handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde


Categoria
Projetos PICITExt 2019-2020

Título: MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DA ECOTOXICIDADE DE CONSERVANTES UTILIZADOS EM COSMÉTICOS.

Resumo:
Mal odores corporais não são aceitos socialmente em inúmeras culturas em todo o mundo. Ocorre em razão da atividade bacteriana sobre a pele morta e nas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, localizadas na superfície da pele humana. As maiores concentrações populacionais são encontradas nas áreas mais úmidas e quentes como axilas, períneo e nos pês, pelo o uso calçados. Existem três formas distintas de reduzir ou controlar o odor das axilas: reduzir ou eliminar as secreções, impedir o crescimento bacteriano e adsorver os odores corporais. Com estas finalidades, encontram-se disponíveis duas categorias diferentes de produtos: desodorantes e antitranspirantes (antiperspirantes). Compostos de amônio quaternário, triclosan (TCS), sais de alumínio, além de ésteres alquílicos do ácido p-hidroxibenzóico (parabenos) são amplamente utilizados como conservantes em milhares de produtos cosméticos, alimentares e farmacêuticos. Os parabenos usados como conservantes de cosméticos aplicados nas axilas e na área das mamas, quando aplicados regularmente e sendo um estrogênio, pode estar envolvido no desenvolvimento do câncer de mama. Recentemente, no entanto, tem sido levantada preocupação sobre o potencial de distúrbios endócrinos da TCS, uma vez que se demonstrou que o antimicrobiano perturba a homeostase dos hormônios da tireoide e, possivelmente o processo de reprodução. Além disso, há fortes evidências de que espécies aquáticas como algas, invertebrados e certos tipos de peixes são muito mais sensíveis ao TCS do que os mamíferos. Em razão da grande complexidade envolvida no processo de bioacumulação e biomagnificação relacionados aos conservantes de cosméticos e alimentos, inúmeros ensaios ecotoxicológicos deveriam ser realizados em diferentes níveis tróficos, o que envolveria grande aparato tecnológico e alto custeio. Portanto este estudo tem a intenção de contribuir com o barateamento e simplificação das avaliações ecotoxicológicas, por meio do uso de um método alternativo de avaliação rápida e sem envolvimento de grandes recursos financeiros, infraestrutura e baixa produção de resíduos. Ensaios de toxicidade empregando sementes são ferramentas muito eficientes para avaliação da potencialidade tóxica de produtos que são utilizados em pequenas concentrações. Desta forma, as sementes tornam-se excelentes indicadores biológicos em ensaios toxicológicos que podem ser realizados em espaços que não exigem técnicas e equipamentos sofisticados, nem ambientes extremamente controlados, tornando-se uma metodologia importante para popularização dos ensaios toxicológicos e para avaliação dos possíveis efeitos ambientais de inúmeras substâncias utilizadas em produtos ligados a higiene pessoal que chega pelo esgoto, em grande quantidade, ao ambiente silvestre, frequentemente sem receber nenhum tipo de tratamento.
Coordenador: FRANCISCO ANARUMA FILHO
E-mail: francisco.filho@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE PÓS-OPERATÓRIA E QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES SUBMETIDOS A RESTAURAÇÕES DE CLASSE V.

