handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2020-2021

Título: ESTUDO DE PROTÓTIPOS DE SANEAMENTO UNIFAMILIAR EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO

Resumo:
No decorrer do tempo as soluções de HIS sempre foram voltadas exclusivamente para a produção de novas moradias. Este enviesamento teve consequências, pois enfrentou uma a encruzilhada da construção de moradias infinitas, pois a demanda recuou muito pouco. Deste modo, se constitui num problema de complexa mensuração, que atinge um déficit de mais de 6 milhões de habitações. Este modelo já ultrapassou um ponto de fadiga e, por conta disso, é necessária a apresentação de soluções alternativas. Destarte, o presente projeto vai ao encontro de novos caminhos abordando protótipos de saneamento unifamiliar. Decidiu-se estabelecer como recorte espacial os municípios próximos aos Campus da USF, . Dados advindos do Ministério da Saúde das últimas décadas comprovam que muitas das atuais habitações, localizadas nos assentamentos da periferia, são focos de insalubridade. Pactua-se que o primeiro é fazer um diagnóstico exaustivo das configurações urbanas e arquitetônicas para fugir de rótulos habitacionais. Este viés possibilita desdobramentos na perspectiva de tentar detectar a fundo quais são os atributos e configurações que, mais ou menos, contribuem como agentes de proliferação de focos de insalubridade. Assim, fica evidente que o desenvolvimento de protótipos de saneamento unifamiliar e sua testagem/inserção possibilitam fornecer uma resposta ao contexto. Está empreitada não é necessariamente simples, porque para além da solução em si, ela deve abrigar requisitos de adequação. Um parâmetro desafiador, é que a solução seja flexível à maior quantidade de situações espaciais encontradas nos municípios de São Paulo analisados. A priori infere-se que as constituições espaciais mas adaptáveis são as que ecoaram mais evidenciando que espaço para novidades em HIS. Independente do resultado final, vale a pena esclarecer que qualquer movimentação no sentido de proposições complementares deve ser acolhida, pois alavanca o debate desta temática para outro patamar.
Coordenador: JAIRO ALDEMAR BASTIDAS GUSTIN
E-mail: jairobg@gmail.com

Título: REAPROVEITAMENTO DA AREIA DE FUNDIÇÃO COMO INSUMO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Resumo
: O processo de manufatura gera resíduo, resíduo este que gera inúmeros transtornos, podendo ser financeiros, ambientais, de logística, e comprometendo as empresas, tanto as maiores com as menores deste segmento, e também a sociedade. No ramo da fundição, temos a areia que é utilizada nos moldes, durante o processo da produção, como o principal item de resíduo, descarte este que, em média anual, ultrapassa os três milhões de toneladas, isto somente no Brasil. Com a necessidade de preservar os recursos naturais e diminuir a degradação do meio ambiente, bem como o melhor destino final, procuram-se destinos adequados para reutilizar esta areia de fundição, seja em pequenas ou grandes quantidades, e no segmento da construção civil, oferece oportunidades. Assim, este trabalho visa avaliar a possibilidade de reutilizar a areia de fundição, misturada ou não a outros materiais, como insumo na construção civil, seja como material capaz de proporcionar a construção de um bloco, ou na utilização da construção do concreto. Neste estudo serão empregadas diversas técnicas, começando com uma pesquisa exploratória nos rejeitos desta área em nossa região (Bragança e sul de Minas), através de experimentos, busca comparar os resultados das propriedades mecânicas do produto, exercendo sobre os produtos, cargas de esforços no ensaio de compressão, visando comparar o produto com os oferecidos no mercado. Também será realizado, por meio de pesquisa, análise de materiais capazes de isolar o contato com a terra, eliminando possíveis efeitos de uma contaminação no solo.
Coordenador: MARCELO APARECIDO CARLOS
E-mail: marcelo.acarlos@usf.edu.br

Título: DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE E ESTUDO DE BIOADSORVENTES PARA REMOÇÃO DE CORANTES DE EFLUENTES INDUSTRIAIS E SCALEUP

