handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Tecnologia Inovação e Empreendedorismo


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

TECNOLOGIA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Título: APLICAÇÃO PRÁTICA DA GASTRONOMIA HOSPITALAR E FUNCIONAL.
Resumo: A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Dentro das atualidades em gastronomia temos 2 áreas que estão em alta e requerem conhecimento extra para se destacar no mercado de trabalho. São elas: gastronomia hospitalar, e gastronomia funcional. A Gastronomia hospitalar é a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares de clientes/ pacientes à elaboração de refeições saudáveis e nutritivas, atrativas e saborosas, a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer, tem como principal objetivo preservar e/ou recuperar o estado nutricional do paciente internado. A gastronomia funcional envolve o uso de alimentos funcionais na sua preparação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida evitando doenças. O chef da gastronomia funcional parte do princípio de que a sua criação tem que ser saudável e nutritiva, agregando sabor e apresentação. Este trabalho tem como objetivo a criação de pratos gourmets elaborados com uso suplementos nutricionais utilizados na área hospitalar e pratos com finalidade funcional utilizado atualmente na rotina de pessoas que buscam qualidade de vida, saúde prevenção de doenças. São esperados resultados interessantes e complexos no que diz respeito à caracterização dos diferentes pratos desenvolvidos no laboratório de gastronomia, assim como se espera boa aceitação através da análise sensorial. Logo a disseminação destes resultados torna-se imprescindível para utilização no meio acadêmico, hospitais e restaurantes.
Coordenador/Voluntário: ALINE CASTALDI SAMPAIO
E-mail: aline.sampaio@usf.edu.br

Título: APLICAÇÃO PRÁTICA DA GASTRONOMIA TERAPÊUTICA.
Resumo: A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Dentro das atualidades em gastronomia temos áreas que estão em alta e requerem conhecimento extra para se destacar no mercado de trabalho. A gastronomia terapêutica envolve a atual procura pela alimentação voltada a pessoas que necessitam se alimentar com a finalidade diet e/ou light devido alguma doença associada como: diabetes, hipertensão, alergias, intolerâncias alimentares e obesidade. Este trabalho tem como objetivo a criação de pratos gourmets utilizados atualmente na rotina de pessoas que buscam qualidade de vida e prevenção de doenças através de pratos terapêuticos para finalidades especiais ou doenças específicas. São esperados resultados interessantes e complexos no que diz respeito à caracterização dos diferentes pratos desenvolvidos no laboratório de gastronomia, assim como se espera boa aceitação através da análise sensorial. Logo a disseminação destes resultados torna-se imprescindível para utilização no meio acadêmico, hospitais e restaurantes.
Coordenador/Voluntário: ALINE CASTALDI SAMPAIO
E-mail: aline.sampaio@usf.edu.br

Título: A RESPONSABILIDADE DA ENGENHARIA COM A SOCIEDADE.
Resumo: Ao longo dos anos, tem-se percebido dentro das instituições de ensino a importância de se investir no desenvolvimento de projetos interdisciplinares ou integradores, como às vezes são chamados. Isso, a USF tem feito com excelência nos últimos 5 ou 6 anos no curso da Engenharia Elétrica do 1. ao 8. Semestre. No entanto, na maioria das vezes, investe-se na tecnologia final e não no fim para o qual ela veio: melhorar a vida de quem a utiliza. Assim, tem-se percebido que a maioria dos alunos ao desenvolverem projetos e protótipos durante o curso, pensam apenas em demonstrar o domínio que tem sobre a técnica escolhida e não em usar essa tecnologia para algo que possa ajudar a sociedade como um todo, seja na área da saúde, do conforto, nas metodologias de ensino ou no próprio meio ambiente que estão inseridos. Assim, esse projeto pretende abordar pesquisas e protótipos na Engenharia Elétrica que visem aplicações que busquem melhorias de vida para a sociedade, sejam elas de caráter pessoal, social ou ambiental, tentando assim impregnar no aluno a necessidade de se olhar além de formulas e protótipos, e sim para o ser humano de forma integral. Os projetos serão desenvolvidos na forma de protótipo, incluindo para isso um tempo de estudo da tecnologia escolhida (vinculada à área de circuitos elétricos, telecomunicações, eletrônica analógica e digital, microcontroladores e redes de computação), assim como um tempo para a construção do protótipo. Além dessas duas etapas, haverá o desenvolvimento por parte dos alunos envolvidos de uma terceira etapa que é a divulgação e apresentação para a sociedade acadêmica envolvida (no caso, os cursos de engenharia da USF) visando uma conscientização dos alunos como um todo da importância desse tipo de aplicação tecnológica, para si próprio, para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade brasileira.
Coordenador/Voluntário: DEBORA MEYHOFER FERREIRA
E-mail: debora.ferreira@usf.edu.br