Resumo:
A dor interfere na auto-estima do paciente, causando um desconforto. Pacientes que possuem restaurações de cavidade classe V geralmente possuem muita sensibilidade dental devido à exposição de dentina. Diante disso, estudo pretende: 1) avaliar se a utilização de dois sistemas adesivos universais podem minimizar a sensibilidade pós-operatória em dentes com restauração de cavidades classe V; 2) avaliar se a utilização de um sistema adesivo universal em diferentes preparos do substrato podem alterar a sensibilidade pós operatória; 3) Avaliar a qualidade de vida dos pacientes com sensibilidade dental antes e após tratamento restaurador das cavidades classe V.
Para o primeiro trabalho serão selecionados 10 voluntários com no mínimo 2 cavidades classe V com necessidade de restauração entre 18 e 65 anos. Sendo divididos em 2 grupos experimentais: 1) Ambar Universal (FGM); 2) Single Bond Universal (3M-ESPE). Os voluntários serão submetidos a restaurações classe V com os sistemas adesivos e resina composta direta (Opallis-FGM). Serão realizadas as mensurações da sensibilidade antes e após tratamento restaurador através da escala visual analógica de dor, através de estímulos táteis e evaporativos. No segundo estudo, 10 voluntários também serão selecionados com necessidade de restauração classe V. Serão divididos em dois grupos experimentais para aplicação do adesivo Ambar Universal: 1) substrato seco e 2) substrato úmido. Os voluntários serão submetidos a restaurações classe V com o sistema adesivo e resina composta direta (Opallis-FGM). Serão realizadas as mensurações da sensibilidade antes e após tratamento restaurador através da escala visual analógica de dor, através de estímulos táteis e evaporativos.
No terceiro estudo, pacientes com sensibilidade dental serão avaliados através dos questionários Escala de Autoestima de Rosenberg/UNIFESP-EPM; Oral Health Impact Profile-14 Brasil e Questionário de Impacto Psicossocial de Estética Dental – PIDAQ-Brasil/UNIFESP.
Os dados serão analisados através de análise estatística.
Coordenadora: CRISTIANE FRANCO PINTO CASAMASSA
E-mail: cristiane.pinto@usf.edu.br

Título: NUTRIÇÃO SUSTENTÁVEL

Resumo:
A nutrição é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo a criação de pratos elaborados com alimentos não convencionais que contenham propriedades funcionais e que geralmente são descartados como: talos, cascas, folhas, entre outros. A cultura brasileira ainda desconhece técnicas para o aproveitamento integral dos alimentos, bem como sua importância, nesse contexto, a nutrição se destaca tendo como objetivo a preparação de pratos proporcionando melhor aceitação para todas as classes sócio econômicas e culturais, além do enriquecimento nutricional dos pratos. Considerando a necessidade de uma alimentação sadia e rica em nutrientes e que ela pode ser alcançada através da utilização de partes vegetais, normalmente desprezadas, a utilização das cascas, talos e folhas, diminui os gastos com alimentação, melhora a qualidade nutricional do cardápio e reduz o desperdício de alimentos. A alimentação sustentável tem sido definida como "a proposta de promover na dieta brasileira o uso de alimentos tradicionais e não tradicionais ricos em vitaminas e minerais, que são acessíveis a toda a população"
São esperados resultados interessantes e complexos no que diz respeito à caracterização dos diferentes pratos desenvolvidos no laboratório de nutrição, assim como se espera boa aceitação através da análise sensorial. Logo a disseminação destes resultados torna-se imprescindível para utilização no meio acadêmico e restaurantes. Serão criados materiais educativos para disseminação das informações nutricionais, características funcionais, assim como as receitas elaboradas, que serão divulgados em mídia digital.
Coordenadora: ALINE CASTALDI SAMPAIO
E-mail: aline.sampaio@usf.edu.br

Título: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PRODUTOS PARA SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR

Resumo:
As grandes rápidas transformações no perfil do mercado de consumo de cosméticos, aliadas aos avanços das pesquisas tecnológicas, tem propiciado novas oportunidades para diversos segmentos industriais. Uma das inovações de grande repercussão desse processo está relacionada ao desenvolvimento de produtos baseados na crescente utilização de insumos vegetais. Neste projeto são apresentadas propostas para uso de derivados de plantas no desenvolvimento produtos para saúde, beleza e bem-estar. O projeto proposto visa a produzir formulações de produtos de higiene corporal, perfumaria, cosméticos e dermocosméticos. Também tem como objetivos a redução do uso de ingredientes químicos sintéticos e derivados do petróleo nas fórmulas propostas e a maior presença de matérias-primas de origem vegetal, avaliação da qualidade física, físico-química e microbiológica; realização de análise sensorial, avaliação da aceitabilidade (apreciabilidade) dos produtos desenvolvidos e finalmente oferecer uma contribuição para ampliar a aplicabilidade matérias-primas de origem vegetal nos diferentes campos farmacêuticos.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO COM RELAÇÃO A PERCEPÇÃO CORPORAL, ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO

