handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar


Categoria
Projetos PICITExt 2021-2022

Título: COVID-19: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA DOS PACIENTES HOSPITALIZADO, MARCADORES DE RISCOS, LETALIDADE E COMPLICAÇÕES TARDIAS

Resumo: O acelerado aumento do número de casos de doença pelo novo coronavírus (COVID- 19) exige que os países geraram um grande aumento de internações hospitalares no sistema único de saúde (SUS) com na saúde complementar. A taxa de letalidade do Brasil é muito elevada, influenciada pelas desigualdades no acesso ao tratamento e pela presença de comorbidades que aumentam sua letalidade da doença, como patologias respiratórias, neoplasias, cardiopatias, hipertensão e diabetes, além de marcadores. Nos pacientes curados tem sido descrito, a presença de diversas sequelas orgânicas e da saúde mental a longo prazo que não são totalmente conhecidos e afetam sobretudo a qualidade vida destes indivíduos. Objetivo: descrever o padrão de letalidade, fatores de risco que levam às complicações do COVID-19, suas sequelas clínicas tardias pós-infecção e ocorrência de ansiedade e depressão nestes pacientes. Métodos: estudo ecológico transversal através de análise de prontuário e entrevistas com pacientes internados no Hospital Universitário São Francisco por COVID-19 entre 01 março de 2020 até 31 dezembro 2021. Resultados esperados: Descrever a taxa de mortalidade no Hospital Universitário, determinar variáveis prognóstico na internação, descrever as diferenças no tratamento e morte considerando pacientes do SUS e saúde complementar, descrever as complicações a longo prazo e taxas de prevalência de ansiedade e depressão.
Coordenador: MURILLO DE OLIVEIRA ANTUNES
E-mail: murillo.antunes@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO CLÍNICA DAS MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS EM PACIENTES PÓS-COVID-19 

Resumo: A COVID-19 é uma doença viral que acomete as vias aéreas respiratórias baixas, causada pelo vírus SARS-CoV-2 que cursa geralmente com sintomas leves, no entanto pode causar consequências graves e levar ao óbito, na minoria das vezes. Os pricipais sintomas da doença são: dor de garganta, febre, tosse, anosmia, perda do paladar, cefaléia, diarreía, falta de ar. A maioria das pessoas se recupera sem precisar de tratamento ou sem sequelas. No entanto, a extensão de dados relativos à consequência neurológica ainda é pequena. Objetivo: Tendo em vista a lacuna existente na neurologia clínica no que tange ao manejo dos pacientes acometidos por sequelas do COVID-19, esse estudo pretende agregar o conhecimento científico acerca da abrangência da ação do vírus no sistema nervoso central (SNC) do paciente.
Coordenadora: KAREN ANTONIA GIROTTO TAKAZAKI
E-mail: karen.takazaki@usf.edu.br


Título: AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS E MUDANÇAS QUE A POPULAÇÃO APRESENTA DURANTE A PANDEMIA 

Resumo: Por conta da pandemia do vírus COVID-19 as informações sobre a os cuidados de higiene, nutrição, atividade física e recuperação pós contaminação se tornaram parte do dia a dia da população. Contudo, muitas informações são passadas erroneamente e precisam ser corrigidas. Essas informações objetivam orientar a população sobre o consumo de suplementos e alimentos no combate ou prevenção da doença; sobre como deve ser realizada a higiene tanto das mãos e alimentos; sobre a vacinação; sobre a atividade física e processos de recuperação pós-contaminação. Portanto, este trabalho objetiva estudar quais as alterações que a população teve na alimentação, higiene e atividade físicas por conta da pandemia e o conhecimento e medos/angústia adquiridos neste mesmo momento. Para isto será desenvolvido questionário para diferentes grupos, adultos, idosos e praticantes de exercício físico, pessoas que já foram contaminadas com o vírus COVID-19 enfocando as questões objetivadas no estudo, portanto usar-se-á o google formulário e as redes sociais para atingir os alvos. Após a análise dos dados, pretende-se observar quais as principais mudanças ocorreram, para que haja necessidade ocorra programa de conscientização da população.
Coordenadora: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br