Resumo:
O crescimento das atividades industriais tem aumentado a emissão de poluentes, devido ao descarte irregular de resíduos sem tratamento. Apesar das leis vigentes, a falta de fiscalização contribui para esta atividade. Dentre esses resíduos, os corantes são altamente danosos ao meio ambiente por terem baixa taxa de decomposição e serem tóxicos. Pequenas concentrações destes provocam a morte de organismos marinhos e inibirem o crescimento de algas, afetando a cadeia trófica. Estudos mostraram que o aumento das atividades autônomas envolvendo corantes contribuem para o descarte irregular desses corantes em efluentes domésticos. Os resíduos sólidos orgânicos muitas vezes são descartados de maneira irregular, como por exemplos as cascas de coco nas praias, bagaço de cana de açúcar nas feiras, entre outros. Mesmo sendo destinados a aterros sanitários, contribuem para o esgotamento de sua capacidade, e precisam de destinos alternativos. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos rios e diminuir o destino de resíduos orgânicos aos aterros e ao descarte irregular, propõe-se este projeto que visa estudar diferentes tipos de bioadsorventes para a remoção de corantes do meio aquoso e sua cinética de adsorção. Como bioadsorvedores serão utilizados resíduos sólidos como: casca de coco verde, casca de banana, bagaço de cana de açúcar, casca de café e casca de arroz. Devido à diferente estrutura desses materiais, são necessários diferentes métodos de preparação e ativação. Para verificar a eficiência da preparação dos bioadsorventes, serão realizadas análises de MEV e DRX. A ativação ocorrerá em meio ácido. Para verificar a atividade adsortiva, serão realizadas isotermas com diferentes temperaturas e tempo de contato. Após a identificação dos melhores meios e ativação e adsorção, serão realizados ensaios em colunas de adsorção piloto. A partir dos dados amostrados, poderão ser realizados estudos cinéticos e de aumento de escala. Para finalizar, serão propostos meios de descarte.
Coordenadora: MONICA TAIS SIQUEIRA D'AMELIO FELIPPE
E-mail: monica.felippe@usf.edu.br

Título: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: O CONFORTO NO ESPAÇO ESCOLAR

Resumo:
Diante das adversidades das mudanças climáticas, principalmente no que se refere ao aumento médio global das temperaturas que impactam o conforto higrotérmico humano, as estratégias de projeto da arquitetura bioclimática se apresenta como um dos principais recursos para a sua mitigação. Este projeto de pesquisa tem como escopo principal o estudo do desempenho térmico e ambiental de edificações escolares para a educação infantil já construídas. Visa verificar, por meio do levantamento de dados dos elementos climáticos e de avaliações qualitativas e quantitativa dos níveis de satisfação com o conforto térmico e ambiental, as possibilidades de soluções de readequação (retrofif) arquitetônica para a sua adequação aos parâmetros de qualidade ambiental. Serão elaborados subsídios para a readequação arquitetônica e energética da edificação, integrados aos conceitos de arquitetura bioclimática, sustentabilidade energética e novas fontes de geração de energia na edificação. Optou-se por estudos em oito municípios vizinhos, local de moradias dos estudantes que cursam a disciplina de Conforto Ambiental I do curso de Arquitetura e Urbanismo nos Câmpus da USF de Bragança Paulista, Itatiba e Campinas. Espera-se estimular o debate e a reflexão sobre os resultados obtidos para o conjunto de escolas estudadas dentro do seu contexto climático, social e cultural.
Coordenadora: JANE TASSINARI FANTINELLI
E-mail: jane,fantinelli@usf.edu.br

Título: MEIO AMBIENTE, DIREITO, GOVERNANÇA E GREEN BONDS

Resumo:
Em 2005 foram pautados os Princípios Globais de Governança Corporativa, sendo estes uma revisão dos princípios de governança já estabelecidos pela OCDE. Percebe-se, pela evolução histórica da governança corporativa, que, no passado, as empresas atendiam somente os anseios dos proprietários e acionistas. Porém, outros agentes, também chamados de stakeholders, passaram a figurar nesta realidade, como colaboradores, fornecedores, consumidores e a sociedade, fazendo com que as empresas, para sobreviverem neste mercado altamente competitivo, lancem mão de governança e responsabilidade social corporativa, a fim de que sejam mantidas a transparência e a perenidade nos negócios. O termo responsabilidade social corporativa (RSC) surgiu há aproximadamente 50 anos, tendo as bases fundamentadas por Howard R. Bowen, com o livro lançado em 1953 e traduzido para o português em 1957. A RSC pode ser definida como os modos pelos quais os negócios dão sua contribuição para melhorar a governança e as condições sociais, éticas, de trabalho e ambientais dos países em que operam. De acordo com a ISO 26000, a responsabilidade social implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Assim, a responsabilidade social, aliada à governança corporativa, proporciona diversas possibilidades e reflexões para os vários atores envolvidos no cenário econômico, social e jurídico, uma vez que implica o compromisso dos negócios de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável. Assim, o objetivo do projeto de pesquisa é verificar e analisar a relação entre governança corporativa, responsabilidade social corporativa e a atual perspectiva ambiental das organizações no contexto dos títulos verdes ou green bonds. Para tanto, a abordagem qualitativa se mostrou mais adequada, e as técnicas de pesquisa serão a bibliográfica e a documental.
Coordenadora: GABRIELLE JACOBI KOLLING
E-mail: gabrielle.kolling@usf.edu.br

Título: FELICIDADE E SEUS DESDOBRAMENTOS COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE DA VIDA HUMANA

Resumo: Na medida em os indivíduos obtém maior autoconhecimento e autodesenvolvimento, suas escolhas se tornam mais conscientes, promovendo vivências mais felizes e sustentáveis. Infere-se que quanto maior for o equilíbrio bio-psico-social-espiritual, melhores serão as relações do indivíduo consigo mesmo e com aqueles que o cercam. Quanto maior o sentimento de satisfação - quanto a saúde, qualidade de vida, condições sociais, econômicas e oportunidade de desenvolvimento - mais equilibrada será sua relação com o meio ambiente. São questões complexas, nas quais permeia-se a relação do indivíduo consigo mesmo e como isto influencia suas relações com o ambiente que o cerca (cultural, ecológico, econômico, espiritual, financeiro, psicológico, político e social), demarcando paulatinamente as condições da existência individual e coletiva de todos os seres vivos. Frente as preocupações e impasses em torno do modo como a sociedade contemporânea tem se organizado e desenvolvido evidencia-se a necessidade da promoção de diálogos interdisciplinares sobre ?quem somos e o que estamos fazendo de nós mesmos? tecendo relações entre felicidade e sustentabilidade humana. Dentre os desdobramentos deste projeto, têm-se alguns trabalhos em progresso que deverão prosseguir em suas investigações e propõe-se também a inclusão de outros projetos. Cada pesquisa, frente aos questionamentos propostos e suas peculiaridades será desenvolvida a partir de métodos distintos. A atenção recai ao percurso metodológico utilizado, de modo que este seja adequado às perguntas feitas e não o oposto, voltando-se para uma ciência com consciência. Frente a responsabilidade da elite científica na busca por soluções sobre a forma como a felicidade tem sido compreendida e regulado comportamentos, vislumbra-se que este projeto possa contribuir na construção de propostas que almejem transformações positivas e sustentáveis no contexto atual.
Coordenadora: PRISCILLA PERLA TARTAROTTI VON ZUBEN CAMPOS
E-mail: priscillacampos.br@gmail.com

Título: INDUÇÃO DO AUMENTO DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM AMBIENTES IMPACTADOS: UMA ABORDAGEM METAGENÔMICA