Título: ANÁLISE ESTRUTURAL COMPUTACIONAL FUNDAMENTADA NO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DE UM SISTEMA ESTRUTURAL SIMPLES DE AÇO LEVE EM BAIXA ESPESSURA.
Resumo: As estruturas de aço leve, uma tradução literal do inglês de light steel framimng, têm ganhado cada vez mais espaço na construção civil devido as suas características de maior precisão dimensional, alta produtividade, boa resistência mecânica e rapidez construtiva. Este tipo de material em sistemas construtivos pode ser classificado como a seco, tendo boas vantagens em comparação aos sistemas de concreto e cerâmica, podendo apresentar ganhos econômicos e ecológicos, sendo em diversas configurações associado a menores desperdícios, pois é trabalhado em perfis de baixa espessura. Devido a estas características excepcionais desta classe de aços, este trabalho pretende continuar o projeto de pesquisa? Caracterização mecânica através do ensaio de tração do aço galvanizado para estruturas de baixa espessura? através de uma análise mais aprofundada dos resultados obtidos, que foram as propriedades mecânicas dos aços e uma pré-análise/simulação estrutural de um sistema construído nestes materiais. Para tal, ainda numa proposta de projeto arquitetônico simples, isto é, numa habitação popular em aço galvanizado padrão e em aço leve, será feita uma análise estrutural, com intuito de prever o comportamento mecânico do sistema estrutural idealizado, em ambos os aços, sob carregamentos permanentes, móveis e ambientais, ou seja, típicos. Deste modo, serão estabelecidos os esforços solicitantes da estrutura, para enfim se determinar as tensões principais, máximas e seus respectivos planos. O dimensionamento será feito tanto analiticamente como em auxílio de software fundamentado no método dos elementos finitos, ou seja, através do cálculo estrutural computacional, pois assim há uma análise mais refinada e aproximada da realidade. Por fim, fundamentado nas boas propriedades mecânicas do aço ZAR 230, espera-se que durante o cálculo analítico e a simulação, que a estrutura idealizada suporte o nível de tensões do qual o carregamento típico irá promover.
Coordenador: DANIEL LOUREIRO
E-mail: daniel.loureiro@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ADITIVOS PRÓ-OXIDANTES EM MATERIAIS POLIMÉRICOS.
Resumo: No resíduo sólido urbano (RSU), encontra-se uma quantidade significativa de materiais poliméricos sintéticos, tais como o polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polipropileno (PP) e poliestireno (PS), os quais apresentam difícil degradabilidade em depósitos e aterros. Com isso, o impacto ambiental proveniente do descarte de resíduos poliméricos tem se agravado, causando preocupação por parte da comunidade científico-acadêmica. Alguns metais de transição vêm sendo usados como pró-oxidantes, ou seja, como catalisadores da degradação destes plásticos. Os polímeros biodegradáveis também podem ser alternativas ambientais para a redução do tempo de degradação dos plásticos descartados. Este projeto tem por objetivo avaliar as propriedades térmicas, mecânicas, reológicas, morfológicas e de degradação de polipropileno (PP) aditivado com estearatos de cálcio e magnésio. A avaliação da biodegradação será monitorada por meio da biodegradação em solo simulado seguido da determinação de possíveis efeitos tóxicos por meio da germinação de mudas e crescimento de plantas. Pretende-se ainda, avaliar o efeito da temperatura e da radiação ultravioleta na atuação dos pró-oxidantes utilizados.
Coordenador: MARCELO AUGUSTO GONÇALVES BARDI
E-mail: marcelo.bardi@usf.edu.br
Coorientador: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: Roberta.Bianchi@usf.edu.br

Título: CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E METALÚRGICA DE SOLDA TIG, EM LIGA DE COBRE, SEM ADIÇÃO DE MATERIAL, PARA CÂMARAS DE ULTRA ALTO VÁCUO DE ANEL DE ARMAZENAMENTO DE ELÉTRONS - PROJETO SIRIUS.
Resumo: BAGNATO, Osmar Roberto, Caracterização de Solda TIG, em Liga de Cobre, sem Adição de Material, para Câmaras de Ultra Alto Vácuo de Anel de Armazenamento de Elétrons - PROJETO SIRIUS, Campinas: Universidade São Francisco, Proposta de Pesquisa O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está desenvolvendo e construindo o Sirius, que será a primeira fonte de luz sincrotron brasileira de quarta geração, tendo como principais características emitância muito baixa (0,28 nm.rad) e alto brilho, gerando um feixe de raios-X intenso e colimado, com isso será possível executar novos experimentos na fronteira do conhecimento em vários campos da ciência como, por exemplo, materiais, medicina, biologia e outros.Um dos desafios de engenharia, para o desenvolvimento do Sirius, está na fabricação das câmaras de ultra alto vácuo, ambiente no qual o feixe de elétrons transita sob o efeito dos campos eletromagnéticos. Em função das exigências de projeto é necessário a caracterização desta junta soldada, visando garantir que as características mecânicas e químicas da Zona Termicamente Afetada (ZTA) atendam as especificações de projeto e a qualidade de vácuo necessária para o Projeto Sirius. Os principais resultados esperados deste trabalho são: obter uma validação técnica do processo de soldagem TIG na liga de cobre através dos resultados obtidos por um processo robusto de soldagem TIG, associado a bons resultados de ensaios mecânicos e metalúrgicos; desenvolver no bolsista interesse pelo trabalho cientifico e tecnológico; divulgação dos resultados em eventos científicos internacionais, a publicação de artigo técnico cientifico em revistas de alto fator de impacto. Outro resultado importante é a aproximação e colaboração técnico / cientifica entre a Universidade e o CNPEM de modo colaborar na formação de alunos aptos a desenvolverem o gosto pela ciência e desenvolvimento tecnológico.
Coordenador: OSMAR ROBERTO BAGNATO
E-mail: osmar.bagnato@usf.edu.br

Título: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA CATALOGAR COMPONENTES DE LIXO ELETRÔNICO.
Resumo: Em nossos dias, os equipamentos eletrônicos como celular, laptop, tablet, televisor, pen driver, impressora, roteador, controle remoto, câmera, sensor, liquidificador, ferro de passar, batedeira, forno, rádio, cafeteira entre outros estão presente na nossa vida diária, mas com essa evolução tecnológica crescendo drasticamente o tempo de uso dos produtos diminuem e acabam sendo descartados em um período cada vez mais curto. O capitalismo presente em nosso dia a dia nos estimula a comprarmos sempre a tecnologia atualizada por meios de forte divulgação de marketing ou até devido à exigência do mercado competitivo que existe nos dias atuais. Diante dessa perspectiva, o lixo eletrônico vai crescendo exponencialmente no nosso país e no mundo. Para diminuir esse crescimento está se adotando gestões sustentáveis que defendem a redução do consumo, reutilização dos produtos e reciclagem de materiais. Dessa forma, a reutilização tem um destaque no problema do lixo eletrônico, sendo uma alternativa necessária e urgente nos tempos atuais. Este projeto tem o objetivo desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar as pessoas interessadas em reuso de componentes contidos em lixo eletrônico. O aplicativo terá como função catalogar os componentes contidos nos equipamentos descartados e mostrar os possíveis locais (pontos de coleta) que pode-se encontrar os equipamentos descartados. Com isso, deverá facilitar a busca de componentes que teoricamente podem ter custo zero e diminuir o descarte de componentes ainda funcionais. Espera-se como resultado uma aplicação que seja para o usuário uma ferramenta que auxilie na busca de componentes contido em equipamentos eletrônicos passíveis de descarte como apresentando equipamentos defeituosos ou obsoletos. Servindo de ponte do ponto de coleta de lixo eletrônico até o profissional que precisa do componente.
Coordenador/Voluntário: FELIPE CAVALARO
E-mail: felipe.cavalaro@usf.edu.br

