handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar


Categoria
Projetos PICITExt 2022-2023

Título: ABORDAGENS BIOPSICOSSOCIAIS E USO DE AGENTES ELETROFÍSICOS EM AFECÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS

Resumo: As afecções musculoesqueléticas são hoje o principal motivo da busca de tratamento fisioterapêutico ambulatorial, sendo comumente relatadas por diversos grupos populacionais e associada a processos fisiológicos. Considerando o contexto dessas doenças, se destacam por incidência e prevalência a osteoartrite e as disfunções craniomandibulares. A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população e está associada ao envelhecimento e crescentes índices de obesidade. A principal característica no quadro clínico desses pacientes é a dor crônica. Diversos fatores explicam o quadro clínico do paciente com osteoartrite de joelho, com foco geralmente voltado para o aspecto físico da diminuição de força e equilíbrio. Mas para um olhar integral e humanizado sobre esse paciente, é necessário entender o seu quadro psicossocial. Fatores como ansiedade, depressão, medos e prévias concepções contribuem para o aumento da intensidade da dor nesses indivíduos. Além dessas abordagens, os agentes eletrofísicos se mostram como uma tecnologia com possível benefício na melhora do quadro álgico desses pacientes, sendo a Fotobiomodulação o principal recurso utilizado. Já a articulação temporomandibular está entre as mais utilizadas do corpo humano por apresentar funções como falar, mastigar, deglutir e bocejar. Dessa forma, a região está exposta à microtraumas, os quais podem ocorrer em longo prazo, como consequência de hábitos como bruxismo, hiperfunção muscular e influências hormonais. Estes hábitos ainda podem aumentar em situações de estresse ou postura repetitiva. As disfunções temporomandibulares (DTM) são conhecidas pelo seu caráter multifatorial e presença de processos inflamatório e doloroso que modificam a funcionalidade dos indivíduos acometidos, posto que, causam sintomas como ruídos articulares, cefaleias, dor na região orofacial, desvios posturais e dificuldade de abrir a boca. Nesse sentido, o objetivo desse grande estudo clínico em diferentes grupos populacionais é de avaliar as estratégias de abordagens biopsicossociais e o uso de agentes eletrofísicos na melhora da intensidade de dor, qualidade de vida e funcionalidades desses indivíduos. Dessa forma, serão realizados dois grandes estudos em pacientes com osteoartrite de joelho e disfunções temporomandibulares se utilizando de exercícios, técnicas de terapia manual, fotobiomodulação e complementando com abordagens biopsicossociais como educação em dor, técnicas de relaxamento e enfrentamento de dor. As avaliações utilizadas antes e após os protocolos de tratamento serão através da Escala Numérica de Dor, questionário de funcionalidade e qualidade de vida, testes funcionais como o Sit to stand test, Timed Up and Go test, testes para aptidão cardiorrespiratória, força, mobilidade articular e demais questionários direcionados para desfechos secundários.
Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM
E-mail: andre.sardim@usf.edu.br

Título: PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS DESAFIOS SOCIAIS E O FLORESCIMENTO HUMANO

