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Iniciação Científica

Novas Metodologias de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Título: AVALIAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR.
Resumo: Os processos de ensino-aprendizagem são dinâmicos e estão passando por significativas alterações nas últimas décadas. Impulsionada pelo grande acesso às informações que os estudantes modernos estão submetidos no dia-a-dia, entende-se que repensar a função docente, bem como sua atuação em sala de aula, é fundamental para que se obtenha sucesso na fase de transmissão de conhecimento em sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste projeto é investigar quais são as contribuições que o uso das metodologias ativas, em sala de aula podem proporcionar para a formação do processo de ensino aprendizagem do estudante no que tange não só a sua formação profissional, mas também quanto a formação de um senso crítico capaz de produzir novas ideias para a área em que o futuro formando atuará. Para tanto, as ações versarão sobre pesquisa documental e entrevistas com os docentes de instituições de ensino superior para se avaliar sua postura frente às inovações acadêmicas na Educação. Por fim, será realizada análise estatística referente aos dados coletados, gerando-se um documento estratificado com o perfil docente.
Coordenador/Voluntário: MARCELO AUGUSTO GONÇALVES BARDI
E-mail: marcelo.bardi@usf.edu.br

Coorientador/Voluntário: FLÁVIA CRISTINA FRANCO DE LIMA ROSA
E-mail: flavia.lima@usf.edu.br



Título: INOVANDO MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FARMÁCIA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA.
Resumo: No atual contexto social, no qual os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo vivo como uma rede de relações dinâmicas e em constante transformação tem-se discutido a necessidade de urgentes mudanças nas instituições de ensino superior visando, entre outros aspectos, à reconstrução de seu papel social. Neste cenário, o uso de metodologias ativas de aprendizagem com a participação do discente no seu processo de construção do conhecimento torna-se importante ferramenta na discussão sobre o que se ensina, como se ensina e para que se ensina. A Cosmetologia constitui-se numa disciplina integrante da grade curricular de farmácia, envolve conteúdo multidisciplinar, cujo objetivo foca abordagem dos conceitos relativos aos produtos de higiene pessoal, e cosméticos; anatomofisiologia da pele e anexos; permeabilidade seletiva da superfície cutânea; desenvolvimento de produtos; perfumes e legislação. O objetivo deste trabalho consiste na articulação de um processo ensino-aprendizagem em cosmetologia, através da elaboração e aplicação das Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA) com o tema? Formulações Verdes? estimulando também o uso de software livre para o desenvolvimento de produtos. Além da integração dos conteúdos interdisciplinares, pretende-se a transdisciplinaridade através da abordagem relacionada ao Meio Ambiente e Sustentabilidades atualmente presentes na formação do farmacêutico. A aplicação da metodologia ativa proposta neste trabalho visa a implementação de um modelo pedagógico inovador e de grande importância para o planejamento de estratégias de ensino.
Coordenadora/Voluntário: IARA LÚCIA TESCARROLO DIAS
EMAIL: iara.dias@usf.edu.br



Título: INTERATIVIDADE E MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DE METODOLOGIA ATIVA: O USO DA INSTRUÇÃO POR COLEGAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA.
Resumo: O processo ensino-aprendizagem requer, imprescindivelmente, a interação entre sujeitos, em dimensões complexas e profundamente contextuais, razão pela qual, estudiosos e pesquisadores têm mergulhado nos estudos teóricos e em pesquisas com o intuito de propor suportes metodológicos satisfatórios para os sujeitos do ensino-aprendizagem. Esses sujeitos, que são educadores e educandos, precisam estar em sintonia para que os fins do ensino-aprendizagem sejam atingidos e, para isso, urge a necessidade de metodologias do exercício docente e discente. As metodologias ativas de aprendizagem permitem que os estudantes participem de um processo de ensino e aprendizagem que valorize a formação crítica e reflexiva, dando significado ao contexto contemporâneo e favorecendo a curiosidade e a autonomia discente. Partindo da necessidade de se conferir formas alternativas que apoiem a aprendizagem na educação profissional, o objetivo deste estudo será analisar o processo de intervenção pedagógica com mediação da metodologia ativa de aprendizagem baseada em Instrução por Colegas aos estudantes do componente curricular envolvendo o conteúdo de Biologia Celular e Tecidual do Curso de Medicina. Para tanto, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, que envolve uma sequência pedagógica com o uso da metodologia ativa de aprendizagem baseada em Instrução por Colegas. Será elaborado um texto base em formato de fichamento como material didático e serão utilizados um questionário e a tecnologia educacional Google Forms como recursos didáticos. Os resultados irão avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes, considerando o perfil da turma, o tipo de conteúdo e a complexidade das questões.
Coordenadora: MARIA BETÂNIA DE OLIVEIRA GARCIA
E-mail: maria.garcia@usf.edu.br