Resumo:
A sociedade atual tem dado muito valor a questões corporais. Para atingir o perfil antropométrico almejado as pessoas fazem dietas que prometem um corpo escultural, tomam remédios, praticam exercícios físicos, porém muitas vezes estes processos não são acompanhados por profissionais qualificados como fisioterapia, educador físico, nutricionista e médicos. A participação de profissionais qualificados é de suma importância, uma vez que juntos auxiliam de uma forma saudável e comprometida na conquista de uma melhor qualidade de vida e auxilia na conquista do corpo desejado, já que os diferentes profissionais trabalham com o perfil nutricional, motor, de força e desempenho de cada pessoa. A presença de aplicativos que estimulam as pessoas a pratica do exercício, muitas vezes dentro do próprio domicílio e com o auxílio do próprio peso, ou a prática de exercícios de forma compulsiva levam a lesões, dietas não orientadas levam a oscilações de ganho e perda de peso e perca de massa proteica e ganho de massa lipídica fatores estes que na maioria das vezes são desestimuladores. Portanto, para a aquisição do corpo desejado é importante a conscientização dos praticantes com relação a imagem corporal, o exercício e a nutrição. Antigamente eram as mulheres que compunha a maioria do público que estava preocupada com esta questão, mas com as mudanças culturais o público masculino está cada vez mais preocupado levando ao aumento de pessoas dentro de academias e centro de esportivos. Além disto, verifica-se que para atingir o corpo desejado muitos recorrem a anabolizantes que desencadeiam uma resposta metabólica que aumenta a produção de proteínas, porém a sua venda é ilegal. É evidente que o treinamento com exercícios físicos pode produzir mudanças múltiplas nos aspectos da imagem corporal, porém é importante que tenha acompanhamento de profissionais, portanto este trabalho tem como objetivo análise do perfil dos praticantes de diferentes modalidades com relação a consciência corporal, a prática do exercício físico, questões nutricionais e uso de anabolizantes.
Coordenadora/Voluntária: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DE PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO.

Resumo:
Tumores malignos ou cânceres são o resultado da divisão celular descontrolada. Normalmente, a divisão celular é regulada por uma família de fatores de crescimento extracelulares, proteínas que levam células em repouso a dividirem-se e, em alguns casos, diferenciarem-se. O resultado é um equilíbrio entre a formação de novas células e a destruição celular. Quando esse equilíbrio é perturbado por defeitos nas proteínas de regulação, o resultado algumas vezes é a formação de um clone celular que se divide repetidamente e sem regulação, até que sua presença interfira com o funcionamento dos tecidos normais. Apesar dos avanços no desenvolvimento de fármacos para alvos específicos, a quimioterapia tradicional ainda se mantém como opção preferencial de escolha nos protocolos terapêuticos do câncer. Ultimamente, ocorreu um aumento na viabilização de tratamento ambulatorial, em hospital-dia, home care e redes de apoio para o tratamento de pessoas com câncer, uma vez que a hospitalização, que era a indicação mais comum, deixou de ser a indicação diminuindo assim o custo para o Estado e melhorando as necessidades do paciente, já que o mesmo não precisa ficar internado. Pela complexidade da doença, o tratamento deve ser abrangente, exigindo atenção não só para as necessidades físicas, como também para as necessidades psicológicas e sociais, incluindo a participação da família. A implementação de medidas de prevenção e proteção, o diagnóstico precoce da doença, a prescrição do tratamento adequado com menor risco de sequelas, criação de condições dignas em fase terminal, bem como o oferecimento de meios de reabilitação física, psíquica e social são metas essenciais da assistência à saúde. Assim, esse projeto tem como objetivo avaliar os efeitos do tratamento com diferentes quimioterápicos em diversos tipos de câncer, possibilitando um levantamento dos principais sinais e sintomas de modo a propiciar assistência aos pacientes e seus familiares pela equipe de enfermagem e da odontologia, abordando os cuidados que os mesmos devem tomar em casa quando estes sintomas aparecerem e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente sem alterar o efeito do tratamento na erradicação do câncer.
Coordenadora/Voluntária: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL HEMATOLÓGICO E DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM C NCER ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BRAGANÇA PAULISTA.

