handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Novas Metodologias de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2019-2020

Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: DA TEORIA À PRÁTICA

Resumo:
No atual contexto social, no qual os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo vivo como uma rede de relações dinâmicas e em constante transformação tem-se discutido a necessidade de urgentes mudanças nas instituições de ensino superior visando, entre outros aspectos, à reconstrução de seu papel social. Novas competências e habilidades são requeridas no âmbito profissional, principalmente no que tange às novas ocupações. Observam-se que muitas delas são derivadas dos avanços tecnológicos, onde as tecnologias de comunicação e inovação possuem papel de destaque. Já é comum encontrar empregos que não requerem locomoção até escritórios, cujas tarefas são realizadas por meio de documentos compartilhados, videoconferências e transmissões online ao vivo. Por outro lado, algumas tarefas privilegiam, também, o uso de criatividade, trabalho em equipe, colaboração mútua e conhecimento de situações reais significativas. Estudos apontam que as competências gerais esperadas para o século XXI são colaboração, comunicação, conhecimento da cultura digital, civilidade, capacidade de solução de problemas, pensamento crítico e reflexivo, criatividade e produtividade. Neste cenário, o uso de metodologias ativas de aprendizagem com a participação do discente no seu processo de construção do conhecimento torna-se importante ferramenta na discussão sobre o que se ensina, como se ensina e para que se ensina. O objetivo deste projeto consiste em discutir os fundamentos de práticas das Metodologias Ativas de Aprendizagem, compartilhar experiências e avaliar as impressões e resultados. Pretende-se ainda, desenvolver material que seja socializado e disponibilizado à comunidade acadêmica, contendo a trajetória experiencial das metodologias estudadas, as práticas e as avaliações desenvolvidas.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br

Título: PERCEPÇÃO DAS ESCOLHAS AO SENTIMENTO DA INDEPENDÊNCIA NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRECEPTORIA DA RESIDÊNCIA MÉDICA

Resumo:
Introdução: Um aprendizado profundo está associado à percepção das escolhas e sentimento de independência, e requer um clima de trabalho receptivo. Todavia, a capacidade de dosar o grau de supervisão exercida versus o grau de independência de atuação deve ser treinada cuidadosamente. Se por um lado o excesso de liberdade na prática profissional pode levar o residente a se sentir abandonado, uma supervisão muito próxima pode interferir com a sensação de liberdade e prejudicar o desenvolvimento de habilidades que devem durar o resto da vida. Embora as estratégias de aprendizado sejam adotadas pelo residente e sofram influência das características próprias do mesmo, cabe ao preceptor não só desenvolver táticas que favoreçam o aprendizado profundo como propiciar um clima adequado para que este se desenvolva. Isso requer do professor a sensibilidade de tratar os conteúdos de sua docência como algo estruturado, coerente, organizado e acessível, ao mesmo tempo em que deve criar estratégias didáticas para tomar conhecimento do que os alunos já sabem. Objetivos: Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar o grau de percepção dos residentes do Hospital Universitário da Providência de Deus relativas ao desenvolvimento de metodologias ativas como processo de centralização do residente como sujeito de aprendizagem. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica, com abordagens quantitativa e qualitativa envolvendo residentes do Hospital Universitário da Providência de Deus. Na coleta de dados, será utilizado um questionário fechado. Na elaboração do questionário serão empregadas questões fechadas e assertivas sobre o objeto do estudo apontando grau de percepção do residente sobre a metodologia ativa de aprendizagem e a importância do uso como preceptoria segundo a escala de Likert. Os dados obtidos serão sistematizados, classificados, tabulados e dispostos em gráficos. Resultados: Os resultados irão demonstrar qual o grau de percepção do residente sobre o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na Preceptoria na Residência Médica.
Coordenadora/Voluntária: MARIA BET NIA DE OLIVEIRA GARCIA
E-mail: maria.garcia@usf.edu.br