Título: BIOINFORMÁTICA APLICADA A ANÁLISE DE TRANSPORTADORES DO TIPO ABC DE BACTÉRIAS RESISTENTES A ANTIBIÓTICOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS ALVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS

Resumo: A resistência aos antibióticos é tida como um problema de saúde pública, interferindo significativamente em diversas condições clínicas como diminuição da eficiência terapêutica, redução no controle de doenças infectocontagiosas, colocando em risco profissionais da área da saúde e outros pacientes. O estudo do genoma e protejam das diversas bactérias resistentes permite encontrar novas formas de inibir o seu crescimento e proliferação. A infectividade e patogênese dessas bactérias têm sido relacionadas com um grupo de transportadores conhecidos como transportadores ABC (ATP-Binding Cassete) envolvidos principalmente com mecanismos de evasão, resistência ao hospedeiro, fatores de superfície celular e excreção, auxílio na captação de nutrientes, entre outros. Estes os genes que codificam esses transportadores podem compor cerca de 5% dos genomas dessas bactérias, o que reflete a importância destes transportadores para as bactérias. A partir de programas e algoritmos especializados, este projeto tem como objetivo identificar e caracterizar os transportadores ABC de diferentes bactérias resistentes a fim de criar um banco de informações e relações entre esses transportadores para ser utilizado como informações preliminares para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. Banco de dados e programas especializados em análises estruturais e interações entre proteínas serão utilizados para identificar e caracterizar genes e proteínas dos diferentes transportadores ABC das bactérias Salmonella enterica, Shigella flexneri, Mycobacterium tuberculosis, Streptococcus pyogenese, Acinetobacter baumannii, Klebsiella pneumoniae a fim de comparar a estrutura e mecanismos de funcionamento desses transportadores. A docarem molecular ainda permite identificar substâncias e moléculas que podem interagir com as proteínas do transportador e inibí-las. Os achados poderão servir de base para novos estudos, utilizando os transportadores ABC como alvo de novos antimicrobianos.
Coordenadora: ALINE SAMPAIO CREMONESI
E-mail: a.sampaio@usf.edu.br


Título: EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO NA INTENSIDADE DA DOR DE PACIENTES COM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES 

Resumo: A articulação temporomandibular está entre as mais utilizadas do corpo humano por apresentar funções como falar, mastigar, deglutir e bocejar. Dessa forma, a região está exposta à microtraumas, os quais podem ocorrer em longo prazo, como consequência de hábitos como bruxismo, hiperfunção muscular e influências hormonais. Estes hábitos ainda podem aumentar em situações de estresse ou postura repetitiva. As disfunções temporomandibulares (DTM) são conhecidas pelo seu caráter multifatorial e presença de processos inflamatório e doloroso que modificam a funcionalidade dos indivíduos acometidos, posto que, causam sintomas como ruídos articulares, cefaleias, dor na região orofacial, desvios posturais e dificuldade de abrir a boca. Objetivamos, portanto, avaliar a influência da fotobiomodulação nos participantes com disfunções temporomandibulares, esperando redução da dor e, consequentemente, ganho de amplitude de movimento. Para tal, será realizado um estudo clínico experimental, que contará com um grupo controle, no qual receberá aplicação do tratamento placebo e os grupos de intervenção que receberão a aplicação da fotobiomodulação na ATM ou na região cervical com comprimento de onda de 810 nm, 200 mW (single) ou 1000 mW (cluster) de potência e 1 minuto de aplicação por ponto. As regiões de intervenção serão iguais para todos os grupos, sendo elas a cápsula articular, masseter, temporal e esternocleidomastoideo. Todos os grupos passarão por avaliações iniciais e finais com a aplicação do questionário DC/DTM para classificação da disfunção e da escala visual analógica (EVA), além do índice de mobilidade mandibular, Pain catastrophizing Scale (PCS) e questionário de autoeficácia da dor (PSEQ) . Portanto, buscamos propor um tratamento inovador com abordagem psicossocial para as DTM, as quais são muito prevalentes em adultos com idade socioeconomicamente ativa.
Coordenadora: CAROLINA OCANHA JORGE
E-mail: carolina.jorge@usf.edu.br


Título: PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DA PESQUISA À AÇÃO. INTERROGAÇÕES E POSSIBILIDADES.   