Resumo:
Tumores malignos ou cânceres são o resultado da divisão celular descontrolada. Normalmente, a divisão celular é regulada por uma família de fatores de crescimento extracelulares, proteínas que levam células em repouso a dividirem-se e, em alguns casos, diferenciarem-se. O resultado é um equilíbrio entre a formação de novas células e a destruição celular. Quando esse equilíbrio é perturbado por defeitos nas proteínas de regulação, o resultado algumas vezes é a formação de um clone celular que se divide repetidamente e sem regulação, até que sua presença interfira com o funcionamento dos tecidos normais. A causa direta é quase sempre uma alteração genética em uma ou mais das proteínas que regulam a divisão celular. Na maioria dos casos, existem ambas as contribuições hereditária e ambiental, sendo mais de uma mutação necessária para causar a completa desregulação da divisão e do desenvolvimento do câncer. Apesar dos avanços no desenvolvimento de fármacos para alvos específicos, a quimioterapia tradicional ainda se mantém como opção preferencial de escolha nos protocolos terapêuticos do câncer e em alguns momentos a cirurgia faz-se necessária. Uma das grandes esperanças na pesquisa do câncer é que a elucidação dos mecanismos fundamentais envolvidos nessa doença possa levar a novas terapias mais bem-sucedidas. Portanto, o entendimento do metabolismo tumoral na identificação de alvos que possam permitir maior eficiência terapêutica e melhor qualidade de vida ao paciente, têm sido o grande desafio de pesquisas na área. Para tanto, esse projeto tem como objetivo avaliar os exames hematológicos, ou seja, aqueles que fornecem o perfil dos elementos celulares do sangue, mostrando os valores quantitativos dos eritrócitos, leucócitos e plaquetas, bem como a concentração de hemoglobina, proteína total, hematócrito e o cálculo dos valores hematológicos comumente utilizados, além de biomarcadores específicos para os diferentes tipos de cânceres, correlacionado com seu respectivos quimioterápicos para realizar um levantamento do perfil hematológico e, assim, auxiliar na melhora da qualidade de vida do paciente. Além disto, o objetivo é avaliar a evolução dos pacientes que foram submetidos a fisioterapia demonstrando a importância do retorno na qualidade de vida do paciente.
Coordenadora/Voluntária: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO BUCAL DE PACIENTES ANTES E APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

Resumo:
A Obesidade mórbida é considerada uma doença crônica associada ao acúmulo de gordura corporal tendo sua etiologia complexa e multifatorial, é acometida em todas as idades, sendo uma complicação refletida em problemas sociais, econômicos e culturais. Sendo a obesidade uma condição crônica de etiologia multifatorial, seu tratamento caracteriza por inúmeros métodos e abordagens, dentre eles, nutricional, prática de atividades físicas, psicoterapia e até mesmo por medicamentos. Infelizmente muitos pacientes não conseguem resultados, necessitando de algo mais invasivo, como a cirurgia Bariátrica. A pesquisa feita tem como propósito demonstrar a importância do acompanhamento odontológico em todo percurso de recuperação e adaptação ao novo estilo de vida do paciente submetida a bariátrica analisando as mudanças ocorridas no paciente após a cirurgia. O Estudo será prospectivo com avaliação pacientes que se submeterão a cirurgia bariátrica. Os mesmos serão prospectados no Hospital e Maternidade ‘Albertin Sabin’, em Atibaia/SP, compondo uma amostra de conveniência. A eles será aplicado um questionário sobre a autopercepção bucal OHIP-14, exame clínico, análise do prontuário odontológico com auxílio de estudos nas bibliotecas virtuais e artigos científicos utilizando os descritores cirurgia bariátrica, obesidade mórbida e saúde bucal. A avaliação será realizada antes e após 6 meses da realização do procedimento cirúrgico. Espera-se que a cirurgia bariátrica impacte a saúde bucal geral dos pacientes, sendo-se possível se qualificar quais são os agravantes mais comuns.
Coordenadora/Voluntária: ANA CAROLINA DA GRAÇA FAGUNDES
E-mail: ana.fagundes@usf.edu.br

Título: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO DO EFEITO ANTIBACTERIANO, DO SUCESSO CLÍNICO E RADIOGRÁFICO DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM DENTES DECÍDUOS UTILIZANDO DIFERENTES SUBST NCIAS IRRIGADORAS E AUXILIARES DE INSTRUMENTAÇÃO.