Título:
DESAFIOS HUMANOS, TECNOLÓGICOS E CIENTÍFICOS: UMA REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA.
Resumo: Desafios humanos, tecnológicos e científicos perpassam o tema central desta investigação do Grupo de Pesquisas em Educação, Tecnologia e Inovação (GPETI) da USF, que visa a estabelecer um? panorama? fornecedor de subsídios para a produção de novos conhecimentos acerca de temas como educação, tecnologia, inovação, pensamento computacional e desenvolvimento humano. Além de ser importante realizar pesquisas de revisão da literatura outra justificativa que se impõe é fundamentar às ações de extensão universitária em parceria com o Instituto Ayrton Senna relacionadas a temática desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória que tem como objetivos: a) Levantar teses, dissertações e artigos sobre a temática a partir de estudos indexados na base de dados da Biblioteca Virtual Scielo Brasil (Scientific Electronic Library Online); b) Identificar nos estudos selecionados os conceitos básicos, a fundamentação teórica utilizada, as experiências realizadas, as contribuições para a educação e; c) Destacar e analisar os estudos diretamente ligados à programação computacional na educação ou para a educação. O levantamento partirá de palavras chave, as buscas filtrarão as áreas de Educação, Psicologia Educacional, Ciências da computação e Multidisciplinar. O período será de 2012 a 2017. Espera-se atingir os objetivos propostos e contribuir para o debate entre a formação ético-humanista e os desafios tecnológicos científicos. O GPETI continuará desafiado a buscar interações entre a formação humana e as exigências do mundo contemporâneo.
Coordenador: MARIA DE FATIMA SILVEIRA POLEIS LUKJANENKO
E-mail: maria.lukjanenko@usf.edu.br

Coorientador:
RENATA BERNARDO
E-mail: renata.bernardo@usf.edu.br

Título:
ESTUDOS VISANDO A SÍNTESE DO POLI (ÁCIDO L-LÁCTICO) UTILIZADO COMO MATERIAL BIORREABSORVÍVEL EM IMPLANTES HOSPITALARES.
Resumo: Quando a estrutura biológica de um órgão ou tecido não pode ser reparada, a alternativa viável para o restabelecimento das funções normais do paciente é repô-la com um implante feito de um biomaterial. Dentre os polímeros considerados biodegradáveis e bioabsorvíveis destaca-se o Poli (ácido L-láctico) (PLLA), o qual tem sido amplamente utilizado na recuperação de fraturas ósseas, através da Engenharia de Tecidos, pelas suas propriedades mecânicas, físicas e biocompatibilidade com organismos vivos, além de sua biodegradação dentro do organismo onde é implantado. Atualmente, os processos de obtenção do Poli (ácido L-láctico) são complexos e custosos, nos quais se utilizam catalisadores de polimerização e longos períodos de reação, com alto consumo de energia. Visando o desenvolvimento de um biomaterial com maior interesse do ponto de vista produtivo e comercial, este trabalho visa a obtenção do Poli (ácido L-láctico) utilizando matéria-prima nacional (o ácido láctico P.A. comercial) e investigação de rota sintética favorável à policondensação com baixo custo e minimização da produção de resíduos, de modo a que se tenha um processo que não agrida ao meio ambiente. Pesquisas já foram iniciadas no sentido de se optar por rota enzimática, onde pretende-se investigar a enzima apropriada para se obter um poliéster. O polímero obtido será caracterizado através de técnicas espectroscópicas, como Espectroscopia na Região do Infravermelho e testes químicos para os grupos funcionais presentes na molécula. Tem-se ainda como alvo deste projeto a substituição da matéria-prima inicial (ácido láctico P.A. comercial) pelo mesmo polímero, todavia obtido de fontes naturais por processos fermentativos, controlados em biorreator, o que tornará o processo sustentável do ponto de vista ambiental e biotecnológico. Neste sentido, bactérias do gênero Lactobacillus casei serão investigadas como opção de rota fermentativa utilizando-se como matéria-prima o melaço de cana-de-açúcar.
Coordenador/Voluntário: ROSANA ZANETTI BAÚ
E-mail: rosana.bau@usf.edu.br