Resumo: Frente o questionamento sobre o papel da ciência e do cientista na sociedade contemporânea, do conhecimento produzido e de seus impactos sociais, faz-se necessário refletir sobre os produtores do conhecimento. Indaga-se, portanto, sobre os discentes que participam do programa de iniciação científica. O objetivo consiste em promover contribuições positivas e transformadoras na formação dos participantes do Programa de Iniciação Científica (PIC), tendo como foco a felicidade. Esta investigação - aprovada pelo comitê de ética em pesquisa, sob o CAAE 27955020.4.0000.5514 em que se compreende a oportunidade de fornecer subsídios para o aprimoramento quanto aos processos que envolvem este programa na Instituição investigada e fomentar o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores mais bem capacitados - encontra-se em sua fase de coleta de dados, tendo seu início em maio de 2021 e o encerramento acontecerá em agosto de 2021. O período compreendido nesta investigação é de 2012 a 2020. O público alvo, ao total, 1099 discentes apurados através de editais disponíveis ao público no site da universidade investigada, está sendo interpelado através de questionários via google forms. Tanto as questões éticas quanto a Lei Geral de Proteção de Dados estão sendo respeitadas. A equipe de atendimento da universidade pesquisada está oferecendo suporte quanto aos disparos de e-mails. Até o momento, os e-mails válidos, não duplicados totalizam 966 contatos. Estima-se em média a recepção de 286 respostas. Até 11 de junho de 2021 foram obtidas 61 respostas. A abordagem desta pesquisa é Quali-quantitava, de cunho exploratório e descritivo, optando-se à priori, como procedimento técnico a análise de conteúdo, podendo também ser considerada a análise do discurso. Os resultados permitirão evidenciar o perfil dos egressos, bem como propor ações que contribuam para o envolvimento dos discentes de modo pleno em seus projetos, sob a premissa de uma “Ciência com Consciência”, tal como proposto por Edgar Morin.
Coordenadora: PRISCILLA PERLA TARTAROTTI VON ZUBEN CAMPOS
E-mail: priscilla.campos@usf.edu.br


Título: A RELAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E O OLHAR DA PSICOLOGIA POSITIVA NA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EM COOPERATIVAS DE RECICLADORES EM CAMPINAS

Resumo: A geração de resíduos sólidos urbanos-RSU é um desafio para a gestão pública dos municípios. Com o crescimento populacional e consequente aumento do volume gerado de resíduos na sociedade, surgiram os catadores de resíduos. Os catadores de resíduos são cidadãos, muitas vezes desempregados que viram nos resíduos recicláveis uma fonte de renda rápida, sem a necessidade de uma qualificação profissional. Esses cidadãos, infelizmente, não são vistos pela sociedade com a importância da sua representação para o elo do sistema de gestão pública dos resíduos. Essa desvalorização social e o baixo poder econômico, pode gerar nos catadores um sentimento de “desvalorização” como cidadão. Considerando este contexto social, este projeto parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, Cooperativas de Recicladores de Campinas e os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia e Psicologia, a fim de investigar a relação do trabalho do catador e seu bem-estar físico, focando o que o ambiente ao seu redor lhe propicia para se sentir melhor. Como objetivo, este trabalho propõe estudar a relação do ambiente físico, levando em consideração a instalação, ergonomia, segurança e saneamento nas cooperativas, bem como analisar o próprio sistema organizacional, a interferência destes no bem-estar subjetivo dos funcionários das cooperativas, além da percepção dos catadores em relação a sua valorização na sociedade. Considerando a natureza multidisciplinar do projeto, como metodologia de pesquisa o trabalho terá atuação em várias frentes, considerando a pesquisa bibliográfica e de campo, a aplicação de questionário sobre clima organizacional e de instrumentos de medidas da área da Psicologia Positiva: escala de bem-estar subjetivo-EBES e forças de caráter, de softwares específicos da Engenharia, além de intervenções para a promoção de educação, saúde e bem-estar. Atentos ao que a Organização das Nações Unidas definiu como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como estes podem contribuir para a construção de um mundo melhor, espera-se com este projeto, propiciar melhorias na qualidade de vida e trabalho dos catadores de resíduos recicláveis das cooperativas de Recicladores do município de Campinas.
Coordenadora: RENATA LIMA MORETTO
E-mail: renata.moretto@usf.edu.br

