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Iniciação Científica

Avaliação em Processos de Trabalho e Carreira


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS

A orientação profissional e de carreira faz  parte de muitos fóruns de discussão e é um tema atual e relevante. A construção de instrumentos de medida se faz necessária para que práticas profissionais com base em evidências sejam realizadas. Diante da diversidade de ofertas de cursos e das características do mercado de trabalho, que acompanham as oscilações da economia e das necessidades do país, o presente projeto pretende contribuir com o tema, por meio do estudo de construtos imbricados em processos de orientação profissional e de carreira, em três momentos; quando as escolhas começam a ser consideradas na adolescência, quando elas são consolidadas na formação universitária e; na realização profissional. Farão parte dos estudos, jovens e adultos, estudantes ou trabalhadores, assim como pessoas em momento de aposentadoria.

Coordenadora: Profª. Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br

 


VIESES DE RESPOSTA EM INSTRUMENTOS DE AUTORRELATO

O auto e heterorrelato são métodos de coleta de dados bastante eficientes e de baixo custo para avaliações psicológicas e educacionais. Contudo, itens do tipo Likert não são tão simples quanto aparentam e carregam uma série de armadilhas. Existem uma série de tendências (ou vieses) ao responder a esse tipo de item para além do construto latente avaliado. Existem diversas fontes de vieses já estudadas, entre elas, a aquiescência (tendência de endossar as categorias mais altas da escala, a despeito do conteúdo dos itens), respostas extremas (tendência de utilizar apenas os extremos da escala), a desejabilidade social (tendência de endossar os itens mais agradáveis ou “bons”) e overclaiming (tendência de superestimar as próprias habilidades e competências). Nesse sentido, o uso da escala Likert, sem nenhum tipo de controle de vieses de resposta, pode reduzir a precisão e validade dos escores. O presente estudo insere-se nesse contexto e tem como objetivo propor, analisar e aplicar métodos inovadores para estimação e para controle de vieses de resposta. Nesse contexto, será investigado a aplicação do método de manipulação experimental do viés de resposta na construção e refinamento de instrumentos voltados à psicologia da carreira, trabalho e educacional. Itens de instrumentos serão reescritos para aumentar ou diminuir o viés de resposta, e terão seus parâmetros comparados (entre os itens originais e manipulados). Para os estudos, serão analisados dados simulados, bem como aplicações na adaptação de instrumentos no contexto do trabalho, de carreira e educacional.

Coordenador: Felipe Valentini 
Contato: felipe.valentini@usf.edu.br