handtalk

CPA

Avaliação Docente

Avaliação Docente:
Para participar da Avaliação Docente, faça seu login no USFConnect, acesse INSTITUCIONAL - Avaliação Online - Pesquisas.


A Comissão Própria de Avaliação (CPA) coordena o processo de Avaliação Docente e, para isso, realiza no final/início de cada semestre a pesquisa sobre o grau de satisfação dos alunos em relação aos docentes que atuaram em cada disciplina, para cada turma.

O aluno responde esta pesquisa por meio do USFConnect e o Instrumento de Avaliação Docente aborda os seguintes aspectos:

Didática do Professor: clareza das explicações nos assuntos tratados; adequação dos métodos de ensino; aproveitamento do tempo destinado às aulas; cumprimento do programa apresentado; diversidade de recursos didáticos.

Conteúdo: o conhecimento demostrado pelo professor dos conteúdos da disciplina que leciona.

O Processo de Avaliação: adequação das avaliações em relação aos conteúdos trabalhados; objetividade dos critérios de avaliação; análise e encaminhamentos que o professor faz dos resultados das avaliações visando à melhoria da aprendizagem.

Relacionamento: incentivo dado pelo professor à participação dos alunos nas aulas; atenção do professor para responder as dúvidas; à postura ética do professor frente aos alunos, colegas, à profissão e à Instituição.

 
Indicadores: Ao responder, o aluno atribui um dos conceitos: Excelente, Bom, Regular, Fraco, Ruim ou Não se aplica.

Comentários: O aluno pode inserir de forma séria e consciente sugestões nos aspectos: da didática, conteúdo, avaliação e relacionamento.

Resultados: Os resultados da Avaliação Docente são discutidos e analisados com os Diretores de Campus e a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão. Paralelamente, os coordenadores discutem os resultados individualmente com os docentes, entregando-lhes uma cópia da avaliação tabulada estatisticamente contendo os comentários inseridos pelos alunos e apresentados em uma lista sequencial, obviamente sem identificação alguma.

Publicação: Os resultados resumidos por Campus e curso são disponibilizados no USFConnect para consulta e também afixados nos quadros de avisos da CPA de cada Câmpus.

Autoavalição: Os resultados da Avaliação Docente e os dados dos demais instrumentos de avaliação, subsidiam a confecção do Relatório de Autoavaliação da USF, encaminhado anualmente ao MEC.
 


Noticias Relacionada(s)