handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Sustentabilidade e Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2021-2022

Título: ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE: DO CONFORTO TÉRMICO DAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS PAULISTAS AO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS CIDADES INTELIGENTES (smart cities)

Resumo: A pesquisa tem por objetivo estudar os materiais, práticas construtivas históricas no contexto do conforto ambiental, térmico e da sustentabilidade do patrimônio arquitetônico de edificações históricas rurais paulistas, para o reconhecimento de manufaturas históricas e a formação de indicadores do turismo cultural no patrimônio histórico nas cidades inteligentes (smart cities). A pesquisa aprofunda o conhecimento e reflexão sobre o legado das práticas projetuais e as soluções tecnológicas, bioclimáticas e culturais, adotadas pelos imigrantes europeus frente aos rigores das condições sociais, econômicas, culturais e climáticas do Brasil colônia até a contemporaneidade. Patrimônios que preservados, conservados e reabilitados se reutilizam dentro de novos contextos e funções para as cidades do amanhã. Como instrumentos de pesquisa para o curso de graduação da Arquitetura e Urbanismo, ao mesmo tempo que recupera a memória da comunidade e região, a projeta como referência para os novos conceitos e configurações urbanas. A pesquisa terá como estudo de caso o complexo da Fazenda Atalaia, construída em 1880, em Amparo, São Paulo. Abordará as temáticas sobre as práticas construtivas vernaculares; as características estruturais e térmicas dos materiais vernaculares; a avaliação do conforto térmico por meio do uso da termografia; o patrimônio cultural como legado para as cidades inteligentes. Envolverá a   prática científica da experimentação com trabalho em campo, com o levantamento inicial de dados, análise, diagnóstico e solução, desenvolvendo as habilidades, competências e protagonismo dos estudantes de arquitetura e urbanismo para a criação de   soluções inovadoras para o espaço social, o patrimônio arquitetônico, cultural, urbano e rural das comunidades locais. Enseja a integração entre a teoria e a prática, num prolongamento da atividade de ensino da graduação. Ao estudante confere protagonismo e sólida formação profissional, proporcionando a sua participação em grupos de pesquisa interdisciplinar.  A publicação de artigos científicos e de outros trabalhos de pesquisa traz para o curso e a instituição de ensino o reconhecimento de sua missão na área da investigação técnico-científica.
Coordenadora: JANE TASSINARI FANTINELLI
E-mail: jane.fantinelli@usf.edu.br

 

Título: ESTUDO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO VISANDO O SANEAMENTO E O TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DAS PLACAS

Resumo: A energia elétrica gerada pelas placas fotovoltaicas é produzida pela conversão de radiação solar em energia elétrica, utilizando semicondutores de corrente contínua que geram o efeito fotovoltaico. A energia solar fotovoltaica foi a fonte de energia renovável que mais cresceu no mundo entre os anos de 2000 a 2010. Esse crescimento se dá a uma taxa de 39% ao ano, um aumento praticamente exponencial. A energia solar, além de ser uma fonte natural disponível, é perfeitamente aplicável para desinfecção de águas em regiões menos favorecidas em infraestrutura e recursos financeiros, uma vez que não há necessidade da dosagem de produtos químicos e não há custo já que materiais comerciais descartados podem ser reutilizados. A elevada incidência de doenças de veiculação hídrica, devido à ausência de um sistema de saneamento suficientemente eficaz, afeta principalmente as populações que vivem em localidades de baixa renda per capita e/ou em zonas rurais. Desta forma, este trabalho propõe estudar um sistema de captação de energia fotovoltaica para bombear e desinfectar as águas e efluentes em pequenas comunidades, avaliando a qualidade da água, por meio de análises físico-químicas e bioensaios de fitotoxicidade utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), em condições de laboratório. Além disso, pretende-se recuperar os metais oriundos dos resíduos gerados após a vida útil das placas fotovoltaicas e analisar a possibilidade de reaproveitamento do lodo gerado pelo processo de tratamento. Assim, busca-se desenvolver cada vez mais, meios alternativos e menos onerosos para promover a melhoria da qualidade de vida desta população. 
Coordenadora: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br