Resumo:
A proposta será avaliar in vivo (estudo clínico), randomizado, controlado, o efeito antibacteriano, o sucesso clínico e radiográfico do tratamento endodôntico em dentes decíduos quando da utilização de duas substâncias irrigadoras e auxiliares de instrumentação. Assim, os participantes serão alocados aleatoriamente em dois grupos de irrigação: G1(hipoclorito de sódio a 1% + soro fisiológico) e G2 (clorexidina a 2% + soro fisiológico). O estudo será conduzido de acordo com as diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Serão recrutados 60 participantes (3a8 anos), com pelo menos um dente decíduo com indicação clínica e radiográfica de necrose pulpar. Os tratamentos endodônticos serão realizados de forma convencional, a 1ª.coleta microbiológica no ato da abertura coronário e acesso aos canais e a 2ª.coleta microbiológica no termino do preparo, Ao final do tratamento serão realizadas as avaliações clínicas e radiográficas, após 1 semana (T1), 30 dias (T2), 3 meses (T3), 6 meses (T4) e 1 ano (T5). As coletas microbiológicas (antes e após a irrigação endodôntica), serão inseridos em eppendorfs contendo 1,5 ml de BHI caldo e incubado a 37oC em jarras de anaerobiose por 2 horas. Após este período os eppendorfs serão centrifugados e o sobrenadante será descartado. As células bacterianas serão ressuspensas em 500µl de solução salina e corante PMA dissolvido em 20% de DMSO (dimetilsulfóxido) até se obter uma concentração final de 30 µg/ml. Após 10 minutos de incubação no escuro com agitações ocasionais, as amostras serão expostas a luz por 10 minutos a 15 centímetros de uma fonte de luz alógena de 500 W. Depois da fotoativação as amostras serão centrifugadas a 6,000 x g por 10 minutos e congelados a` -80oC, para posterior extração do DNA e avaliação do mesmo, por meio de PCR em tempo real, a fim de quantificar os patógenos Enterococcus faecalis e Streptococcus mutans. Os dados obtidos serão submetidos a testes estatísticos.
Coordenadora/Voluntária: VALDINÉIA MARIA TOGNETTI
E-mail: valdineia.tognetti@usf.edu.br

Título: INCENTIVO PRECOCE AO ALEITAMENTO MATERNO E SEU IMPACTO NA CONTINUIDADE DA AMAMENTAÇÃO EM PUÉRPERAS DA REGIÃO BRAGANTINA.

Resumo:
O aleitamento materno é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das formas de prevenir e reduzir drasticamente a mortalidade infantil e trazer benefícios pós-parto para a mãe e bebê. Este projeto de pesquisa visa promover uma ação social no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), na cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, Brasil, estimulando o aleitamento materno exclusivo em puérperas que façam parte do grupo de estudo e conhecer a situação epidemiológica do mesmo na região Bragantina ao avaliar fatores que interferem no seu abandono precoce e estímulo. Pretende-se ao final do projeto desenvolver uma cartilha para as mulheres atendidas no HUSF, com base nos resultados coletados, com informações pertinentes quanto a amamentação e que estimulem a continuidade da mesma por, no mínimo, 6 meses de vida da criança. Além disso, pretende-se desenvolver uma cartilha para que profissionais da saúde estimulem e abordem da melhor maneira possível a gestante e puérpera quanto ao tema. Serão selecionadas mulheres de qualquer idade que tenham parido no HUSF e estejam internadas no alojamento conjunto, escolhidas ao acaso, para fazer parte do grupo de estudo e do grupo controle. No primeiro contato, será aplicado um questionário elaborado pelos autores. Após 1 mês, 6 meses e 8 meses as pesquisadoras entrarão em contato com as participantes do projeto, por meio de um telefonema, durante o qual aplicarão um segundo questionário, também elaborado pelos autores. Espera-se que o grupo de estudo, que receberá informações sobre a amamentação, tenha taxas mais elevadas de continuidade do aleitamento materno exclusivo até os seis meses.
Coordenador/Voluntário: GUSTAVO MAXIMILIANO DUTRA DA SILVA
E-mail: gustavo.silva@usf.edu.br

