handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2021-2022

Título: O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NA PREPARAÇÃO PARA O ENADE: UMA ADAPTAÇÃO DO INVENTÁRIO DE AUTODETERMINAÇÃO PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL   

Resumo: O objetivo deste estudo será adaptar e validar a versão do “Inventário de Autodeterminação para praticantes de Atividades Esportivas” ao contexto educacional; assim como verificar o engajamento (motivação intrínseca) dos estudantes na preparação para o ENADE. Com relação aos participantes, todos os estudantes da Universidade São Francisco serão convidados, sendo o único critério de inclusão estar devidamente matriculado no curso de graduação. O instrumento original possui treze itens divididos em quatro dimensões de autodeterminação, e será adaptado ao contexto acadêmico com base no processo do backtranslation. Na análise dos dados será utilizado o Alpha de Cronbach, a análise fatorial exploratória e/ou confirmatória para validação da nova versão do inventário, seguido de um descritivo sobre o programa educacional. Como resultados, espera-se validar a versão adaptada e compreender os aspectos motivacionais acerca da preparação, desenvolvendo assim o processo de ensino-aprendizagem da instituição.
Coordenador: ANDRÉ LUIS ARONI
E-mail: andre.luis@usf.edu.br

 

Título: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE: NOVOS MULTILETRAMENTOS E INOVAÇÃO  

Resumo: Na atual situação da pandemia da COVID-19, as atividades didático-pedagógicas presenciais foram transferidas para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com supervisão direta do professor de forma remota. Assim, várias instituições de Ensino Superior passaram a utilizar a diferentes ferramentas tecnológicas e adoção de novas metodologias. Esta pesquisa de natureza qualitativa tem por objetivo dar continuidade aos estudos das diferentes práticas para o processo de ensino e aprendizagem que se utilizam dos novos multiletramentos, mais especificamente dos recursos tecnológicos e digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e compreender esses processos de ensino a partir da lógica em rede. A abordagem que será apresentada neste projeto centra-se na perspectiva histórico-cultural e está ancorada nos trabalhos da equipe da Didática de Línguas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, tendo como expoentes maiores os pesquisadores Jean-Paul Bronckart, Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e colaboradores. Espera-se que os resultados obtidos possam, além da constituição da comunidade investigativa, subsidiar materiais para auxiliar os estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para as discussões sobre os novos multiletramentos e possibilitar o desenvolvimento de novas práticas e metodologias para o espaço digital online, de conexão em rede.
Coordenadora: JULIANA BACAN ZANI
E-mail: juliana.bacan@usf.edu.br