 

Título: ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS BIOPSICOSSOCIAIS, TREINAMENTO CONCORRENTE E FOTOBIOMODULAÇÃO EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO

Resumo: A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população e está associada ao envelhecimento e crescentes índices de obesidade. A principal característica no quadro clínico desses pacientes é a dor crônica. Diversos fatores explicam o quadro clínico do paciente com osteoartrite de joelho, com foco geralmente voltado para o aspecto físico da diminuição de força e equilíbrio. Mas para um olhar integral e humanizado sobre esse paciente, é necessário entender o seu quadro psicossocial. Fatores como ansiedade, depressão, medos e prévias concepções contribuem para o aumento da intensidade da dor nesses indivíduos. Além dessas abordagens, os agentes eletrofísicos se mostram como uma tecnologia com possível benefício na melhora do quadro álgico desses pacientes, sendo a Fotobiomodulação o principal recurso utilizado. Objetivo: avaliar se a implementação de abordagens biopsicossociais e a fotobiomodulação ao protocolo de treinamento concorrente aplicado por fisioterapeutas, pode ser eficaz na redução da intensidade da dor de pacientes com osteoartrite de joelho. Método: será realizado um estudo com três braços, que contará com o tratamento controle através do treinamento concorrente, que são exercícios aeróbios e anaeróbios feitos na mesma sessão, visando aprimorar diversas características dos indivíduos como força, resistência e aptidão cardiorrespiratória. Além disso, em um grupo será adicionado abordagens biopsicossociais, com técnicas de relaxamento, educação sobre dor e doença, meditação, visando abranger também os aspectos emocionais e sociais dos participantes. E para os pacientes com classificação grau 4 (Kellgren-Lawrence) de severidade avançada, receberão a fotobiomodulação. Serão realizadas avaliações no início e fim de tratamento após 6 semanas através de questionários, testes funcionais, avaliação de força e aptidão cardiorrespiratória.
Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM
E-mail: andre.sardim@usf.edu.br


Título: EFEITO DOS PERFIS FITNESS DE INSTAGRAM SOBRE O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE RESTRIÇÃO

Resumo: Apesar das redes sociais e, particularmente, do Instagram ter grande impacto nos aspectos de saúde, é escassa a literatura, sobretudo com estudos de desenho experimental que investigam influências de redes sociais baseadas em imagens e fotos, sobre o potencial comportamento alimentar de restrição estimulado em perfis específicos desta rede. Objetivo: Investigar experimentalmente os efeitos de perfis fitness de Instagram (comparados à perfis controle – aqui considerados perfis de turismo sobre o comportamento alimentar de restrição estratificando os dados segundo sexo, tempo de uso da rede social, perfil de importância atribuído à rede e estado nutricional. Métodos: 104 participantes com idade de 18 a 35 anos e de ambos os sexos serão distribuídos para ver um conjunto de perfis de Instagram (fitness versus turismo) para verificação de possíveis efeitos sobre uma variável que pontua o nível de restrição alimentar; os dados serão analisados utilizando como método estatístico ANOVA e correlação de pearson. Resultados esperados: Espera-se que a visualização de perfis fitness de Instagram (comparados ao grupo controle) levem ao aumento de pontuação para restrição na escolha alimentar.
Coordenador: CÉSAR HENRIQUE DE CARVALHO MORAES
E-mail: cesar.moraes@usf.edu.br


Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PACIENTES USUÁRIOS DE AGENTES ANTIRREABSORTIVOS SOBRE O RISCO DE OSTEONECROSE INDUZIDA

Resumo: A osteonecrose maxilar induzida por medicamentos (ONMIM) representa uma condição adversa de grande morbidade relacionada ao uso de medicações chamadas antirreabsortivas, como os bisfosfonatos, inibidores de RANK-L e antiangiogênicos. Muitos usuários dessas medicações desconhecem a possibilidade de tal efeito adverso, o que os impede na integração de um plano de tratamento odontológico na tentativa de se limitarem fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença, como a presença de cárie avançada e doença periodontal. A atuação odontológica preventiva com pacientes usuários dessas medicações é essencial na tentativa de se evitar o desenvolvimento de uma condição (ONMIM) que ainda persiste sem um tratamento efetivo. Assim, esta pesquisa visa avaliar o Avaliar o conhecimento de pacientes usuários de medicações antirreabsortivas do serviço público de saúde da cidade de Bragança Paulista, SP, sobre o risco de osteonecrose induzida. Este estudo transversal e quantitativo será realizado nas dependências do Hospital Universitário da Universidade São Francisco (USF) e e serviço público de saúde da cidade de Bragança Paulista. Consistirá na aplicação de um questionário contendo questões fechadas e abertas a pacientes usuários do sistema de saúde que apresentem enfermidades ósseas e/ou oncológicas, sobre o seu conhecimento a respeito de ONMIM e das medicações relacionadas à morbidade. Os dados obtidos serão tabulados, analisados e submetidos à análise estatística descritiva considerando nível de significância de 5%. Espera-se que o estudo contribua para o desenvolvimento de atividades educativas para profissionais de saúde e pacientes usuários de agentes antirreabsortivos sobre o risco de ONMIM associado e assim, almeja-se estimular atividades preventivas que diminuam o risco para o desenvolvimento da doença. 
Coordenadora: PATRICIA MARIA WIZIACK ZAGO
E-mail: patricia.zago@usf.edu.br

 

Título: EFEITO ANALGÉSICO COMPARADO ENTRE PARACETAMOL E IBUPROFENO PARA CONTROLE DA DOR PÓS EXODONTIA DE TERCEIROS MOLARES MANDIBULARES INCLUSOS 

Resumo: A sensação dolorosa é frequente após a exodontia de terceiros molares mandibulares inclusos, principalmente porque se trata de uma cirurgia em que há trauma tecidual intenso devido à necessidade de abertura de retalho e procedimentos de osteotomia e odontossecção. O adequado alívio da sensação dolorosa pós-operatória é essencial para o bem-estar físico e emocional dos pacientes. Para isso, o mercado brasileiro dispõe de diferentes medicamentos com ação analgésica e dentre esses, o paracetamol e o ibuprofeno, bastante utilizados atualmente. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva comparar o efeito analgésico pós-operatório do paracetamol e do ibuprofeno após exodontias de terceiros molares mandibulares inclusos. Trinta pacientes saudáveis provenientes da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade São Francisco e que apresentem terceiros molares mandibulares inclusos bilaterais (classificação 1 e 2; A e B de Pell e Gregory, 1933) com necessidade de procedimentos de osteotomia e odontossecção serão selecionados. Posteriormente, cada paciente será submetido ao procedimento cirúrgico para exodontia de um dos terceiros molares mandibulares inclusos definidos randomicamente e realizará a terapêutica medicamentosa pós-operatória, também definida randomicamente, utilizando paracetamol ou ibuprofeno. Previamente ao procedimento cirúrgico, os pacientes utilizarão dexametasona 4mg e durante o regime analgésico pós-operatório, a dor sentida pelo paciente será avaliada a cada 6 horas, durante 48 horas, através de uma escala analógica visual composta pelos seguintes escores: 0 (sem dor); 1 (dor leve/discreta); 2 (dor moderada); 3 (dor severa) e 4 (dor muito severa). Os dados tabulados serão submetidos a análise estatística (teste de Mann-Whitney) com nível de significância de 5%.
Coordenadora: PATRICIA MARIA WIZIACK ZAGO
E-mail: patricia.zago@usf.edu.br

 

Título: SAÚDE MENTAL: UMA QUESTÃO TEÓRICA?  

