handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Sustentabilidade e Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2022-2023

Título: ESTUDO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO VISANDO AO SANEAMENTO E AO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DAS PLACAS

Resumo: A energia elétrica gerada pelas placas fotovoltaicas é produzida pela conversão de radiação solar em energia elétrica, utilizando semicondutores de corrente contínua que geram o efeito fotovoltaico. A energia solar fotovoltaica foi a fonte de energia renovável que mais cresceu no mundo entre os anos de 2000 a 2010. Esse crescimento se dá a uma taxa de 39% ao ano, um aumento praticamente exponencial. A energia solar, além de ser uma fonte natural disponível, é perfeitamente aplicável para desinfecção de águas em regiões menos favorecidas em infraestrutura e recursos financeiros, uma vez que não há necessidade da dosagem de produtos químicos e não há custo já que materiais comerciais descartados podem ser reutilizados. A elevada incidência de doenças de veiculação hídrica, devido à ausência de um sistema de saneamento suficientemente eficaz, afeta principalmente as populações que vivem em localidades de baixa renda per capita  e/ou em zonas rurais. Desta forma, este trabalho propõe estudar um sistema de captação de energia fotovoltaica para bombear e desinfectar as águas e efluentes em pequenas comunidades, avaliando a qualidade da água, por meio de análises físico-químicas e bioensaios de fitotoxicidade utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), em condições de laboratório. Além disso, pretende-se recuperar os metais oriundos dos resíduos gerados após a vida útil das placas fotovoltaicas e analisar a possibilidade de reaproveitamento do lodo gerado pelo processo de tratamento. Assim, busca-se desenvolver cada vez mais, meios alternativos e menos onerosos para promover a melhoria da qualidade de vida desta população.
Coordenadora: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br

Título: PRODUZIR ÁCIDO LEVULÍNICO COM BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL   

Resumo: A importância do reaproveitamento e a necessidade de preservação de recursos estão cada vez mais evidentes em nosso cotidiano. O nosso país é rico em recursos naturais, porém nem sempre com o aproveitamento das diversas possibilidades existentes em nossos processos industriais. A cana de açúcar, algo em que o país é líder mundial em produção, propicia possibilidades de utilização deste material após o seu uso, ou seja, o correto aproveitamento do bagaço na produção de ácido levulinico, procurando identificar as melhores localizações para a produção; as máquinas e reatores necessários para a produção; como tornar uma produção mais sustentável reduzindo eventuais custos ou desperdício. 
Coordenador: MARCELO APARECIDO CARLOS
E-mail: marcelo.acarlos@usf.edu.br

Título: INCORPORAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM CONCRETO PERMEÁVEL NA AÇÃO DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA URBANA 

Resumo: Nos dias atuais, os grandes centros urbanos procuram a otimização de seus espaços, visando a melhoria de áreas habitacionais, públicas e vias de locomoção. Dentre os principais desafios, o ponto de equilíbrio entre a geração de novas áreas habitáveis e áreas permeáveis, fundamentais para o ciclo hidrológico das águas, se faz necessário para o atendimento das agendas ambientais. No Brasil são descartados cerca de 450 milhões de toneladas de pneus; o uso deste material juntamente com o concreto quando aplicados em pavimentos leves para pedestres, apresenta melhorias no que diz respeito ao aumento de sua elasticidade, diminuindo o surgimento de rachaduras, reduzindo o custo de reparos e manutenção. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar a viabilidade técnica e econômica da incorporação de pneus inservíveis em concreto permeável aplicáveis a pavimentos leves na ação da sustentabilidade hídrica urbana.
Coordenadora: CRISTINA DAS GRAÇAS FASSINA
E-mail: cristina.fassina@usf.edu.br

Título: INFLUÊNCIA E VIABILIDADE DE ALTERAÇÕES NO MEIO URBANO: COMBATE A ALAGAMENTOS E RETROFIT

Resumo: A capacidade do meio ambiente está comprometida, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza não mais está absorvendo a poluição. A forma como a sociedade tem se organizado e ocupado a superfície do planeta tem ocasionado diversos problemas como, alagamentos e uso exagerado de recursos como a eletricidade e água potável. O objetivo é identificar as áreas que receberam instrumentos de combate de alagamento e mapear quais dispositivos foram mais eficientes com o passar do tempo, além de identificar edifícios em potencial que podem ser alvo de retrofit dando ênfase às alterações que proporcionem um maior índice de permeabilidade de água da chuva. O trabalho será dividido através da seleção de área que receberem instrumentos de combate de alagamento, em seguida será identificado edifícios que apresentem um grande potencial para retrofit; também será identificado as técnicas de retrofit mais indicadas para a ampliação da permeabilidade de água da chuva; também será feito uma breve verificação da eficiência dos instrumentos de combate a alagamento instalados no decorrer de um recorte de tempo; e por fim será produzido um mapeamento indicando os instrumento de combate de alagamento mais eficientes e uma proposta de retrofit para um edifício selecionado.
Coordenador: RAFAEL AUGUSTO VALENTIM DA CRUZ MAGDALENA
E-mail: rafael.magdalena@usf.edu.br