handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Relação Étnico Raciais


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

RELAÇÃO ÉTNICO RACIAIS

Título: IDENTIDADE E TERRITÓRIO. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA EM ESPAÇOS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA.
Resumo: O espaço urbano adquire significado quando apropriado por indivíduos que lhe atribuem valores e significados. Compreender o desenvolvimento de uma cidade e as características particulares que adquire neste percurso exige entender o mecanismo que leva à construção social dos lugares e à produção da cultura, tradições e formas de uso e apropriação cotidianas referente a cada indivíduo ou grupo. Neste contexto, entender os espaços de diferentes formas de manifestação cultural e/ou religiosa é um dos elementos fundamentais ao processo de reconhecimento de formação e significado dos espaços na cidade. Estes espaços nos permitem compreender a constituição do espaço urbano pois guardam o Patrimônio Arquitetônico, bem como o Patrimônio Imaterial. Neste contexto, a presente pesquisa tem por intuito entender a relação entre constituição do espaço urbano, manifestações culturais e/ou religiosas e a formação das relações de pertencimento na cidade a partir da análise de situações culturais e/ou religiosas específicas. Através das pesquisas no período 2013 a 2016, e as agora em curso, tem sido possível colher olhares particulares a partir de um mesmo repertório conceitual, o que enriquece esta área do conhecimento a partir de abordagens distintas baseadas em uma mesma temática, mas que se revela múltipla nas diferentes interpretações. Busca-se assim entender a relação existente entre cidade e memória, através dos referenciais material e imaterial, a necessidade de preservação do patrimônio construído e da cultura local. A partir de um repertório teórico-conceitual consolidado sobre o tema, somado à verificação de sua aplicabilidade, e ainda a identificação de suporte teórico insuficiente em alguns casos, ganha suporte nos diferentes estudos de caso. Através de cada uma das temáticas selecionadas como objeto empírico de análise, as teses já formuladas são verificadas ou contestadas e novas proposições são formuladas, a fim de enriquecer o debate nesta área do conhecimento.
Coordenadora: PAULA MARQUES BRAGA
E-mail: paula.braga@usf.edu.br

Título:
ESPAÇO E LUGAR NO QUILOMBO BROTAS: MANIFESTAÇÕES, CONFLITOS E RESSIGNIFICAÇÃO FRENTE ÀS DINÂMICAS URBANAS CONTEMPORÂNEAS.
Resumo: Itatiba tem o primeiro quilombo em área urbana reconhecido oficialmente no país, mas sua inserção urbana não garantiu o acesso dessa comunidade a serviços ou o reconhecimento pela vizinhança, muito menos a preservação ambiental da área em que está inserido. Trata-se do Quilombo das Brotas, que abriga hoje quarenta famílias, totalizando cerca de duzentos habitantes descendentes de uma única família de escravos libertos que vivem no sítio, em região central da cidade. O projeto de extensão comunitária no Quilombo Brotas envolve pesquisas e ações sobre processos participativos de projeto; direito à terra das comunidades quilombolas; a história da comunidade e o desenho do assentamento humano; os espaços de culto e atividades religiosas na umbanda; turismo em comunidades quilombolas; métodos construtivos tradicionais e o desenho das habitações; precariedade e necessidade de crescimento das habitações; desenho urbano e sustentabilidade e o significado de se morar num quilombo. Estão envolvidos no projeto professores de diversas disciplinas do curso de arquitetura e urbanismo que desenvolvem os subprojetos ? Habitações do Quilombo Brotas: desenho, métodos construtivos, infraestrutura, qualidade e conforto? ?O espaço urbano: o Quilombo Brotas como bairro?, ?Patrimônio Histórico: Casa da Tia Lula e Terreiro?, ?Questões Históricas: Avaliação das dinâmicas urbanas e econômicas de Itatiba a partir do remanescente quilombola? e? Espaço e cultura: manifestações, conflitos e agenciamentos culturais no Quilombo Brotas?.
Coordenadora: LAURA REILY DE SOUZA
E-mail: laura.souza@usf.edu.br

Coorientador
: DÉBORA GOMES DOS SANTOS
E-mail: debora.gomes@usf.edu.br

Confira os resumos de anos anteriores: