Iniciação Científica

Como Participar

Já pensou em fazer Iniciação Científica?

Ficam abertas, no período de 3 de março de 2022 a 20 de abril de 2022, as inscrições de estudantes para o Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da Universidade São Francisco – USF.

Serão oferecidas bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, com vigência de 1.º de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023, destinadas a projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de extensão vinculados ao Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS), ao Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) e/ou ao Núcleo de Extensão Universitária (NEXT).

Confira a live com todas as orientações, clique aqui.


Quer saber como funciona a Iniciação Científica na USF?

  • A Iniciação Científica é o primeiro contato que os estudantes têm com o universo científico. Na USF a Iniciação Científica se insere em um projeto do professor, segundo a linha de pesquisa que ele desenvolve. Todo processo é organizado pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) que anualmente publica os editais de chamada para o Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da USF. 
  • Para participar, o estudante deve procurar pela linha de pesquisa e pelos projetos que mais se aproximam de seu interesse e, em seguida, entrar em contato com o professor. 
  • Havendo acordo entre ambas as partes, o estudante prepara um subprojeto, ou plano de trabalho, e se organiza para participar dos editais. Mas onde encontrar as linhas de pesquisa e projetos vigentes? Basta clicar aqui! Onde encontrar os editais de chamada? Basta clicar aqui!

Como começar uma Iniciação Científica na USF?

  • O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da USF funciona da seguinte forma: os professores desenvolvem pesquisas a partir de um projeto mais amplo sobre determinado tema, os estudantes que têm interesse na mesma linha de pesquisa, desenvolvem um subprojeto ou plano de trabalho que deverá ser aprovado pelo professor orientador e, a seguir, participam do edital de chamada. 

Qual é o primeiro passo

  • Para começar uma Iniciação Científica é muito importante seguir as regras do EDITAL de chamada, encontrar um professor que aceite ser o orientador e desenvolver um subprojeto de pesquisa ou plano de trabalho dentro da linha de estudos do professor. Mas onde encontrar as linhas de pesquisa e projetos vigentes? Basta clicar aqui! Onde encontrar os editais de chamada? Basta clicar aqui!

Como estão organizadas as bolsas de Iniciação Científica na USF?

  • Na USF os estudantes podem participar do Programa de Iniciação Científica como bolsistas ou voluntários. As bolsas são concedidas a partir dos critérios descritos nos editais de chamada. 
  • São concedidas bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Neste caso, essas bolsas são atribuídas para os estudantes classificados em projetos dos pesquisadores dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da USF. 
  • Também estão disponíveis bolsas do Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt/USF), com verba orçamentária da Universidade São Francisco.

Qual é a rotina de um estudante de Iniciação Científica?

  • Para participar de um programa de Iniciação Científica, o estudante deverá se organizar para desenvolver múltiplas tarefas que se dividem entre as atividades acadêmicas e as de pesquisa. 
  • A carga horária a ser cumprida depende do escopo da pesquisa e dos critérios estabelecidos em edital e geralmente compreendem um total de 10 a 20 horas semanais com duração de um ano. É importante que o estudante consiga conciliar a Iniciação Científica com sua vida acadêmica.  Existe um termo que estabelece os compromissos dos estudantes com a iniciação científica, para conhecer este documento, clique aqui!

É preciso apresentar os resultados da Iniciação Científica ao público?

  • Sim!  Na USF os estudantes que participam da Iniciação Científica devem apresentar os resultados parciais ou finais no Encontro de Iniciação Científica que acontece anualmente no mês de maio. Para conferir os Anais publicados em eventos anteriores, clique aqui!

É preciso apresentar relatórios sobre a pesquisa?  

  • Sim!  Na USF os estudantes que participam da Iniciação Científica devem apresentar dois relatórios ao ano. O relatório parcial é entregue em dezembro e o relatório final entre os meses de maio e junho de cada ano.  A Iniciação Científica tem duração de um ano e pode ser renovada.

Como todo processo é avaliado?

  • O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da USF conta com um Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão que avalia todos os projetos e planos de trabalho com base no mérito técnico, científico, extensionista e inovador. Também valida a produção científica dos professores proponentes por meio do currículo Lattes e conforme critérios estabelecidos no edital de chamada. Para saber mais sobre o comitê, clique aqui

Existe algum modelo para projetos e relatórios?

  • O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da USF conta com diferentes modelos para elaboração de projetos, planos de trabalho, relatórios parciais e finais. Para saber mais sobre os modelos, clique aqui!

Dicas importantes: 

  • Exercitar a curiosidade: A dica é conversar com outros estudantes que já participaram do processo e tem experiência na iniciação científica. É importante levantar quais são os professores que estão dispostos a orientar no planejamento do subprojeto ou que precisam de estudantes interessados em desenvolver pesquisa. Nessa etapa, também é interessante descobrir quais são as áreas de maior interesse, isso é possível a partir da pesquisa dos projetos dos professores que estão cadastrados no NPA. Para encontrar as linhas de pesquisa e os projetos vigentes, clique aqui!
  • Fortalecer o engajamento: Outra dica é começar a participar de grupos de estudos e eventos científicos. Essa é uma das formas mais eficazes de demonstrar interesse pela área de pesquisa escolhida.
  • Organizar atividades: Para participar de um programa de Iniciação Científica, o estudante deverá se organizar para desenvolver múltiplas tarefas que se dividem entre as atividades acadêmicas e as de pesquisa. 

Contatos

Núcleo de Pesquisa Acadêmica

Fone: (11) 4534-8040

E-mail: pesquisaacademica@usf.edu.br


Noticias Relacionada(s)


USF recebe estudantes de odontologia da Universidade de Porto 04/08/2022
USF recebe estudantes de odontologia da Universidade de Porto
+ Leia mais
Estudantes de Medicina realizam aula de francês na cozinha experimental da USF 02/05/2022
Estudantes de Medicina realizam aula de francês na cozinha experimental da USF
+ Leia mais
USF recebe visita de representante de empresa de saúde alemã 28/04/2022
USF recebe visita de representante de empresa de saúde alemã
+ Leia mais
Ex-estudante de Engenharia de produção consegue oportunidade de estágio na Alemanha 23/03/2022
Ex-estudante de Engenharia de produção consegue oportunidade de estágio na Alemanha
+ Leia mais