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Iniciação Científica

Novas Metodologias de Ensino Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2016-2017

Titulo: ATITUDES DE ESTUDANTES DE MEDICINA E BIOMEDICINA FRENTE AO ENADE ASSOCIADAS AO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL E DESEMPENHO NO PADUSF.

Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar a associação das atitudes de estudantes de Medicina e Biomedicina com o desempenho no Programa de Avaliação Discente (Padusf) e no Programa de Formação Geral (PFG). Entre as estratégias de ensino e aprendizagem adotadas pela USF para capacitar seus alunos para o mercado de trabalho estão o Padusf e o PFG, que visam criar ações voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, é importante considerar tanto variáveis cognitivas quanto variáveis afetivo-emocionais tais como as atitudes, as quais estão relacionadas ao conhecimento, ao sentimento e ao comportamento do indivíduo frente à determinada situação e/ou objeto. Conhecer as atitudes de um sujeito ou de um grupo de sujeitos, bem como as variáveis suscetíveis ao contexto acadêmico, pode auxiliar na compreensão e predição das ações perante o objeto, além de contribuir para o melhor desempenho em uma atividade que envolve esse objeto/situação. Serão sujeitos da pesquisa aproximadamente 200 estudantes de graduação dos cursos de Medicina e Biomedicina. Os instrumentos serão o Questionário de conhecimento do estudante sobre o Enade, a Escala Informatizada de Atitudes frente ao Enade (eEAEnade), as notas de desempenho no Padusf e no PFG. A escala ficará disponível para os estudantes em ambiente Virtual e as notas do PFG e Padusf serão solicitadas à universidade para compor o banco de dados. Os dados serão analisados por programas computacionais específicos por meio de testes estatísticos para verificar diferenças de atitudes e desempenho entre categorias de variáveis qualitativas e as associações entre as atitudes e o desempenho.

Orientadora
: Claudette Maria Medeiros Vendramini
E-mail: claudette.vendramini@usf.edu.br


Título: DESENVOLVIMENTODE MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM QUÍMICA: ORBITAIS ATÔMICOS,GEOMETRIA MOLECULAR E SIMETRIA.

Resumo: A química apresenta inumeras tematicas onde a representação tridimensional e fundamental. Logo no primeiro semestre dos cursos de Engenharia, na disciplina de Quimica e Ciencias dos Materias, o aluno fica exposto à teorias que envolvem geometrias tridimensionais. A projeção tridimensional é usada para apresentar temas como:e as variações radiais e angulares de probabilidades de distribuição eletrânica;linear de orbitais atômicos (para explicar ligações químicas); geometria molecular e grupos de simetria (em orbitais atômicos, moleculares e em moléculas). Na maior parte das vezes o aluno apresenta dificuldade em analisar estruturas tridimensionais quando representadas em superfícies planas (como papel, lousa e em slides). Uma saída bastante utilizada são os kits de moléculas.
Entretanto, este, permite a construção de moléculas simples e como a maioria dos kits são direcionados para a disciplina de Química Orgânica, permite somente a montagem de moléculas contendo quatro subtituintes. Isso é inviável para moléculas inorgânicas que podem passar dos oito ligantes. A partir dos exposto, este projeto tem como objetivo construir modelos tridimensionais de orbitais atômicos, moleculares e geometria molecular para serem utilizados como ferramenta de ensino nas disciplinas iniciais no ciclo comum em engenharia e nas disciplinas avançadas em engenharia química. Todo trabalho será confeccionado a aprtir de material reciclado e aplicados em sala de aula.

Orientador: Garbas Anacleto dos Santos Junior
Email: garbas.anacleto@usf.edu.br


Titulo: PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL ASSOCIADO ÀS ATITUDES E AO DESEMPENHO FRENTE AO PADUSF E AO ENADE NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

Resumo: A USF adota diferentes estratégias de ensino e aprendizagem visando capacitar seus alunos para o mercado de trabalho. Entre essas estratégias destacam-se o Programa de Avaliação Discente (Padusf) e o Programa de Formação Geral (PFG), que visam criar ações voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, é importante considerar tanto variáveis cognitivas quanto variáveis afetivo-emocionais tais como as atitudes, as quais estão fortemente relacionadas ao conhecimento, ao sentimento e ao comportamento do indivíduo frente à determinada situação e/ou objeto. Conhecer as atitudes de um sujeito ou de um grupo de sujeitos, bem como as variáveis suscetíveis ao contexto acadêmico, pode auxiliar na compreensão e predição das ações perante o objeto, além de contribuir para o melhor desempenho em uma atividade que envolve esse objeto/situação. O objetivo maior dessa pesquisa é verificar a associação entre o PFG, as atitudes e o desempenho dos estudantes frente ao Padusf e ao Enade nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Serão sujeitos da pesquisa aproximadamente 300 estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Os instrumentos serão o Questionário de conhecimento do estudante sobre o Enade, a Escala Informatizada de Atitudes frente ao Enade (eEAEnade), as notas de desempenho no Padusf e no PFG. Os instrumentos ficarão disponíveis em ambiente virtual e levam em média 30 minutos para serem respondidos. Os dados serão analisados por programas computacionais específicos por meio de testes estatísticos para verificar diferenças de atitudes e desempenho entre categorias de variáveis qualitativas e as associações entre as atitudes e o desempenho.

Orientadora: Fernanda Luzia Lopes
E-mail: fernanda.luzia@usf.edu.br


Título: PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL ASSOCIADO ÀS ATITUDES E AO DESEMPENHO FRENTE AO PADUSF E AO ENADE NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E ENGENHARIA QUÍMICA

Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar a associação das atitudes de estudantes de Engenharia de Produção e Engenharia Química com o desempenho no Programa de Avaliação Discente (Padusf) e no Programa de Formação Geral (PFG). Entre as estratégias de ensino e aprendizagem adotadas pela USF para capacitar seus alunos para o mercado de trabalho estão o Padusf e o PFG, que visam criar ações voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, é importante considerar tanto variáveis cognitivas quanto variáveis afetivo-emocionais tais como as atitudes, as quais estão relacionadas ao conhecimento, ao sentimento e ao comportamento do indivíduo frente à determinada situação e/ou objeto. Conhecer as atitudes de um sujeito ou de um grupo de sujeitos, bem como as variáveis suscetíveis ao contexto acadêmico, pode auxiliar na compreensão e predição das ações perante o objeto, além de contribuir para o melhor desempenho em uma atividade que envolve esse objeto/situação. Serão sujeitos da pesquisa aproximadamente 300 estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química. Os instrumentos serão o Questionário de conhecimento do estudante sobre o Enade, a Escala Informatizada de Atitudes frente ao Enade (eEAEnade), as notas de desempenho no Padusf e no PFG. A escala ficará disponível para os estudantes em ambiente Virtual e as notas do PFG e Padusf serão solicitadas à universidade para compor o banco de dados. Os dados serão analisados por programas computacionais específicos por meio de testes estatísticos para verificar diferenças de atitudes e desempenho entre categorias de variáveis qualitativas e as associações entre as atitudes e o desempenho.

Orientadora: Nayane Martoni Piovezan
E-mail: nayane.piovezan@usf.edu.br