Resumo: Trata-se de um projeto que se encontra em desenvolvimento e já obteve aceite para sua execução, junto ao comitê de ética em pesquisa (CEP) em dois momentos, inicialmente para aplicação de questionários junto aos discentes e posteriormente para a realização de entrevistas em profundidade com os respondentes do questionário. Deriva do questionamento sobre o papel da ciência e do cientista na sociedade contemporânea, do conhecimento produzido e de seus impactos sociais. Os discentes que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC) são o público-alvo, compreendendo-se que seu florescimento é um passo importante para uma formação de excelência, despertando talentos e contribuindo para que sejam cidadãos mais responsáveis, críticos, autossuficientes e proativos. O objetivo consiste em promover contribuições positivas e transformadoras na formação dos participantes do PIC, tendo em foco a felicidade. A abordagem desta pesquisa é Quali-quantitava, de cunho exploratório e descritivo, apoiando-se no uso de métodos mistos. Para análise dos questionários, o procedimento técnico adotado tem sido a análise de conteúdo com o suporte do software JAMOVI, quanto às entrevistas - que estão em fase de coleta - o procedimento adotado tem sido as narrativas de caráter fenomenológico existencial. Algumas frentes de trabalho estão em desenvolvimento a partir de resultados parciais e outros planos de trabalho, à exemplo, popularização da ciência por meio de rede social, como o Instagram, planejamento de rodas de conversas para diálogos sobre ciência, fé e felicidade, palestras e oficinas para trabalhar temas como, a importância da iniciação científica e a integração de estudantes que se envolvem no PIC, minicurso sobre metodologias, dentre outros. Uma associação com o movimento Nacional pelos ODS do Estado de SP, está sendo firmada.  A proposta é que as ações contribuam para o envolvimento dos discentes de modo pleno em seus projetos, sob a premissa de uma “Ciência com Consciência”, tal como proposto por Edgar Morin. Parte-se do pressuposto que o discente, ao se envolver de modo pleno e consciente em seus projetos, pode favorecer mudanças sociais que sejam positivas para os diferentes tipos de seres – humanos ou não humanos.
Coordenadora: PRISCILLA PERLA TARTAROTTI VON ZUBEN CAMPOS
E-mail: priscilla.campos@usf.edu.br

Título: A RELAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E O OLHAR DA PSICOLOGIA POSITIVA NA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EM COOPERATIVAS DE RECICLADORES EM CAMPINAS

Resumo: A geração de resíduos sólidos urbanos - RSU é um desafio para a gestão pública dos municípios. Com o crescimento populacional e consequente aumento do volume gerado de resíduos na sociedade, surgiram os catadores de resíduos. Os catadores de resíduos são cidadãos, muitas vezes desempregados que viram nos resíduos recicláveis uma fonte de renda rápida, sem a necessidade de uma qualificação profissional. Esses cidadãos, infelizmente, não são vistos pela sociedade com a importância da sua representação para o elo do sistema de gestão pública dos resíduos. Essa desvalorização social e o baixo poder econômico, pode gerar nos catadores um sentimento de “desvalorização” como cidadão. Considerando este contexto social, este projeto parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, Cooperativas de Recicladores de Campinas e os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia e Psicologia, a fim de investigar a relação do trabalho do catador e seu bem-estar físico, focando o que o ambiente ao seu redor lhe propicia para se sentir melhor. Como objetivo, este trabalho propõe estudar a relação do ambiente físico, levando em consideração a instalação, ergonomia, segurança e saneamento nas cooperativas, bem como analisar o próprio sistema organizacional, a interferência destes no bem-estar subjetivo dos funcionários das cooperativas, além da percepção dos catadores em relação a sua valorização na sociedade. Considerando a natureza multidisciplinar do projeto, como metodologia de pesquisa o trabalho terá atuação em várias frentes, considerando a pesquisa bibliográfica e de campo, a aplicação de questionário sobre clima organizacional e de instrumentos de medidas da área da Psicologia Positiva: escala de bem-estar subjetivo-EBES e forças de caráter, de softwares específicos da Engenharia, além de intervenções para a promoção de educação, saúde e bem-estar. Atentos ao que a Organização das Nações Unidas definiu como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como estes podem contribuir para a construção de um mundo melhor, espera-se com este projeto, propiciar melhorias na qualidade de vida e trabalho dos catadores de resíduos recicláveis das cooperativas de Recicladores do município de Campinas. 
Coordenadora: RENATA LIMA MORETTO
E-mail: renata.moretto@usf.edu.bR

Título: BIOINFORMÁTICA APLICADA NO ESTUDO DE GENES E PROTEÍNAS: DA ANÁLISE GENÔMICA AO DESENHO RACIONAL DE FÁRMACOS

Resumo: A bioinformática está associada a diversas áreas como saúde, meio ambiente, criação animal e desenvolvimento de novas moléculas de ação biológica. Essa capacidade de permear por diversas áreas se dá pela capacidade de armazenar, buscar e analisar grande quantidade e variedade de dados sobre os temas. Assim, este trabalho contemplará duas grandes áreas: (I) o estudo de genes e proteínas associados à resistência bacteriana na busca por alvos para o desenvolvimento de novos antimicrobianos; (II) o estudo de genes e proteínas afetados na seleção artificial de cães e gatos associados a doenças e qualidade de vidas desses animais. Portanto, o objetivo deste projeto é utilizar ferramentas de bioinformática na identificação e caracterização de genes associados a resistência bacteriana ou doenças em animais domésticos. As sequência de nucleotídeos e aminoácidos serão obtidas em bancos de dados online e a caracterização genômica e da proteína será feita utilizando programas com diferentes algoritmos para compreender a organização do genoma, domínios funcionais das proteínas, enovelamento proteico, estrutura secundária e terciária das proteínas. Espera-se caracterizar as proteínas envolvidas na resistência bacteriana de bactérias multirresistentes e compreender sua estrutura e organização para servir de base para o desenvolvimento de novos fármacos; e identificar genes que sofreram alterações ao longo da seleção natural de animais domésticos a fim de associá-los aos genótipos indesejados com doenças e alterações anatômicas.
Coordenadora: ALINE SAMPAIO CREMONESI
E-mail: a.sampaio@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO GENÉTICA EM PACIENTES COM CARDIOMIOPATIAS IDIOPÁTICAS 

Resumo: As cardiomiopatias idiopáticas são caracterizadas por alterações que ocorrem no músculo cardíaco sem causa definida. As cardiomiopatias mais prevalentes são os fenótipos de: cardiomiopatia dilatada (CMD) e a cardiomiopatia hipertrófica (CMH), estas que são consideradas uma causa comum de insuficiência cardíaca e de morte súbita cardíaca em pacientes adultos jovens. O uso do sequenciamento genético de nova geração tem contribuído com a descoberta de uma grande quantidade de dados genômicos relacionados à CMH e CMD, identificando mutações que envolvem genes que codificam proteínas do citoesqueleto, sarcômero e canais iônicos, os quais são responsáveis por aproximadamente 40-60% dos casos classificados como cardiomiopatia idiopática. Nesse cenário, muitas destas cardiopatias são de etiologia hereditária e sistêmica e possuem tratamento específico principalmente quando diagnosticado nas fases precoce da doença. Assim o conhecimento destes genes é importantes para determinação etiologia e prognóstica, orientação terapêutica, aconselhamento genético e triagem familiar Objetivo: Avaliação genética de pacientes com cardiomiopatias idiopáticas com fenótipos dilatado e hipertrófico Métodos: Estudo transversal, onde realizaremos avaliação genética com sequenciamento de exoma completo em 100 pacientes com fenótipo CMH ou CMD pelo método de Sequenciamento de Nova Geração (SNG), através de amostra de saliva. O sequenciamento genético será composto com os principais 100 genes hereditários responsáveis pela CMD e CMH. Resultados esperados: Estimamos que uma variante causadora da doença será encontrada em 50% dos probandos. Esta é uma probabilidade média considerando o rendimento do teste genético para a miocardiopatia hipertrófica 60% e miocardiopatia dilatada 40%.
Coordenador: MURILLO DE OLIVEIRA ANTUNES
E-mail: murillo.antunes@usf.edu.br

Título: A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO E DO FEEDBACK EXTRÍNSECO NA APRENDIZAGEM MOTORA E NA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS 

Resumo: As habilidades motoras são fundamentais para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo das crianças. Métodos eficientes de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento de estratégias capazes de favorecer o ganho de habilidades motoras e a ampliação da participação social em crianças com deficiências neurológicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do conhecimento explícito no processo de aquisição de uma habilidade motora, além de compreender o papel do feedback extrínseco na retenção e transferência de habilidades, visando a ampliação das possibilidades de interação em diferentes contextos sociais. Métodos: Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado, não controlado, que será realizado na Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista. Serão incluídas crianças com comprometimento neuromotor com idades entre 4 e 12 anos de idade. Os indivíduos serão randomicamente distribuídos em dois grupos de acordo com a oferta de conhecimento explícito e feedback. O treinamento será realizado por meio de um dispositivo eletrônico, desenvolvido pelo curso de engenharia elétrica da Universidade São Francisco.
Coordenadora: DANIELLE BORREGO PEREZ
E-mail: danielle.perez@usf.edu.br