Título: METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE PROJETO E AS CERTIFICAÇÕES DE DESEMPENHO AMBIENTAL PARA HABITAÇÕES 

Resumo: A construção civil causa grande impacto ambiental durante todo o ciclo de vida do edifício, consumindo recursos naturais e energia, sendo também responsável por emissões de carbono e geração de resíduos, além de implicar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Portanto, é de extrema importância compreender as possibilidades e limitações atuais relacionadas à questão da sustentabilidade ambiental de edifícios e cidades. Por outro lado, existem diversas metodologias de avaliação de desempenho ambiental de projetos, ligados às certificações, que trazem parâmetros de sustentabilidade a serem alcançados, de modo a encorajar práticas de excelência e conscientizar sobre o tema. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar metodologias de avaliação da dimensão ambiental da sustentabilidade, existentes no Brasil e no mundo, aplicáveis em projetos habitacionais, a fim de se compreender os principais aspectos projetuais abordados. Para isso, será feita coleta de dados sobre métodos de avaliação ambiental, de modo a analisar os parâmetros utilizados, além de estudo de habitações certificadas no país, para compreensão das possíveis soluções projetuais e identificação de lacunas e possibilidades existentes. Espera-se contribuir, portanto, para a melhoria da produção habitacional no Brasil, tendo como referência parâmetros reconhecidos nas certificações ambientais como fundamentais para sustentabilidade arquitetônica e urbana.
Coordenadora: CÁSSIA BARTSCH NAGLE
E-mail: cassia.nagle@usf.edu.br

Título: A INFLUÊNCIA DOS ALAGAMENTOS URBANOS NA REPRESA JAGUARI   

Resumo: A capacidade do meio ambiente está comprometida, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza não mais está absorvendo a poluição. A vida depende dos recursos ofertados pelo planeta, a agua é um recurso essencial para a existência da humanidade, porém muitas das atividades humanas estão contaminando este recurso direto em sua origem. O objetivo é identificar as áreas de alagamento urbano que desaguam de alguma forma na Represa do rio Jaguari com a intenção de elaborar um mapeamento destas áreas. O trabalho será dividido através da delimitação da área da represa do rio Jaguari, em seguida será identificado todos os afluentes que desaguam de alguma forma na represa do rio Jaguari; também será identificado as áreas de prováveis alagamentos; as técnicas de prevenção a alagamento; os contaminantes que podem ser carregados pelos alagamentos; as cidades que podem ser atingidas por alagamentos e por fim será produzido um mapeamento indicando as áreas urbanas que são alagadas e que podem de alguma forma enviar contaminantes através dos afluentes que desaguam na represa do rio Jaguari. 
Coordenador: RAFAEL AUGUSTO VALENTIM DA CRUZ MAGDALENA
E-mail: rafael.magdalena@usf.edu.br


Título: INCORPORAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM CONCRETO PERMEÁVEL NA AÇÃO DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA URBANA    

Resumo: Nos dias atuais, os grandes centros urbanos procuram a otimização de seus espaços, visando a melhoria de áreas habitacionais, públicas e vias de locomoção. Dentre os principais desafios, o ponto de equilíbrio entre a geração de novas áreas habitáveis e áreas permeáveis, fundamentais para o ciclo hidrológico das águas, se faz necessário para o atendimento das agendas ambientais. No Brasil são descartados cerca de 450 milhões de toneladas de pneus; o uso deste material juntamente com o concreto quando aplicados em pavimentos leves para pedestres, apresenta melhorias no que diz respeito ao aumento de sua elasticidade, diminuindo o surgimento de rachaduras, reduzindo o custo de reparos e manutenção. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar a viabilidade técnica e econômica da incorporação de pneus inservíveis em concreto permeável aplicáveis a pavimentos leves na ação da sustentabilidade hídrica urbana.
Coordenadora: CRISTINA DAS GRAÇAS FASSINA
E-mail: cristina.fassina@usf.edu.br