Título: ESTUDO DA VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO ATRAVÉS DA PIRÓLISE DE RESÍDUOS POLIMÉRICOS.
Resumo: O descaso com os ecossistemas marinhos e terrestres junto a problemática das emissões de gás carbônico mostram-se como grandes desafios a civilização pós revolução industrial. Influenciado pelos temas de sustentabilidade e de produção de energia, este projeto de iniciação científica se volta para o estudo sobre a produção e utilização de syngas, uma mistura gasosa de CO, H2, CO2 e CH4 que é amplamente utilizada pela indústria, a partir do processo de pirólise em altas temperaturas de resíduos sólidos classificados como biomassa e polímeros. Após a produção de syngas pelo método sugerido, os gases da saída do reator de pirólise apresentam grande concentração de monóxido de carbono o que possibilita o aumento da concentração de hidrogênio pela reação de mudança do vapor d'água (WGSR). O hidrogênio é um gás de grande importância para indústrias nas áreas da petroquímica, farmácia, alimentos, processos químicos em geral. Atualmente a produção mundial de hidrogênio, bem como a produção de metanol e outros insumos derivados do hidrogênio, utilizam o gás natural ou carvão como matéria prima de sua produção. Assim, aliando a produção de syngas pelo método de pirólise com a reação WGSR e, posteriormente, uma separação dos gases para isolar o hidrogênio, podemos projetar um sistema onde a produção de hidrogênio não cause tantos impactos ambientais como a sua produção atual, além da possibilidade de criar um destino útil aos resíduos provenientes da biomassa e de plásticos. Para atingir tais objetivos utilizaremos de pesquisas bibliográficas mais detalhadas bem como a utilização de softwares de simulação para determinação dos designs a serem seguidos para construção dos reatores usados para cada processo. Ao final do projeto espera-se poder determinar as características que influenciam a produtividade do sistema e sua viabilidade econômica, assim podendo determinar se a produção de hidrogênio pelo sistema proposto é economicamente viável e onde poderia ser otimizado.
Coordenador/Voluntário: ROSANA ZANETTI BAÚ
E-mail: rosana.bau@usf.edu.br

Título: GASTRONOMIA ALTERNATIVA: APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS.
Resumo: A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo a criação de pratos gourmets elaborados com alimentos não convencionais, geralmente descartados como: talos, cascas, folhas, entre outros. A cultura brasileira ainda desconhece técnicas para o aproveitamento integral dos alimentos, bem como sua importância, nesse contexto, a alta gastronomia se destaca tendo como objetivo a preparação de pratos gourmets proporcionando melhor aceitação para todas as classes sócio econômicas e culturais, além do enriquecimento nutricional dos pratos. Considerando a necessidade de uma alimentação sadia e rica em nutrientes e que ela pode ser alcançada através da utilização de partes vegetais, normalmente desprezadas, a utilização das cascas, talos e folhas, diminui os gastos com alimentação, melhora a qualidade nutricional do cardápio e reduz o desperdício de alimentos. A alimentação alternativa tem sido definida como "a proposta de promover na dieta brasileira o uso de alimentos tradicionais e não tradicionais ricos em vitaminas e minerais, que são acessíveis a toda a população" São esperados resultados interessantes e complexos no que diz respeito à caracterização dos diferentes pratos desenvolvidos no laboratório de gastronomia, assim como se espera boa aceitação através da análise sensorial. Logo a disseminação destes resultados torna-se imprescindível para utilização no meio acadêmico e restaurantes.
Coordenador: ALINE CASTALDI SAMPAIO
E-mail: aline.sampaio@usf.edu.br

Título: INTERFACE GRAFENO E NITRETO DE TITÂNIO EM TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO.
Resumo: O projeto proposto fabricará transistores de efeito de campo baseados em monocamada de grafeno, que serão responsáveis pelo canal de condução elétrica do dispositivo. O nitreto de titânio será utilizado como metal de contato de fonte e dreno, e o óxido de silício como dielétrico de porta. As folhas de grafeno serão crescidas por deposição química da fase vapor sobre substrato de cobre e transferidas através do método de transferência úmida, usando PMMA como camada de suporte, para o dispositivo fabricado. O metal será depositado através da técnica de pulverização catódica (sputtering), sendo escolhido devido à possibilidade de resistir a altas temperaturas e função trabalho semelhante à do grafeno (4,6 eV). O óxido será depositado pela técnica ressonância cíclotron de elétrons (ECR). O estudo visa identificar as vantagens e desvantagens no uso dos materiais propostos para os eletrodos de contato e o óxido de porta dos transistores, além de realizar um estudo comparativo com trabalho prévio que envolveu ouro como o material de eletrodo de contato em transistores de efeito de campo baseados em grafeno. Serão realizadas medidas estruturais e elétricas nos dispositivos fabricados, no intuito de determinar a qualidade das folhas de grafeno depositadas, valores de resistência de contato entre o metal e o grafeno, e valores de transcondutância, que indicam o desempenho elétrico dos dispositivos fabricados. Esses dispositivos poderão, no futuro, substituir os tradicionais circuitos integrados baseados em canais de condução elétrica de Si.
Coordenador/Voluntário: ALINE MARIA PASCON DE MARQUE
E-mail: aline.marque@usf.edu.br

