handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Novas Metodologias de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2020-2021

Título: O USO DA MODELAGEM DIGITAL E DA PROTOTIPAGEM NA GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E SUAS APLICAÇÕES EM CONFORTO, TECNOLOGIAS E MEMÓRIA

Resumo:
O modelo físico é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da arquitetura, em suas diversas áreas de conhecimento técnico-práticas, como conforto ambiental, estruturas e patrimônio. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas computacionais, como as ferramentas de desenho e modelagem auxiliadas por computador e a prototipagem rápida pelas manufaturas aditiva e subtrativa permitem ampliar as possibilidades de uso desta forma de representação do projeto. A presente pesquisa tem por objetivo explorar as possibilidades do uso da modelagem digital e da prototipagem para o desenvolvimento de modelos físicos e ferramentas para análise para as áreas de tecnologias, conforto e memória em arquitetura. Pretende-se com isso conhecer os processos que envolvem a implementação da modelagem digital e prototipagem no âmbito do curso de arquitetura para o desenvolvimento do arquiteto, a partir do projeto e construção de ferramentas e modelos didáticos e desenvolvimento de modelos para estudo das formas arquitetônicas. A relevância do projeto se deve ao fato de este estar alinhado com novas práticas de ensino e aprendizagem em instituições e universidades, com a introdução de processos de prototipagem rápida como instrumento didático para os cursos de Arquitetura. Os resultados esperados por essa pesquisa podem ser utilizados tanto como material didático para o curso de arquitetura quanto como ferramenta para outros cursos. O método utilizado por esse projeto compreende a realização de estudos de caso com uma abordagem mista entre documental e aplicada, a partir de levantamento de campo com instrumentos e fotografia ou estudo e projeto de ferramentas. As ferramentas e modelos serão fabricados a partir dos princípios da prototipagem com ferramental disponível na Universidade, podendo ser utilizado serviço externo caso necessário. Espera-se, assim, promover a exibição dos resultados da pesquisa para apreciação da comunidade e uso dos alunos nas componentes curriculares.
Coordenador: DENNIS FLORES DE SOUZA
E-mail: dennis.souza@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DA IMPORT NCIA DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA PARA OS ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE

Resumo:
A bioquímica é um componente curricular que faz parte do núcleo básico de formação dos cursos da área da saúde. Apesar dos avanços observados nos livros didáticos de bioquímica, a visualização de estruturas e reações ainda é muito limitada. A aprendizagem deste componente curricular tem sido um problema para muitos alunos de curso de graduação, às vezes resistentes aos esforços dos docentes. Sendo assim o objetivo da pesquisa é avaliar como os alunos enxergam a importância da disciplina nos diferentes cursos da saúde. A pesquisa será realizada com alunos da área da saúde da Universidade São Francisco para isto serão consultados aqueles que não tiveram ou estão tendo bioquímica e alunos que já tiveram bioquímica e estão próximos de concluir o curso. A partir dos resultados encontrados será possível levantar estratégias para o desenvolvimento de orientações para mostrar para os alunos a importância dos componentes curriculares do núcleo de formação básica, principalmente a bioquímica e a partir dos dados encontrados traçar possíveis estratégias para auxiliar o aprendizado dos alunos.
Coordenadora: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br

Título: PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NOVOS MULTILETRAMENTOS

Resumo:
Este projeto será desenvolvido dentro da área de Educação, no curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. Com duração prevista de um ano, ele visará a estudar as diferentes práticas para o processo de ensino-aprendizagem que se utilizam dos novos multiletramentos, mais especificamente dos recursos tecnológicos e digitais. A pesquisa estará relacionada com o objeto de ensino, o aluno e o professor. Baseada nos pressupostos teórico-metodológicos, oriundos de uma vertente do Interacionismo Social de Vigotski, o Interacionismo Sociodiscursivo ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), guiada em uma ciência do humano, reconhecendo que a linguagem exerce um papel fundamental no desenvolvimento, mobilizando as interações sociais, daremos seguimento ao nosso trabalho relacionando a importância da linguagem e do agir no desenvolvimento humano que se faz no e por meio de textos socialmente construídos, centrando-se, assim, em uma abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. O projeto se articula com: a) o Projeto Institucional Trabalho docente, letramento e gêneros textuais, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Luzia Bueno na Universidade São Francisco (USF); b) os estudos desenvolvidos nos grupos de pesquisa ALTER_LEGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino) e ALTER-AGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações / Aprendizagem, Gêneros e Ensino); c) o Projeto de Extensão Universitária NEXT Laboratório de apoio ao letramento de professores e alunos, da Universidade São Francisco. Espera-se que os resultados obtidos possam, além da constituição da comunidade investigativa, subsidiar materiais para auxiliar alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para as discussões sobre os novos multiletramentos.
Coordenadora: JULIANA BACAN ZANI
E-mail: juliana.bacan@usf.edu.br

Título: PLACA PROGRAMÁVEL PARA CONTROLE DE CONVERSORES ELETRÔNICOS DE POTÊNCIA

Resumo:
A Eletrônica de Potência desempenha um papel vital para a competitividade industrial e para a conservação e eficiência no uso de energia. As universidades, visando formar engenheiros com proficiência na área, têm revitalizado seus currículos tornando-os mais atualizados. As aulas práticas em laboratório constituem uma parte fundamental no processo de aprendizagem e motivação dos alunos. Embora existam no mercado, excelentes bancadas para montagem de experimentos, seu custo elevado torna-as inviáveis para a maior parte das universidades brasileiras. Como alternativa, surgiram nos últimos anos vários projetos que visam desenvolver módulos básicos destinados ao ensino dos circuitos fundamentais de eletrônica de potência. Nesse ambiente são utilizados componentes eletrônicos de baixo custo e facilmente encontrados no mercado e placas de controle que geram os sinais necessários para realizar a comutação dos dispositivos de chaveamento. Este projeto visa projetar e construir uma placa de controle para conversores de potência e sua utilização no ensino prático de Eletrônica de Potência, Acionamento de Máquinas Elétricas e Conversão de Energia.
Coordenador: JOÃO HERMES CLERICI
E-mail: joao.clerici@usf.edu.br

Título: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E PRÁTICA MÉDICA

Resumo:
A palavra inteligência artificial (IA) vem do latim que se divide em inter (entre) e legere (escolher), ou seja, inteligência é aquilo que o homem pode escolher entre uma coisa e outra, sendo que a inteligência é o modo de resolver problemas, de realizar tarefas. Inteligência artificial é a parte da ciência da computação voltada para o desenvolvimento de sistemas de computadores inteligentes, ou seja, sistemas que exibem características, as quais se relacionam com a inteligência no comportamento do homem. A deficiência na interação com o paciente e na realização de seu exame clínico e a dependência de exames complementares no diagnóstico médico, são fatores que irão enfatizar cada vez mais o uso do computador e da IA em medicina. A mudança da prática médica deverá se refletir num currículo médico ajustado a esses novos paradigmas resultantes da mudança de uma época da informação e do conhecimento para uma época caracterizada por novas tecnologias e pela inteligência artificial. Este projeto tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação médica e desenvolvimento da profissão médica engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento e inserção da IA no dia a dia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa. Para tanto será analisada a implicação da inteligência artificial na educação médica e na prática médica a partir de levantamento bibliográfico, aplicação de questionário estruturado aos docentes do Curso de Medicina e médicos e entrevista com um docente médico da USF. A análise irá demonstrar os desafios do docente médico para atuação crítica com tecnologias, uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais e a atuação médica. Assim, o referencial adotado possibilitará a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do docente médico diante do uso crescente de tecnologias.
Coordenadora: MARIA BET NIA DE OLIVEIRA GARCIA
E-mail: maria.garcia@usf.edu.br

Título: DESENVOLVIMENTO DE CONJUNTOS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRÁTICO E PROFISSIONAL EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Resumo:
Este projeto propõe o desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino prático de Engenharia Elétrica objetivando a aplicação de metodologias ativas como Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e Aprendizado Baseado em Projetos (ProjBL) no desenvolvimento de competências do estudante. O uso de metodologias ativas tem mostrado resultados positivos no ensino de engenharia através do estímulo do estudante em aprender fazendo. O objetivo deste projeto é propor plataformas didáticas para ensino prático e profissional nas áreas de Energias Renováveis e Circuitos Elétricos Aplicados, Instrumentação e Eletrônica Analógica, Sistemas Digitais e Sistemas de Controle. Serão propostos ainda roteiros de práticas e temas para o desenvolvimento destas metodologias ativas promovendo a integração horizontal e vertical dos componentes curriculares buscando esclarecer ao aluno a sequência didático pedagógica adotada para a construção das trilhas de aprendizagem do curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco.
Coordenador: Paulo Eduardo Silveira
E-mail: paulo.silveira@usf.edu.br