Resumo: Como um psicólogo se pauta para lidar com o problema da saúde mental? A partir da lei (determinação externa), e a partir das especificidades da sua abordagem (determinação particular). O psicólogo, por ele mesmo, não trabalha a partir de nenhuma especificidade comum a todos os psicólogos pois essa especificidade (epistêmica) não existe. A história da psicologia é a história de um campo fragmentado entre várias posições políticas e projetos teóricos profundamente diferentes. Mas há alguma coisa que possamos dizer que é comum aos psicólogos? Como proceder frente ao sofrimento, ao sintoma, ao mal-estar a partir de uma base mínima, mas comum de conhecimento? Existem pressupostos que compartilhamos como categoria profissional? Se sim, quais seriam eles? Essas são algumas das perguntas que norteiam esse trabalho, na proposta de tentar identificar, depois de um século e meio de desenvolvimento, se a psicologia ainda está realmente rendida ao seu próprio processo de dispersão e às normalizações das relações sociais de suas épocas, ou se já construiu pilares epistêmicos comuns a partir dos quais poderíamos pensar a questão do sofrimento.
Coordenador: VITOR PEQUENO
E-mail: vitor.pequeno@usf.edu.br


Título: MATERNIDADE E AUTOCUIDADO: A EXPERIÊNCIA DE MULHERES-MÃES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Resumo: A experiência da maternidade produz um conjunto de alterações nas dinâmicas familiares, com especial repercussão para a vida da mulher-mãe. Apesar de um marco legal robusto na proposição de políticas públicas que pensem esse processo, é notável um foco na saúde do bebê, o que acaba por produzir algumas lacunas no cuidado ofertado as mães. Esse trabalho se apresenta com o propósito de compreender quais são as práticas de autocuidado mobilizadas por gestantes, puérperas e lactantes, e sua relação com os serviços de atenção básica, dentro de um território sanitário atendido por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo.
Coordenador: ALISON DOUGLAS DA SILVA
E-mail: alison.silva@usf.edu.br


Título: PERFIL DE INCIDÊNCIA DE EVENTOS CARDIOVASCULARES NOS CASOS GRAVES DE COVID-19

Resumo: A COVID-19 se apresenta como um dos maiores desafios de saúde pública enfrentados pela humanidade desde a gripe espanhola. Afetando todos os continentes, e sendo responsável por mais de 3 milhões de óbitos, a infecção pode variar de oligossintomática para Síndrome da Angústia Respiratória Severa (SARS). No contexto de um quadro grave pela COVID-19, a ocorrência de eventos tromboembólicos deve-se principalmente à lesão endotelial, à liberação de citocinas pró-inflamatórias e à ativação plaquetária. A ligação do vírus ao seu receptor de Angiotensina II e sua replicação geram como resultado um estado de hiper inflamação sistêmica somado à lesão endotelial, que culminam numa disfunção endotelial pró-trombótica. Isto, somado a imobilização, ventilação mecânica e ao uso de cateteres venosos centrais contribui tanto para agravar quanto aumentar a probabilidade de eventos cardiovasculares. Objetivo: Verificar a correlação entre os casos graves de COVID-19 com eventos cardiovasculares Metodologia: Será feita uma análise epidemiológica e estatísticas em pacientes que foram internados em leitos de UTI do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Será feito um estudo observacional retrospectivo a partir de dados de prontuário dos pacientes para determinar a incidência de eventos cardiovasculares, em especial tromboembólicos, concomitantes à COVID-19. Resultados Esperados: Espera-se traçar um paralelo entre a infecção e tais complicações, observando-se o perfil de incidência de cada evento. Conclusão: A partir de um estudo que permite observar as complicações mais frequentes na pandemia, poder-se-á aplicar mais medidas de prevenção focadas para tais eventos, diminuindo assim taxas de mortalidade.
Coordenadora: RENATA CRISTÓFANI MARTINS
E-mail: renata.cristofani@usf.edu.br

 

Título: CONDIÇÕES DE PARTO EM GESTANTES RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

Resumo: O parto incorpora um laço familiar, materno durante a gestação e se concretiza com o nascimento do bebê. O termo Parto Humanizado dispõe que o parto deve ser um momento em que a mulher deverá ser a protagonista e livre de técnicas invasivas, desnecessárias e dolorosas. Pensando nisso, realizaremos o trabalho com objetivo de conhecer as experiências de mulheres que vivenciaram o parto. Refere-se a estudo relacionado com pesquisas descritivas, com a abordagem qualitativa, tendo como área de abrangência a saúde da mulher. A pesquisa terá como participantes mulheres gestantes, do município de Bragança Paulista, maiores de 18 anos de idade, que tiveram a vivência com o Parto Humanizado ou outros tipos de parto. A coleta de dados será realizada após aprovação do Comitê de Ética da Universidade São Francisco por meio da busca ativa dos sujeitos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizará os dados, que possibilitarão o contato com o público alvo e assim o preenchimento do formulário de pesquisa. As casas de parto são instituições especializadas na realização de partos naturais. Após o levantamento das vantagens e desvantagens relacionadas às vias de parto, e da assistência qualificada se faz necessário entender os benefícios da implementação de uma casa de parto, considerando o ambiente não hospitalar diminuindo os riscos de infecção tanto para a mulher como para o bebê. A implementação de casas de parto possibilitaria uma abrangência para as parturientes optarem por um parto humanizado dentro do SUS. 
Coordenadora: RENATA CRISTÓFANI MARTINS
E-mail: renata.cristofani@usf.edu.br

 

Título: INFLUÊNCIA DA REABILITAÇÃO PULMONAR SOB FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA, DISPNÉIA E VARIÁVEIS CARDIOVASCULARES, VENTILATÓRIAS E DE OXIGENAÇÃO EM INDIVÍDUOS COM SEQUELAS PÓS-COVID-19  

Resumo:  O vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 foi identificado em meados de dezembro de 2019 e, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia, sendo de conhecimento público que o vírus infectou milhões de pessoas ao redor do mundo. As sequelas advindas da COVID-19 são mais comuns em pacientes que desenvolvem a forma grave da doença, porém tem sido descrito que indivíduos com doença moderada também podem apresentar grau de comprometimento funcional, o qual pode afetar a habilidade de realizar atividades de vida diária, funcionalidade, mudar o desempenho profissional e prejudicar a interação social. Ainda, os indivíduos podem se tornar mais sedentários, o que aumenta o risco de comorbidades. Para melhorar a evolução e consequentemente o prognóstico desses pacientes, recomenda-se a reabilitação pulmonar (RP) após a alta, considerando o treinamento para sobreviventes de doenças críticas, amparado nas bases de um programa RP, considerando as necessidades e o comprometimento funcional de cada indivíduo, com a intenção de aprimorar a condição física. Dentre os recursos utilizados pode ser incorporado aos recursos de intervenção em RP tradicionais na reabilitação PÓS-COVID-19 o uso da a eletroestimulação diafragmática transcutânea (EEDT), método esse pouco explorado na literatura nessa condição. Objetivo: avaliar a influência da reabilitação pulmonar sob força muscular respiratória e variáveis cardiovasculares, ventilatórias e de oxigenação em indivíduos com sequelas PÓS-Covid-19. Metodologia: estudo do tipo experimental, controlado, não aleatorizado, envolvendo duas etapas de coleta de dados: T1: abordagem inicial (baseline) e T2: oito semanas após T1, o qualserá conduzido no Ambulatório de Fisioterapia em Cardiologia e Pneumologia da Faculdade de Fisioterapia da Universidade São Francisco, na cidade de Bragança Paulista, interior do Estado de São Paulo, Brasil. Serão incluídos nos estudo indivíduos acima de 18 anos, de ambos os sexos, com encaminhamento médico e com baixo risco para o treinamento físico. Serão coletados dados sociodemográficos e clínicos, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA) e relação cintura/quadril (RCQ) e todos os participantes serão avaliados para os seguintes parâmetros: força muscular respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial e duplo produto, saturação de oxigênio, frequência respiratória, volume minuto, volume corrente e índice de dispneia em T1 e T2. O teste de caminhada de seis minutos (TC6’) será aplicado para determinar a velocidade média do treino aeróbio na esteira ergométrica, bem como para verificar a distância percorrida no teste. Os indivíduos serão divididos em dois grupos, denominados grupo intervenção (GI: RP + EEDT) e grupo controle (GC: RP) de forma aleatória. Resultados esperados: os pacientes submetidos ao programa de RP acrescido de eletroestimulação diafragmática apresentarão melhora da força muscular respiratória, pressão arterial, duplo produto, função respiratória, oxigenação e índice de dispneia quando comparado aos pacientes do grupo controle.
Coordenadora: TAÍS MENDES DE CAMARGO
E-mail: tais.camargo@usf.edu.br