Título: ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DE PACIENTES ACOMETIDOS POR DOENÇAS DESMIELINIZANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS, SP - BRASIL

Resumo:
As doenças desmielinizantes do sistema nervoso central tem como representantes pricipais a Esclerose Múltipla e a Neuromielite Óptica. Este grupo de patologias é uma das principais causas de incapacidade neurológica crônica em adultos jovens e se apresenta através de períodos recorrentes de disfunção neurológica intercalados com episódios de remissão. Entretanto, no que tange a epidemiologia desta doença, existem poucos estudos brasileiros e ausência de estudos no Hospital Universitário São Francisco de Assis na Providência de Deus (HUSF) - Bragança Paulista, SP. Objetivo: desenvolver um levantamento documental em prontuário médico no HUSF a fim de analisar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por doenças desmielinizantes do sistema nervoso central atendidos no Hospital Universitário São Francisco de Assis na Providência de Deus (HUSF) - Bragança Paulista, SP. Material e Método: Este estudo consiste na pesquisa documental em prontuário médico de pacientes com diagnóstico de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central atendidos no serviço do HUSF entre 2000 e 2017. A avaliação estatística dos dados obtidos será efetuada através do software SSPSS for Windows 20.0. adotando-se nível de significância menor que 5% (p ≤ 0,05).
Coordenadora/Voluntária: KAREN ANTONIA GIROTTO TAKAZAKI
E-mail: karen.takazaki@usf.edu.br

Título: ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DE PACIENTES ACOMETIDOS POR TROMBOSE VENOSA CEREBRAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS, SP - BRASIL.

Resumo:
Introdução: A Trombose Venosa Cerebral (TVC) é uma doença cerebrovascular que consiste na oclusão de seios venosos e/ou das veias cerebrais por trombos. Os seios durais mais comumente afetados são o seio sagital superior (80%), seguido pelos seios transversais e seios sigmóides, com maior incidência em jovens do sexo feminino. No entanto, existem poucos estudos populacionais prospectivos atualizados no Brasil. Objetivos: Desenvolver levantamento documental em prontuário médico para análise epidemiológica da TVC no HUSF. Métodos: estudo transversal descritivo epidemiológico. Constitui uma rede de cooperação acadêmica, na área de medicina aplicada às condições neurológicas do adulto, que envolve uma instituição de ensino superior (Universidade São Francisco - USF) e uma unidade de saúde (Hospital Universitário São Francisco de Assis na Providência de Deus - HUSF). A coleta de dados ocorrerá sendo fundamentada na pesquisa documental em prontuário médico dos pacientes atendidos pelo serviço no Hospital Universitário São Francisco de Assis na Providência de Deus na cidade de Bragança Paulista. Após tabulação dos dados, a análise dos resultados obtidos será realizada adotando-se significância menor que 5% (p ≤0,05) para rejeição da hipótese H0 mediante os seguintes modelos: estatística descritiva; medidas de tendência central; teste de normalidade; análise de variância. Para análise estatística será utilizado o programa SPSS for Windows 20.0. Resultados esperados: Espera-se determinar o perfil epidemiológico, as características clínicas e o desfecho primário destes pacientes.
Coordenadora/Voluntária: KAREN ANTONIA GIROTTO TAKAZAKI
E-mail: karen.takazaki@usf.edu.br

Título: SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES INFORMAIS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS DA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