Título: MOBILIDADE URBANA COM SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE: UMA SOLUÇÃO PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA PARA MUNICÍPIOS INTEGRANTES DE ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE TURÍSTICO E COM POPULAÇÃO ATÉ 30.000 HABITANTES.
Resumo: Esta pesquisa busca continuar os estudos para elaboração de proposta sustentável em mobilidade urbana dentro do contexto de acessibilidade tendo como base o Plano Nacional de Mobilidade Urbana e como objetivo a busca de um novo olhar que priorize a qualidade de vida das populações envolvidas com viés inclusivo, sustentável e holístico, propondo um modelo que as leve a uma qualidade de vida ideal facilitando seu acesso a produtos e serviços que propiciem a inclusão nas facilidades proporcionadas pelo planejamento. Propõe um estudo observando cumprimento das Leis 12.587/12 e 13.145/15 que definem as diretrizes para a Mobilidade Urbana e os parâmetros para Acessibilidade Inclusiva. O projeto propõe como vertentes de pesquisa linhas específicas para a elaboração de planos de mobilidade urbana: compreender a Mobilidade Urbana enquanto fator de melhoria da qualidade de vida a partir da visão dos principais estudiosos da área em busca de um novo olhar; analisar as necessidades de mobilidade dos cidadãos considerando a hierarquia proposta pela Política Nacional de Mobilidade Urbana em atendimento de aos segmentos da população; estudar as melhores soluções para atendimento da Lei 12.587/2012 que determina que cidades com mais de 20 mil habitantes tenham plano de mobilidade urbana para receber recursos federais; buscar novas tecnologias em soluções para mobilidade urbana priorizando o Desenho Universal para a acessibilidade sustentável; apresentar a mobilidade urbana como estratégia para uma melhor qualidade de vida das populações em cidades pequenas e municípios integrantes de áreas de especial interesse turístico. A segunda etapa do projeto objetiva a caracterização das cidades de Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Nazaré Paulista, a partir do perfil da população, suas características e necessidades em mobilidade e acessibilidade com elaboração de diagnóstico. A terceira etapa contemplará a finalização dos Planos de Mobilidade Urbana Acessível e Sustentável.
Coordenador: CANDIDA MARIA COSTA BAPTISTA
E-mail: candida.baptista@usf.edu.br

Título: MATERIAL DIDÁTICO PARA APOIO AO APRENDIZADO DA LÓGICA COMPUTACIONAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver material didático para apoio ao aprendizado da lógica computacional dos alunos ingressantes dos cursos de Engenharia e Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade São Francisco? Campi Itatiba-SP. O aprendizado da lógica de programação não é uma tarefa fácil para muitos alunos que apresentam dificuldades em desenvolver o raciocínio lógico matemático fator que acaba gerando desinteresse dos alunos pelos estudos, sendo esse um dos motivos que contribuem para os altos índices de dependência (DP) nas disciplinas de lógica para computação e algoritmos computacionais, transferência e evasão nesses cursos. O material didático será disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e deve atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos indivíduos (visual, auditivo, leitura e escrita e sinestésico). Espera-se que o desenvolvimento desse material possa trazer contribuições para que as dificuldades de aprendizagem nas disciplinas ligadas a lógica de programação sejam minimizadas e os índices de dependências e evasão nessas disciplinas diminuam.
Coordenador: ESTEFANIA BISSONI
E-mail: estefania.bissoni@usf.edu.br