Título: MALETA DE EXPERIMENTOS ELETROELETRÔNICOS.
Resumo: O ensino de engenharia tem, como um pressuposto metodológico, a importância de unir a teoria à prática de maneira que possa habilitar o estudante de engenharia ao exercício da profissão. Aplicar os conceitos teóricos a partir de experimentos práticos em laboratório desenvolve no aluno a capacidade de se adequar à realidade, e a sua compreensão dos fenômenos físicos que permearão sua carreira profissional. No contexto das Engenharias Elétrica e Mecânica, o ensino de disciplinas da área de elétrica/eletrônica necessitam de um acompanhamento em laboratório que permitam que o aluno consiga assimilar da melhor forma os conceitos teóricos, visto que as disciplinas citadas possuem um alto grau de abstração. O professor deve incentivar e conduzir o aluno neste processo, orientando-o permanentemente para expressar-se de maneira fundamentada, exercitar o questionamento e formulação própria, reconstruir autores e teorias e tornar a pesquisa funcional. O objetivo deste trabalho é propor a construção de um kit contendo componentes eletrônicos a partir dos quais o aluno poderá realizar as montagens descritas neste trabalho. O propósito desse kit é auxiliar o estudante na compreensão dos conceitos envolvendo as disciplinas de elétrica/eletrônica durante o curso. Com o kit, o aluno realizaria as montagens dos circuitos e veria na prática a forma como os conceitos vistos em sala se manifestam na vida real, como os conceitos envolvendo circuitos e seus componentes. O aluno notaria a função e aplicação, além de poder realizar medições como tensão, corrente, frequência e análise de ondas, tudo isso num equipamento construído por ele mesmo. A montagem do kit proporcionará para muitos o primeiro contato com um projeto funcional, uma vez que a montagem envolve a leitura de diagramas e sua interpretação, identificação dos componentes no projeto, sua função e aplicação prática, construindo o conhecimento de forma prazerosa e produtiva.
Coordenador/Voluntário:
E-mail:



Título:
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA.
Resumo: A linha de pesquisa Tecnologias e Inovação em Contextos Escolares e Não Escolares faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Inovação (GPETI) e será a base para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa. Segundo a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação e Arquitetura e Urbanismo a formação é generalista, os currículos exigidos são mínimos, sem aprofundar questões complexas, que não podem ser resolvidas com o ensino tradicional. O objetivo principal deste projeto é avaliar o uso de Metodologias Ativas no ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo, nos três campi, Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, para a partir de consulta aos docentes e discentes identificar e, se possível mensurar o impacto positivo do uso das Metodologias Ativas na formação dos nossos estudantes e futuros Arquitetos e Urbanistas. A partir de levantamento realizado por e-mail com os docentes do curso foi possível verificar inicialmente que existem professores que fizeram o curso de Metodologias Ativas ofertados pela Universidade São Francisco, em 2015. Esses docentes, também, informaram que aplicam algum tipo de Metodologia Ativa no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas do curso. A metodologia proposta começa com a pesquisa e revisão bibliográfica, sendo que a pesquisa focará nas metodologias ativas adotadas em cursos de Arquitetura e Urbanismo e, Engenharia Civil. Serão aplicados questionários para o levantamento de dados junto aos docentes e discentes. O estudo de caso será focado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da USF. Por fim, a análise dos dados e recomendações para aplicação de Metodologias Ativas em Cursos de Arquitetura e Urbanismo e, até alterações nos Projetos Pedagógicos dos Cursos visando atender as tecnologias e inovações que se pretende incorporar no ensino não tradicional, com o foco nas competências e habilidades dos nossos alunos.
Coordenadora/Voluntário: GLACIR TERESINHA FRICKE
E-mail: glacir.fricke@usf.edu.br

Confira os resumos de anos anteriores: