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Iniciação Científica

Extensão


Categoria
Projetos PICITExt 2021-2022

Título: AS AÇÕES AFIRMATIVAS E ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, E A INTERDISCIPLINARIDADE DAS PROVIDÊNCIAS DE PREVENÇÃO E REPRESSÃO À LUZ DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS DIREITOS CIVIS E DIREITOS HUMANOS

Resumo:  A violência doméstica acontece contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, sendo que os agressores são os próprios familiares das vítimas. Um dos grandes fatores que favorecem a violência física, como os espancamentos, é a personalidade desestruturada para um convívio familiar do agressor, que não sabe lidar com pequenas frustrações que essas relações causam no decorrer do cotidiano. O perfil do agressor é caracterizado por autoritarismo, falta de paciência, irritabilidade, grosserias e xingamentos constantes, ou acompanhados de alcoolismo e uso de outras drogas. As violências domésticas se dividem por espancamentos, tendo maior número de vítimas as crianças de até cinco anos; abusos sexuais, acontecendo em maior quantidade entre meninas de sete a dez anos de idade; e por danos morais, em adolescentes e mulheres. É bom lembrar que os idosos tem tido grande participação na violência doméstica, mas aqueles que necessitam de cuidados especiais, sofrendo as agressões por pessoas contatadas pela família. Outro destaque para as vítimas das agressões são as crianças portadoras de necessidades especiais. Normalmente as mães são as maiores agressoras das mesmas, por exigirem cuidados excessivos como higiene pessoal, alimentação, locomoção, onde estas se sentem sobrecarregadas e por não receberem apoio dos pais da criança ou uma estrutura advinda de órgãos governamentais. A proteção à dignidade humana é mandamento constitucional, conforme expresso no art. 1o., inc. III, da Constituição Federal de 1988. É, portanto, essencial que a República Federativa do Brasil, por todo seu povo, atue de forma a proteger a dignidade humana. No sistema romano-germânico do direito, o poder legislativo tem papel crucial como fonte imediata da norma. Dessa forma, é essencial que a legislação infraconstitucional seja instrumento para se alcançar a proteção de tal fundamento constitucional.
Coordenador: CRISTIANO PEREIRA MORAES GARCIA
E-mail: cristiano.garcia@usf.edu.br


Título: RENDA MAIS LEITE - ITATIBA

Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. A bovinocultura leiteira brasileira está passando por um momento importante. Desde o anúncio da pandemia do novo Coronavírus, os preços de leite têm aumentado no mercado nacional. Itatiba conta com mais de 300 produtores rurais, com baixa formação educacional e assistência técnica, o que reflete nos também baixos índices zootécnicos. No que diz respeito à produção de leite, Itatiba apresenta potencial pouco explorado, visto que nos últimos anos o rebanho leiteiro aumentou, mas a produtividade caiu. Grande parte dos pequenos produtores rurais encaram a produção de leite como fonte complementar de renda e não se dedicam inteiramente a essa atividade, o que leva à baixa apresentação do potencial zootécnico dos animais. A mastite é a enfermidade mais importante do gado leiteiro que, além de ser a mais frequente, também é a que mais onera a produção, seja na diminuição na quantidade e qualidade do leite produzido como nos gastos extra que os produtores têm ao tratar ou descartar animais. A indústria láctea também é atingida, uma vez que o leite de menor qualidade apresenta menor rendimento para a fabricação de subprodutos, além dos riscos à saúde humana que, ao consumir leites contaminados sem o devido tratamento térmico, corre-se riscos de infecções e intoxicações. O projeto Renda Mais Leite – Itatiba irá proporcionar assistência técnica em detecção, monitoramento, controle e prevenção da mastite bovina, possibilitando aumento da produção e qualidade do leite e consequentemente elevação da renda dos produtores.
Coordenador: TONY PICOLI
E-mail: tony.picoli@usf.edu.br

 

Título: OBSERVATÓRIO REGIONAL: INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DA REGIÃO BRAGANTINA 

Resumo: Cada vez mais a sociedade demanda mais conhecimento e informações acerca do local: informações acerca da organização da sociedade, perfis de consumo, características sobre saúde pública, dentre outras informações, são necessárias para que os resultados planejados sejam atingidos e para que recursos (privados ou públicos) não sejam desperdiçados. O “Observatório Regional: Informações Socioeconômicas da Região Bragantina” é um projeto de extensão que visa reunir informações econômicas disponibilizadas por órgãos oficiais acerca da Região de Governo de Bragança Paulista e colocá-las à disposição da comunidade de uma maneira mais acessível e didaticamente mais compreensível. Espera-se com a execução deste projeto ampliar a discussão acerca do local e regional, e que as informações tratadas e disponibilizadas por este projeto de extensão possam servir subsídio para elaboração de políticas públicas regionalizadas, assim como de negócios e empreendimentos privados, além de servir de mecanismo e suporte de ações de Controle Social. Além disso, o projeto visa reaproximar e consolidar a posição da universidade como criadora e difusora de informações técnicos e científicos a nível regional.
Coordenador: TADEU VAZ PINTO PEREIRA
E-mail: tadeu.pereira@usf.edu.br

 

Título: EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E A FELICIDADE EM TEMPOS DE CRISE. POSSIBILIDADES E TRANSFORMAÇÕES  

Resumo: A presente proposta situada na área estratégica saúde, qualidade de vida e bem-estar e aqui alvitrada sob o título ‘Educação das Sensibilidades e a Felicidade em Tempos de Crise. Possibilidades e Transformações’, deriva de um estudo sobre felicidade realizado junto à UNICAMP (FCA/LAPSIC), em que a ideia de felicidade se volta para o desenvolvimento e florescimento humano. Dentre as problematizações feitas, questiona-se: como despertar educadores para a relevância da sensibilidade como elemento fundamental em uma educação transformadora e capaz de estimular as potencialidades dos educandos? Compreende-se que o indivíduo afeta o outro e por ele é afetado, a forma como sente e percebe o mundo não apenas importa, como também reflete em seu comportamento. Parte-se do pressuposto de que a educação das sensibilidades, pautada na concepção de felicidade na Ética aristotélica, pode contribuir para desenvolver o potencial humano para uma cultura de paz e bem. Coloca-se em relevo também que, esta proposta é continuidade da pesquisa aprovada, tanto neste Programa de Iniciação Científica, vigência 2020-2021, quanto pelo comitê de ética sob o CAAE 45215621.6.0000.5514 e se encontra na fase de coleta de dados. Estão sendo identificadas as percepções de docentes que atuam em uma instituição profissionalizante sobre a felicidade, em meio a pandemia da COVID-19. À priori, dentre os resultados parciais identificou-se a necessidade de atuar em questões que envolvam a relação entre educador e educando, bem-estar, saúde no trabalho e o luto na pandemia. A partir da análise e interpretação dos dados, de questões que são geradas em um fluxo contínuo e frente às demandas apresentadas pela instituição investigada, propostas de trabalho serão elaboradas, apresentadas e desenvolvidas, em uma postura crítica-reflexiva e participativa, valorizando-se os múltiplos saberes em sua construção. A abordagem desta pesquisa é Quali-quantitava, de cunho exploratório e descritivo. Apoiar-se-á no uso de métodos mistos, optando-se à priori, como procedimento técnico a análise de conteúdo, considerando-se também a análise do discurso.
Coordenadora: PRISCILLA PERLA TARTAROTTI VON ZUBEN CAMPOS
E-mail: priscilla.campos@usf.edu.br

 

Título: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AUXILIAR PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA ÁREA DE EXATAS   

Resumo: A Pandemia da Covid 19 trouxe muitos problemas para a sociedade, dentre eles, a educação das crianças e adolescentes, em especial aos da rede pública de ensino. Com dificuldade de acesso às aulas, aos professores e ao conteúdo, a nota de matemática dos estudantes caiu mais de 18 pontos. Se não for suprida essa deficiência, lidaremos com esse problema no futuro, nas universidades e em diversas áreas de atuação desses futuros profissionais. A Universidade São Francisco, baseada no lema “Educação para Paz e o Bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade”, sempre buscou um ensino de qualidade e atuação na comunidade através de seus projetos de extensão. Recentemente, permitiu que o auxílio à sociedade fosse ampliado através de projetos-ação e é este o objetivo deste, desenvolver estratégias de atividades para que os professores de duas escolas escolhidas apliquem atividades para seus estudantes com o objetivo de recuperar o conteúdo perdido durante a Pandemia. As atividades aplicadas e eficientemente comprovadas serão publicadas em um material a ser desenvolvido pelas docentes e estudantes desta Universidade para auxiliar outras escolas.
Coordenadora: MONICA TAIS SIQUEIRA D’AMELIO FELIPPE
E-mail: monica.felippe@usf.edu.br

 

Título: COSMÉTICOS SENSORIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EM COOPERATIVAS DE RECICLADORES EM CAMPINAS   

Resumo: Definido pela Organização das Nações Unidas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem contribuir na construção de um mundo melhor. Vários desses objetivos contemplam questões de saúde, tendo como proposta assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades, indicando que saúde e bem-estar estão estreitamente ligados. Entre os muitos fatores que contribuem para o bem-estar de cada indivíduo, a pele saudável e com aspecto mais jovem desempenha um papel relevante, fato este que acelerou o crescimento do uso de cosméticos nos últimos tempos. A pele tem uma íntima ligação com o sistema nervoso o que a torna altamente sensível às emoções. Na medida em que os cosméticos auxiliam na melhora da aparência da pele, pressupõe-se que eles sejam capazes de despertar sensações, deflagrar emoções, influenciar nas relações pessoais e assim, participar na qualidade de vida, autoestima e bem-estar subjetivo das pessoas. Nesse cenário, o campo dos cosméticos sensoriais mostra-se particularmente promissor, por ser baseado no emprego de insumos que proporcionam sensorialidade tátil, olfativa e visual. Para se obter um cosmético de qualidade que possa desempenhar sua função além de estimular os sentidos é indispensável o conhecimento da sua estabilidade, aceitação e preferência permitindo então, ajustes na formulação de maneira a atender aos objetivos estabelecidos para o produto. O presente projeto visa o desenvolvimento e caracterização físico-química e sensorial de cosméticos. Desta forma, os produtos desenvolvidos serão estudados quanto a sua estabilidade físico-química, microbiológica e sensorial em diversas condições frente ao tempo de armazenamento. Como objetivos específicos pretende-se compreender as possíveis relações entre os cosméticos sensoriais e preferências, nos profissionais que atuam em Cooperativas de resíduos recicláveis na cidade de Campinas-SP. Serão empregados instrumentos de pesquisa de opinião, de caráter quali-quantitativa, os quais serão aplicados por meio de formulários semiestruturados e posteriormente com uso de escalas. O projeto está vinculado ao curso de farmácia e está atrelado ao projeto “a relação da infraestrutura e dos processos produtivos e o olhar da psicologia positiva na valorização profissional em cooperativas de recicladores em Campinas" e os cursos de engenharia civil, engenharia de produção, engenharia química e psicologia.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br

 

Título: PODCAST COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO

Resumo: Desde as transformações promovidas pela chamada Web 2.0, o podcast se mostra como uma importante ferramenta para disseminação de conteúdo, por meio do uso do suporte multimídia (áudio ou vídeo) e o acesso via Internet. Similar aos programas de rádio na forma e conteúdo, com pautas e roteiros, o podcast tem como vantagens a disponibilidade e o acesso característicos de um conteúdo via internet, pois pode ser ouvido quando e onde se desejar, pelo dispositivo que o ouvinte preferir. Outra questão que difere o podcast de outros conteúdos audiovisuais, como o audiolivro, por exemplo, é a mediação de um conteúdo com uma linguagem mais próxima do ouvinte. Outro fator a se considerar é a própria evolução da educação, mais dinâmica e inclusiva. Com isso, conteúdo de áudio pode ser fator de mitigação de impedimentos, como por exemplo o acesso por deficientes visuais, além de permitir a continuidade de atividades mesmo com as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia de SARS-COV-2. Isto se mostra como um desafio para currículos e disciplinas que têm o suporte visual como ferramenta principal, como em cursos de Arquitetura, em que é necessária uma tradução desses temas para o suporte da palavra falada. O objetivo da atividade de extensão é engajar os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF à produção de conteúdo tendo como norte a inclusão da sociedade no curso, a integração entre os diversos atores com temas importantes e a construção de uma educação de qualidade. Os episódios serão tematizados e roteirizados segundo linhas de editoração – Arquitetura e Sociedade, Vivência arquitetônica, entre outras – e serão gravadas via Google Meet, editadas e tratadas no programa de áudio Audacity e publicadas no perfil do Pod_ArqUrb_USF na plataforma Anchor, que faz a distribuição para plataformas de streaming de audiocast como Spotify, Google Podcast e Apple Podcast. A partir do Anchor será possível obter métricas de alcance dos episódios publicados e a demografia dos ouvintes. Com a realização dos episódios do Pod_ArqUrb_USF, espera-se demonstrar as possibilidades de engajamento acadêmico e social, bem como explorar os limites da disseminação de conteúdos arquitetônicos, que são eminentemente visuais, em plataforma de áudio.
Coordenador: DENNIS FLORES DE SOUZA
E-mail: dennis.souza@usf.edu.br


Título: A CONSTRUÇÃO DE UM ITINERÁRIO CRÍTICO-REFLEXIVO PARA O NOVO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA   

Resumo:  A educação brasileira tornou-se legalmente um direito universal de todos a partir de 1988, onde além de garantir a educação para todos na década de 1990, as disposições legais incluíram a necessidade de garantir uma educação voltada à formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade. Entre diversos documentos elaborados para cumprir o propósito da constituição de 1988, está a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta a necessidade de desenvolver no aluno a capacidade de estabelecer diálogos entre indivíduos, grupos sociais da mesma cultura e cidadãos de culturas diferentes, com o objetivo de formar uma conduta social ética. Na BNCC estão previstos os itinerários formativos propostos pelo Novo Ensino Médio que admitem diferentes arranjos curriculares e têm como meta aprofundar as aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento. Sendo assim, o objetivo é elaborar um itinerário crítico-reflexivo sobre a área de história que esteja orientado para o Novo Ensino Médio. O trabalho será dividido através da identificação de conteúdos presentes no currículo do Novo Ensino Médio, da seleção dos conteúdos que necessitam de maior dedicação crítico-reflexiva para a compreensão de sua relevância, da identificação das características de um itinerário para o Novo Ensino Médio, da seleção das atividades que são capazes de auxiliar a promoção da capacidade crítico-reflexiva e por fim, da elaboração do itinerário com o conteúdo e atividades identificadas e selecionadas.
Coordenador: RAFAEL AUGUSTO VALENTIM DA CRUZ MAGDALENA
E-mail: rafael.magdalena@usf.edu.br