Resumo:
Introdução: O diagnóstico do câncer impõe diversas mudanças na vida tanto do doente como da sua família, levando a uma reorganização da dinâmica familiar para se adequar a vida cotidiana e aos cuidados exigidos pela doença. Cuidador é quem auxilia o paciente em suas necessidades e atividades diárias; função normalmente desempenhada por um familiar que tem sua qualidade de vida alterada, devido aos sentimentos de cobrança e vigilância permanentes. Exclusão social, isolamento afetivo e social, depressão, erosão nos relacionamentos, perda da perspectiva de vida, distúrbios do sono, maior uso de psicotrópicos são alguns dos vários registros no contexto psicossocial do cuidador. Objetivos: Avaliar a saúde física e mental, o nível de estresse e dificuldades experimentadas por cuidadores informais de pacientes oncológicos do Ambulatório de Oncologia e de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), de Bragança Paulista. Metodologia: Pesquisa de campo, que será realizada no Ambulatório de Oncologia e de Cuidados Paliativos do HUSF, para levantamento de dados qualitativos e quantitativos em relação ao bem-estar físico e mental dos cuidadores informais de pacientes oncológicos, os quais participarão do estudo composto por Entrevista semi-estruturada, cujas perguntas ajudarão a compor o seu perfil; e o Questionário de Avaliação do Bem-estar Global, composto por 49 questões fechadas e 1 questão aberta. Resultados esperados: Espera-se traçar o perfil de saúde mental e física, além de avaliar os aspectos do bem-estar global e os níveis de sobrecarga dos cuidadores informais de pacientes com neoplasias atendidos no ambulatório de oncologia do HUSF. Dessa forma, será construído um plano de ação, através da realização de cartilha e panfletos que deixaremos disponível à equipe de funcionários do Ambulatório de Oncologia e de Cuidados Paliativos do HUSF, para que conheçam a realidade local e tenham instruções para prevenir os altos níveis de sobrecarga em cuidadores informais de pacientes oncológicos, aumentar sua qualidade de vida e diminuir os riscos de patologias devido à exaustão física, mental e espiritual.
Coordenadora/Voluntária: SIMONE FELITTI
E-mail: simone.felitti@usf.edu.br

Título: PLANO DE PARTO VERSUS VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: PERCEPÇÃO DAS GESTANTES NO PRÉ-NATAL E RUPTURA DO PLANO NO ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DE ATENDIMENTO.

Resumo:
Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e um parto seguro. Além disto, direito de ter um parto normal e de ser atendida por uma equipe preparada e atenciosa. Na grande maioria dos casos, o parto normal é a maneira mais segura e saudável de ter filhos e deve ser estimulado através de uma assistência humanizada, segura e de boa qualidade. Com os altos índices de parto cesariana no Brasil e a desumanização no atendimento a gestantes, se faz necessário a verificação do atendimento a estas pacientes pelos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, enfermeiros obstetras), quanto as orientações feitas no pré-natal e durante a internação, do que é um plano de parto, e se a mesma foi orientada. Existe também um grande problema com a falta de utilização do plano de parto nas maternidades, um instrumento de realização dos procedimentos com as quais as parturientes desejam tentar um parto mais humanizado. O objetivo da pesquisa é avaliar se as pacientes são orientadas durante o pré-natal, com relação aos cuidados que são determinados por lei e os que levam a uma gestação saudável que levam ao desenvolvimento do plano de parto, e durante a internação em relação ao plano de parto se o mesmo foi respeitado. Além disto, será verificado se os profissionais da saúde estão de forma indireta levando a situações de violência obstétrica. A pesquisa será realizada no ambulatório, no pré-parto e maternidade do Hospital Universitário em Bragança Paulista, com gestantes e com puérperas. A partir dos resultados encontrados será possível levantar estratégias para o desenvolvimento de atitude para a implantação do plano de parto, e consequentemente levar a uma diminuição no número de possíveis violências obstétricas de gestantes e puérperas, levando a diminuição do tempo de estada da puérpera e seu bebê no hospital o que diminui o gasto para o Estado.
Coordenadora/Voluntária: SILMARA ALVES DE SOUZA
E-mail: silmara.alves@usf.edu.br