edição seguiu duas trilhas distintas baseadas em 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “Como podemos evitar novas crises no sistema de saúde?” e “O que a agricultura 4.0 pode fazer por nós: produção sustentável, cultivo e ambiente preservado?” Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados em 2015 pela Organização das Nações Unidas. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir quadro em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030.

O trabalho desenvolvido pela equipe do estudante da USF dentro da temática saúde e bem-estar, contou com diversos vários mentores, entre eles a professora Denise Priolli, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Curso de Medicina, que participou ainda na fase de Ideação do projeto. Os três primeiros primeiros de cada trilha recebido um curso de capacitação BioStartup Academy oferecido pela patrocinadora Biominas Brasil, seguindo os critérios do Regulamento.

Para Leonardo, o evento foi uma experiência única e desafiadora para o desenvolvimento de soluções. "Foram dois dias intensos abordando o tema 'Saúde e Bem-estar' em um ambiente totalmente estimulante e de muita aprendizagem, conhecendo e trabalhando com pessoas de várias áreas diferentes. Tivemos que desenvolver uma nova ideia a fim de solucionar os problemas da nossa comunidade em 24 horas! O que boletam impossível! Sem dúvida um evento onde aprendi muito: como lidar com pessoas diferentes, trabalho em equipe, visão de mercado, venda, negócios, criatividade sob pressão, como quais são as habilidades que farão diferença em qualquer área de atuação da saúde que venha a escolher, após a graduação em Medicina. Eu não conhecia a minha equipe antes do evento, mas juntos formamos um tempo, a Mirake, que mereceu o Segundo lugar na criação de um produto, o PrevBio, que pode atender à comunidade. Pretendemos continuar trabalhando juntos e iniciar uma start up ", relatou o estudante.