handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação


Categoria
Projetos PICITExt 2019-2020

Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEBLAB PARA A GESTÃO REMOTA DE LABORATÓRIOS DA ÁREA DE ENGENHARIA “UM ESTUDO DOS MODELOS DE AMBIENTES DIGITAIS DEDICADOS À EDUCAÇÃO 4.0 (ADE)

Resumo:
Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma plataforma computacional integrada e configurável para modelos de ensino-aprendizagem com ênfase em Educação 4.0. Trata-se de uma plataforma com alto conteúdo tecnológico, flexível, e que possibilitará o gerenciamento e desenvolvimento de experimentos controlados remotamente via rede Internet com enfoque em aplicações educacionais. A plataforma permitirá criar ambientes digitais dedicados à educação no âmbito docente-discente-instituição. Utiliza-se o serviço Web da Internet como infra-estrutura de comunicação, é basicamente a incorporação de sistemas e tecnologias digitais tais como Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Sistemas de Simulação, Robótica Avançada, Inteligência Artificial, de modo que haja integração entre os seus componentes físicos e virtuais em sistemas cyber-físicos. Configura se o que se convencionou chamar de laboratórios 4.0.
Coordenador: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLON
E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br

Título: ANÁLISE DO TEMPO DE VIDA DE MATERIAIS POLIMÉRICOS SUBMETIDOS A DIVERSOS AMBIENTES

Resumo:
Na atualidade, diversos materiais poliméricos são empregados na obtenção dos mais diversos objetos, os quais possuem distintos tempos de vida útil. Com isso, o impacto ambiental proveniente do descarte de resíduos poliméricos é diversificado em função do tempo de aplicação, do contexto e da própria aplicação. Dessa maneira, observa-se grande preocupação por parte da comunidade científico-acadêmica. Dessa maneira, este projeto tem por objetivo avaliar o ciclo de vida de produtos poliméricos quando submetidos a diferentes cenários, sejam eles antes/durante/após aplicações específicas. Serão analisados materiais convencionais, tipo commodities, materiais ambientalmente corretos e materiais inovadores e de Engenharia. A avaliação do ciclo de vida será monitorada por meio da exposição do material a diversos ambientes e cenários, considerando-se variações nas propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas. Pretende-se ainda, avaliar o efeito da temperatura e da radiação ultravioleta na atuação dos pró-oxidantes utilizados.
Coordenador: MARCELO AUGUSTO GONÇALVES BARDI
E-mail: marcelo.bardi@bomjesus.br

Título: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PRODUTOS PARA SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR

Resumo:
As grandes rápidas transformações no perfil do mercado de consumo de cosméticos, aliadas aos avanços das pesquisas tecnológicas, tem propiciado novas oportunidades para diversos segmentos industriais. Uma das inovações de grande repercussão desse processo está relacionada ao desenvolvimento de produtos baseados na crescente utilização de insumos vegetais. Neste projeto são apresentadas propostas para uso de derivados de plantas no desenvolvimento produtos para saúde, beleza e bem-estar. O projeto proposto visa a produzir formulações de produtos de higiene corporal, perfumaria, cosméticos e dermocosméticos. Também tem como objetivos a redução do uso de ingredientes químicos sintéticos e derivados do petróleo nas fórmulas propostas e a maior presença de matérias-primas de origem vegetal, avaliação da qualidade física, físico-química e microbiológica; realização de análise sensorial, avaliação da aceitabilidade (apreciabilidade) dos produtos desenvolvidos e finalmente oferecer uma contribuição para ampliar a aplicabilidade matérias-primas de origem vegetal nos diferentes campos farmacêuticos.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br