Título: A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO E DO FEEDBACK EXTRÍNSECO NA APRENDIZAGEM MOTORA E NA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS  

Resumo: As habilidades motoras são fundamentais para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo das crianças. Métodos eficientes de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento de estratégias capazes de favorecer o ganho de habilidades motoras e a ampliação da participação social em crianças com deficiências neurológicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do conhecimento explícito no processo de aquisição de uma habilidade motora, além de compreender o papel do feedback extrínseco na retenção e transferência de habilidades, visando a ampliação das possibilidades de interação em diferentes contextos sociais. Métodos: Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado, não controlado, que será realizado na Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista. Serão incluídas crianças com deficiências neurológicas com idades entre 5 e 15 anos de idade.  Os indivíduos serão randomicamente distribuídos em dois grupos de acordo com a oferta de conhecimento explícito e feedback. O treinamento será realizado por meio de uma interface homem computador, desenvolvida pelo curso de engenharia elétrica da Universidade São Francisco.
Coordenadora: DANIELLE BORREGO PEREZ
E-mail: danielle.perez@usf.edu.br


Título: PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PRÉ-NATAL: O ENFERMEIRO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE ENSINO 

Resumo: Uma gravidez saudável, pré-natal, parto de qualidade, puerpério e informações acerca dos métodos contraceptivos são fatores fundamentais para uma mulher, tanto as que estão grávidas como as que querem prevenir uma gravidez. O Sistema Único de Saúde oferece a estas mulheres uma vasta rede de informações sobre por exemplo, métodos contraceptivos, que são formas de prevenção tanto para as infecções sexualmente transmissíveis, quanto a uma gravidez indesejada. O SUS ainda oferece informações sobre assistência no pré-natal independente do estágio da gravidez, mas que é fundamental que seja acompanhado logo no primeiro trimestre de gestação, sobre práticas do aleitamento materno, informando e orientando a gestante através de ações educativas, ressaltando sobre sua importância, sobre o direito da gestante a um parto digno e de receber todas as informações sobre ele, sobre o funcionamento dos serviços de saúde no momento do parto, e sobre o puerpério, após o nascimento do bebê. Contudo, tem se consciência que grande parte da população não tem acesso à estas informações, e com isto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver ao longo de uma pesquisa, uma entrevista com todas as gestantes a respeito do conhecimento que essas possuem acerca destas informações, métodos contraceptivos, pré-natal, parto e puerpério. Posteriormente, após avaliação dos questionários, serão elaboradas práticas educativas em relação ao assunto, onde serão propostas práticas a fim de instruir e descomplicar estes assuntos com as pacientes. Após o desenvolvimento das práticas educativas, as puérperas serão submetidas a uma segunda entrevista, essa entrevista terá como finalidade avaliar quais os impactos da assistência prestada e de que forma isso contribuiu para a vida da puérpera. A metodologia é de natureza qualitativa e descritiva.
Coordenadora: SILMARA ALVES DE SOUZA
E-mail: silmara.alves@usf.edu.br