Título: PESQUISA PARA REUSO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PASSÍVEIS DE DESCARTE.
Resumo: Nos tempos atuais, os produtos eletrônicos como celular, laptop, tablet, televisor, pen driver, impressora, roteador, controle remoto, câmera, sensor, liquidificador, ferro de passar, batedeira, forno, rádio, cafeteira entre outros estão presente na nossa vida diária, mas com essa evolução tecnológica crescendo drasticamente o tempo de uso dos produtos diminuem e acabam sendo descartados em um período cada vez mais curto. O capitalismo presente em nosso dia a dia nos estimula a comprarmos sempre a tecnologia atualizada por meios de forte divulgação de marketing ou até devido à exigência do mercado competitivo que existe nos dias atuais. Diante desse cenário, o lixo eletrônico vai crescendo exponencialmente no nosso país e no mundo. Para diminuir esse crescimento está se adotando gestões sustentáveis que defendem a redução do consumo, reutilização dos produtos e reciclagem de materiais. Dessa forma, a reutilização tem um destaque no problema do lixo eletrônico, sendo uma alternativa necessária e urgente nos tempos atuais. Este projeto tem o objetivo de pesquisar maneiras de efetuar o reuso de equipamentos de informática que estão sendo descartados e podem ser reutilizados para outros recursos/funções, assim retardando o seu descarte e o impacto ambiental. Entre as soluções alternativas para que o objetivo desse projeto seja alcançado é instalar sistemas mais leves nos equipamentos que exijam menor recurso computacional ou para reutilizar partes do equipamento, pois é possível retirar componentes eletrônicos como por exemplo, motores, capacitores, resistores, fusíveis, dissipadores, entre outros itens dos equipamentos para desempenhar novas funções ou até as mesmas em um projeto novo com componentes usados.
Coordenador/Voluntário: FELIPE CAVALARO
E-mail: felipe.cavalaro@usf.edu.br

Título: PLATAFORMA DE NAVEGAÇÃO INERCIAL ATUADA POR RODAS DE REAÇÃO.
Resumo: Os sistemas de navegação autônomos foram inicialmente concebidos para aplicações militares e espaciais e sua popularização ocorreu com o advento da eletrônica e dos sistemas computacionais embarcados. Hoje diversos equipamentos têm unidades de medidas inerciais (IMU) incorporadas com os mais diversificados usos como rotação automática da tela de aparelho celular até o controle de atitude de um satélite. O objetivo deste trabalho é o projeto e a construção de uma plataforma de navegação inercial atuada por rodas de reação que fará uso de uma IMU para estimar sua posição e de rodas de reação para corrigir esta posição e rejeitar perturbações externas. Para isto será projetada e construída uma plataforma quadrada apoiada em um mancal aerostático semi-esférico que permitirá os movimentos de rotação em torno dos três eixos com baixo atrito. O mancal seja fabricado em polímero utilizando manufatura aditiva e a plataforma construída em alumínio na qual serão instalados os atuadores, dispositivos eletrônicos e baterias. Serão ainda incorporados dispositivos para centralização do centro de gravidade com massas móveis. As rodas de reação serão construídas em material metálico pois devem apresentar inércia adequada à aplicação, porém com reduzido tamanho físico. Devido à exigência de balanceamento, as rodas de reação serão usinadas pois serão acionadas por motores elétricos em altas velocidades podendo chegar a 6.000 rpm. O acoplamento entre motor e disco de inércia será do tipo elástico para absorver desalinhamentos. Como resultados, espera-se obter um dispositivo para estudo de navegação inercial de baixo e plenamente funcional onde seja possível estudar estratégias de controle de movimento e rejeição de perturbações. Adicionalmente será utilizada como ferramenta para aplicação de metodologias ativas em disciplinas específicas do curso de Engenharia Mecânica, por exemplo Projeto e Fabricação Auxiliada por Computador, Cinemática e Dinâmica da Rotação e Sistemas de Controle.
Coordenador/Voluntário: PAULO EDUARDO SILVEIRA
E-mail: paulo.silveira@usf.edu.br

Título: PLATAFORMA AUTÔNOMA DE MONITORAMENTO, TESTES E MEDIÇÃO DE QUALIDADE DAS REDES MÓVEIS.
Resumo: O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma metodologia de testes para analisar, simular e avaliar o desempenho e qualidade das redes de telefonia celular em ambiente indoor. Neste contexto o projeto objetiva avaliar a qualidade da cobertura Indoor das operadoras de celulares na dependência da Universidade São Francisco- Campus ITATIBA.A proposta apresenta uma solução inovadora voltada para a análise de desempenho e qualidade de redes sem fio (RF). A plataforma também permite a otimização, planejamento, pós-processamento e a comparação de desempenho entre redes. O novo projeto, aceita ainda os terminais LTE - Long Term Evolution disponíveis comercialmente, pode ser carregado em diversos modelos de smartphones e sistemas operacionais, inclusive no iPhone, no qual armazena os dados. Isso facilita a realização de testes e avaliação da qualidade do serviço de aplicativos móveis, principalmente em ambientes fechados. Um diferencial importante da proposta é que o software não precisa ser carregado ou interfaceado com terminal proprietário.
Coordenador/Voluntário: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLON
E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br

Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE COBRE A PARTIR DA SOLUÇÃO DE CUCL2 OBTIDA DA RECUPERAÇÃO DE COBRE DE LIXO ELETRÔNICO. POTENCIAL APLICAÇÃO COMO SENSOR.
Resumo: O crescimento tecnológico atual faz com que o usuário permaneça cada vez menos tempo com seus dispositivos eletrônicos, apelando para sua substituição com muita frequência, a fim de se manter atualizado com o que há de melhor no mercado. As peças oriundas do descarte desses equipamentos e dispositivos é de grande interesse econômico e ambiental, já que contém significativa quantidade de matérias que podem ser reutilizados em processos energeticamente menos honeroso que sua origem mineral. Dentre os materiais, o cobre se destaca ao compor cerca de 15% das Placas de Circuto impressas além de ser componente do eletrodo nas baterias destes dispositivos. Visto isso, a recuperação e reutilização deste metal se tornam energeticamente mais viável do que sua obtenção mineral. Uma das aplicações do cobre é sua utilização, na forma de nanopartículas de óxido CuO, em dispositivos eletroanalíticos para monitoramento de glicose, ácido ascórbico, dopamina. Assim, o presente projeto visa a montagem de sensores a partir de nanopartículas de óxido de cobre oriundos da recuperação química ou eletroquímica de descartes eletrônicos e/ou resíduos industriais deste metal.
Coordenador: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br

Título: SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO PARA O AUXILIO, COMUNICAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ATLETAS PARAOLÍMPICOS.
Resumo: O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma plataforma de comunicação flexível e integrada para auxiliar um atleta paraolímpico na prática de um esporte de adestramento paraequestre. Além da evolução na solução do receptor de rádio, decidiu-se pela implementação de uma versão mais abrangente e ambiciosa do sistema, uma que não fosse restrita apenas a uma integração de dispositivos em um computador pessoal. Utilizando os recentes avanços em WebServices, optou-se pelo desenvolvimento de um WebLab, isto é, uma plataforma distribuída na Internet, acessível de qualquer ponto e em qualquer horário por grupos de usuários habilitados. Neste novo cenário, é possível a integração completa de diferentes dispositivos, equipamentos, sensores, etc., geograficamente localizados ou distribuídos, e passíveis de serem controlados e monitorados via Web.O sistema serviu de testbed para transmissão de dados e informações para os esportistas portadores de necessidades especiais da Federação Equestre Internacional.

Coordenador: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLON
E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br

Título: SOFTWARE PARA SMARTPHONE BASEADO EM ANDROID PARA AUXÍLIO DE PESSOAS COM PERDA VISUAL PARCIAL.
Resumo: O smartphone é um equipamento onipresente nos lares da população mundial, e cada vez mais com baterias de maior duração e melhor poder de processamento contando com grande quantidade de memória RAM e até placas de processamento gráfico. Pessoas com deficiência visual parcial podem se beneficiar por diversos auxílios desse tipo de aparelho. Uma forma de aumentar a inserção social e facilitar o cotidiano das pessoas com visão parcial são aplicativos para os smartphone. Unindo a capacidade de processamento dos smartphones, técnicas de processamento e análise imagem e a interface de programação dos celulares com sistema operacional Android é possível desenvolver sistema de processamento de imagens para diversos aparelhos. O objetivo desse trabalho consiste em produzir um aplicativo que utilize a câmera do celular para obter imagens do ambiente, e aplicar técnicas de processamento de imagem, análise de imagem e inteligência artificial para detectar obstáculos e avisar os usuários através do som ou da vibração do aparelho. Os testes serão feitos em ambiente controlado simulando visão parcial
Coordenador: FÁBIO ANDRIJAUSKAS
E-mail: fabio.andrijauskas@usf.edu.br

Confira os resumos de anos anteriores: