handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde


Categoria
Projetos PICITExt 2016-2017

Título: ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DENTAL APÓS O USO DE CLAREADORES DENTAIS EM DIFERENTES DE TEMPOS APLICAÇÃO.

Resumo
: O objetivo desse estudo será avaliar se as utilizações de três agentes clareadores dentais em diferentes tempos de aplicação podem alterar a sensibilidade pós-operatória e o resultado clínico esperado. Serão selecionados 30 voluntários entre 18 e 35 anos. Sendo divididos em 6 grupos experimentais:
1) Whiteness HP Blue (FGM): 1 aplicação de 40 minutos;
2) Whiteness HP Blue (FGM): 3 aplicações de 15 min e
3) Whiteness HP (FGM): 3 aplicações de 10 min;
4) Whiteness HP (FGM): 3 aplicações de 15 min;
5) Whiteness HP Maxx (FGM): 3 aplicações de 10 min com fonte de luz;
6) Whiteness HP Maxx(FGM): 3 aplicações de 15 min com fonte de luz.
Os voluntários utilizarão dentifrício fluoretado fornecido pela pesquisadora e os materiais serão aplicados em 3 sessões: no 1º, 7º e 14º dias do estudo. No momento inicial será realizada a tomada de cor através da escala Vita. Durante todas as consultas serão realizadas as tomadas de cor iniciais e finais. Serão realizadas as mensurações da sensibilidade através da escala visual analógica de dor, através de estímulos táteis e evaporativos. Os dados serão analisados através de análise estatística.

Orientadora: Cristiane Franco Pinto
E-mail: cristiane.pinto@usf.edu.br


Titulo: AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC).

Resumo
: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é constituído por um quadro agudo, com sinais e sintomas com duração maior que 24 horas, sendo considerado raro na infância em comparação a população adulta, com etiologia e fatores de risco diferentes. As manifestações clínicas inaugurais são diversas, mas a crise convulsiva é a mais comum na idade neonatal e a hemiparesia na infância. As sequelas funcionais deste evento devem-se a diversos fatores, como as perturbações que a lesão vascular causa no desenvolvimento e amadurecimento encefálico. Algumas das manifestações mais frequentes após esse quadro incluem a hemiplegia/hemiparesia, incluindo distúrbios motores e sensoriais; crises convulsivas; comprometimento da linguagem; do comportamento e cognitivo. Todo esse quadro pode levar a dificuldades das habilidades e aquisição da independência funcional.

Orientadora
: Carolina Camargo de Oliveira
E-mail: carolina.oliveira@usf.edu.br


Título: DETECÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO PRODUZIDOS POR MICRO-ORGANISMOS ENDOFÍTICOS

Resumo: Micro-organismos endofíticos vivem no interior das plantas sem causar danos ao hospedeiro. Produzem diferentes tipos de metabolites secundários potencialmente úteis na medicina, na agricultura e na indústria, além de removerem contaminantes do ambiente e desempenhar importante papel na fertilidade do solo. Os micro-organismos endofíticos têm se apresentado como importantes alvos de estudo, pois representam um reservatório de novos compostos ainda não explorados. Este projeto tem como objetivo detectar metabolitos secundários em micro- organismos endofíticos de interesse biotecnólogico, como atividade antimicrobiana contra bactérias e fungos, a partir da diversidade de micro-organismos endofíticos isolados de plantas. O projeto será executado no Laboratório de Pesquisas em Microbiologia Aplicada da Universidade São Francisco (USF) que colabora com outros pesquisadores e professores da USF dando primordial importância, a novos produtos e processos microbiológicos, melhorando a eficiência no processo produtivo sustentável. A relação entre os pesquisadores e as exigências dos diferentes cursos configura um desafio a ser superado para o desenvolvimento de novas tecnologias, e os projetos serão desenvolvidos com a participação de alunos dos diferentes cursos e campi, configurando o caráter interdisciplinar e multicurso dos projetos a serem executados pelo Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS).

Orientadora
E-mail


Título: HERBÁRIO FREI VELOSO

Resumo: A Universidade São Francisco possui um Herbário constituído por uma coleção de exsicatas (plantas) que fizeram parte de trabalhos realizados por professores especialistas na área de Botânica, denominado Herbário Frei Velloso. O Herbário Frei
Velloso, praticamente desativado e sem os cuidados necessários de manutenção para a conservação e preservação, com chances de se perder todo conhecimento registrado, deve ser restaurado, e para isso o presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento de todas as exsicatas, montar um catálogo com fotos contendo todos os dados sobre as plantas e disponibilizar virtualmente para acessos de alunos e professores. O Herbário Frei Velloso, como qualquer Herbário Botânico, é constituído por coleção de plantas secas, devidamente identificadas, ordenadas por família botânica, destinado ao estudo da Sistemática Vegetal, serve de apoio para pesquisas na área de Botânica em especial no estudo de plantas medicinais e tóxicas e, ainda, para exposições destinadas a divulgar conhecimentos sobre vegetais.

Orientador: Márcio Cardoso Pinto
E-mail: marcio.pinto@usf.edu.br


Título: NANOTECNOLOGIA NA DERMOCOSMÉTICA: DESENVOLVIMENTO DE NANOEMULSÕES DE CURCUMA USANDO EMULSIFICAÇÃO ESPONTÂNEA.

Resumo: Atualmente, a nanotecnologia é um dos principais temas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países industrializados do mundo. A produção de nanocosméticos está inserida na indústria de cosméticos convencionais, formado por produtos diferenciados destinados ao cuidado da pele e saúde com base nanotecnológica, sendo geralmente classificado como um setor específico da indústria química juntamente com os produtos de higiene pessoal e perfumaria (DAUDT, 2013). A distribuição da droga tópica ou transdérmica é um desafio, porque a pele age como uma barreira protetora natural. Além disso, muitos ativos naturais utilizados ultimamente são compostos instáveis, podendo sofrer reações que levam à diminuição ou perda de eficácia e até mesmo a degradação do produto. Porém, o uso de nanotecnologia permite melhorar o desempenho dos produtos cosméticos e sua aceitação pelo consumidor, melhorando aspectos físicos e sensoriais, aumentando a estabilidade e permitindo a liberação controlada das substâncias ativas, possibilitando a penetração em camadas mais profundas da pele e potencializam os efeitos hidrante e anti-idade (UCHECHI, 2014). Emulsões são dispersões coloidais de pelo menos dois líquidos imiscíveis, formando um sistema termodinamicamente instável. O desenvolvimento de nanoemulsões depende de condições termodinâmicas (temperatura ou pressão) mas também requer adequada seleção de componente, como tensoativos e os óleos. Estes influenciam, principalmente, no tamanho dos glóbulos, devido à diferença na viscosidade, característica hidrofóbica e tensão interfacial (ALMEIDA et al, 2009).

Orientadora: Iara Lúcia Tescarollo Dias
E-mail: iara.dias@usf.edu.br


Título: PERFIL DE ALOIMUNIZAÇÃO DE PACIENTES RECEPTORES DE TRANSFUSÃO SANGUÍNEA ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE BRAGANÇA PAULISTA.

Resumo: Aloimunização eritrocitária é uma situação que pode ser identificada em pacientes com histórico de transfusões de sangue ou gestações, gerando complicações diversas, incluindo reações transfusionais hemolíticas ou dificultando a obtenção de bolsas de sangue compatíveis. Vários fatores podem influenciar o sistema imune a responder aos antígenos eritrocitários, tais como a dose e a imunogenicidade do antígeno, fatores
genéticos ou adquiridos relacionados aos pacientes, bem como o perfil clínico desses pacientes. No entanto, diferenças na resposta imunológica de pacientes transfundidos que desenvolvem aloanticorpos (respondedores) e dos que não desenvolvem aloanticorpos (não respondedores) são desconhecidas. Devido à importância clínica dos sistemas de grupo sanguíneo (ABO, Rh, Kell, Duffy, Kidd, MNS, Lewis e P1), a identificação dos anticorpos dirigidos contra os antígenos destes sistemas é realizada rotineiramente nos laboratórios de Imunohematologia. O objetivo geral deste estudo é avaliar o perfil e a incidência de casos de aloimunização dos pacientes atendidos e transfundidos no Hospital Universitário São Francisco de Assis de Bragança Paulista (HUSF) – São Paulo, buscando identificar os possíveis fatores associados à formação de anticorpos.

Orientadora: Fernanda Marconi Roversi
E-mail: fernanda.roversi@usf.edu.br

Coorientador: Bruno Deltreggia Benites
E-mail: bruno.deltreggia@usf.edu.br


Título: RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL DO SISTEMA VENTRICULAR ENCEFÁLICO POR IMAGENS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

Resumo: Estudos nas áreas de neuroimagem demonstram que alterações morfológicas e fisiológicas podem ser observadas durante todo o processo de desenvolvimento, amadurecimento e envelhecimento do encéfalo humano. Nas últimas décadas as técnicas de diagnóstico por imagem têm sido utilizadas como ferramentas não invasivas para o estudo das propriedades inerentes ao tecido encefálico. Entretanto alguns processos patológicas ainda não são totalmente caracterizados por estas técnicas, em especial aqueles que não apresentam manifestações clínicas durante os primeiros estágios de desenvolvimento. Como alternativa, existem ferramentas de análise quantitativa de imagens que podem servir como base para a interpretação e melhor diagnóstico destas alterações. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo tridimensional do sistema ventricular humano, baseado em imagens de ressonância magnética. Serão analisadas imagens de RM de 20 sujeitos, captados de forma
retrospectiva, espontânea e randomizada junto à comunidade e aos serviços de diagnóstico por imagem da região. Para a realização desta análise serão utilizadas ferramentas computacionais capazes de realizar o mapeamento de estruturas encefálicas, bem como a volumetria e análise diferencial de regiões específicas do encéfalo. Espera-se descrever detalhadamente a morfologia ventricular e agregar informações à respeito da organização tecidual do encéfalo, com o auxílio de imagens de RM de alta resolução associadas à novas tecnologias computacionais, permitindo a visualização e avaliação de áreas normais e regiões alteradas. Os modelos tridimensionais obtidos a partir deste estudo poderão ser utilizados como base anatômica para o estudo da morfologia do encéfalo humano e serão disponibilizados para a comunidade acadêmica.

Orientador: Rafael Emídio da Silva
E-mail: rafael.emidio@usf.edu.br