Resumo:
A ocorrência dos genes de resistência a antimicrobianos vem se tornando cada vez mais frequentes em processos infecciosos. As bactérias multirresistentes são hoje, um motivo de grande preocupação para a saúde pública. A permanência dos genes associados a resistência sempre foi associada a fatores seletivos do ambiente como o uso indiscriminado dos antimicrobianos, porém recentemente foi verificado que o uso de fluoxetina e contaminações ambientais também induzem a manutenção desses genes no ambiente o que amplia a concepção de que apenas antibióticos teriam tal efeito. A abordagem metagenômica para esses estudos se mostrou promissora. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar as ocorrências de genes de resistência em amostras ambientais contaminadas. Para tal usaremos dados metagenômicos publicados na plataforma digital MG-RAST para realização de análises em bioinformática in silico. A compreensão mais detalhada dos processos que levam a manutenção de genes relacionados à resistência a antimicrobianos pode ajudar na sua prevenção.
Coordenadora: NATÁLIA FRANCO TAKETANI
E-mail: franconat@gmail.com

Título: SERRA DO JAPI: ENTRE A PRESERVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO URBANO

Resumo:
A Serra do Japi está situada na Macrometrópole Paulista, entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Seu território geográfico envolve diretamente e indiretamente municípios dos mais importantes para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Abrange os territórios dos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, sendo sua maior parte situada no município de Jundiaí. Representa atualmente uma das maiores áreas de matas contínuas do estado de São Paulo. O seu território concentra uma grande diversidade de flora e fauna, além de possuir uma grande riqueza hídrica e formação geológica única e em função disso, possui vários instrumentos de proteção ambiental incidindo em seu território. Apesar desse arcabouço legal de proteção, sua beleza cênica assim como a qualidade ambiental proporcionada por ela na sua proximidade, também a facilidade de circulação entre as regiões metropolitanas que a circundam tem atraído usos urbanos, exercendo forte pressão da urbanização em sua área de amortecimento. A partir da experiência de gestão das porções da Serra do Japi que são Unidades de Conservação e de sua área de amortecimento situada nos municípios que a contém em seus territórios, pretendemos refletir sobre as políticas de proteção, conservação e gestão de Unidades de Conservação no Brasil e trazer experiências de gestão dessas áreas.
Coordenador: DÉCIO LUIZ PINHEIRO PRADELLA
E-mail: decio.pradella@usf.edu.br

Título: TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE UMA EMPRESA AUTOMOTIVA: PROPOSTA DE MELHORIA

Resumo:
As preocupações ambientais estão em constante crescimento e sendo discutidas de forma significativa nas empresas e organizações. Historicamente, a relação de sustentabilidade empresarial foi algo crescente ao longo dos anos; o âmbito jurídico foi crucial na obrigatoriedade em tratar os resíduos, especialmente com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (LEI Nº 12.305/2010), que trouxe o conceito de responsabilidade compartilhada, onde todo gerador é responsável pela correta destinação e tratamento de seus resíduos, porém quando refere-se aos resíduos perigosos, classificados de acordo com a NBR 10.004 da ABNT (Resíduos Classe I, são os que apresentam maior periculosidade tanto para o meio ambiente quanto à saúde e segurança, possuindo características de tóxicos, patogênicos, inflamáveis/corrosivos entre outros), seu custo é elevado. No entanto, o tratamento desses resíduos pode se tornar uma solução viável e ambientalmente sustentável, pensando na sinergia dos pilares do desenvolvimento sustentável (sociedade, economia e meio ambiente). A empresa BorgWarner Brasil, localizada na cidade de Itatiba, tem como ramo de atividade a produção de peças de carro para montadoras e tem enfrentado problema relacionado ao seu resíduo classe I. Há um tratamento físico-químico na separação dos efluentes gerados no processo fabril, porém, ele é extremamente sensível à alguns produtos de limpeza utilizados na lavagem do chão de fábrica. Quando ocorre a desestabilização do sistema devido à entrada de cera de limpeza na tubulação, há a contaminação de mais de 12 metros cúbicos de efluente, o que gera um custo imenso para a empresa. Diante do exposto, esse projeto tem como objetivo adotar uma metodologia que aprimore e seja adaptável ao tratamento já existente à todas as situações e processos da empresa.
Coordenadora: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br