Título: PROJETO EXTENSÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR

Resumo: Pacientes em tratamentos oncológicos (TO), como radioterapia e quimioterapia é comum o desenvolvimento de complicações orais, incluindo mucosite e infecções fúngicas, bacterianas ou virais. Esses distúrbios na cavidade oral (CO) ocorrem, pois, os TO não são capazes de destruir as células tumorais sem lesar as células normais, mesmo atuando de forma diferente todos tem potencial para causar efeitos colaterais na CO. Sendo assim, é de extrema importância a participação do cirurgião dentista junto à equipe multiprofissional em todas as etapas do TO. Com o objetivo de desenvolver profissionais capacitados para atuar na área, teve início em 2019 o projeto de extensão em odontologia hospitalar para os discentes do curso de odontologia da Universidade São Francisco (USF). Público Beneficiário: Pacientes oncológicos que irão iniciar ou estão em TO quimioterápico e/ou radioterápico. Metodologia: O atendimento ocorre na clínica de odontologia da USF, de segunda a sexta-feira. Cada paciente possui o seu protocolo individualizado de acordo com suas necessidades. Além disso, todos os pacientes são orientados quanto aos procedimentos e a importância do tratamento odontológico para a diminuição dos efeitos colaterais. Mecanismo de transferência de resultados: Cada paciente possui um prontuário, que é atualizado todos os dias em que ocorre a extensão, com os procedimentos realizados, evolução clínica e relatos dos pacientes. Além disso, a CO do paciente é fotografada registrando a evolução do tratamento. Conclusão: O projeto de extensão continua em andamento, contudo, já se pode visualizar os benefícios na formação profissional dos discentes, que estão desenvolvendo habilidades para participar de ações de promoção à saúde, diagnosticar lesões bucais, além de controlar e tratar repercussões orais e dentais, e manter o acompanhamento a longo prazo, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Coordenador: ALEXANDRE AUGUSTO ALBIGIANTE PALAZZI
E-mail: alexandre.palazzi@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE EM ADULTOS COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO

Resumo: A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que compromete a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita. Indivíduos com esse diagnóstico são mais vulneráveis a desenvolver comorbidades psiquiátricas, visto que, além do prejuízo cognitivo, o transtorno pode causar impactos no desenvolvimento psicossocial. Estudos internacionais têm questionado se indivíduos adultos com dislexia podem apresentar traços de personalidade diferentes de seus pares sem dislexia. Contudo, até o momento, não há estudos nacionais que realizem essa comparação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar os traços de personalidade em indivíduos com adultos com dislexia. Além disso, visa comparar os traços de personalidade entre indivíduos com e sem dislexia do desenvolvimento, bem como relacioná-los com o desempenho cognitivo (funções executivas), psicossocial (sintomas emocionais) e com a funcionalidade. Participarão 200 participantes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, sendo 100 com o diagnóstico de dislexia e 100 de um grupo controle. A coleta de dados ocorrerá de forma on-line, por meio do Google Forms. Serão usados os seguintes instrumentos: questionário de caracterização, Big Five Inventory-2 (BFI-2), Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos (IFERA-II) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e The World Health Organisation Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0). O projeto será submetido ao Comitê de Ética da USF e a coleta iniciará após a aprovação. Os dados coletados serão analisados estatisticamente. Do ponto de vista acadêmico, o projeto pode auxiliar na compreensão acerca dos impactos psicossociais da dislexia do desenvolvimento na vida adulta. Além disso, os resultados podem auxiliar no planejamento de intervenções mais eficazes e precoces no âmbito da psicologia.
Coordenador: RICARDO FRANCO DE LIMA
E-mail: ricardo.lima@usf.edu.br

Título: EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO VERSUS OZONIOTERAPIA NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS DIABÉTICAS

Resumo: Nos últimos anos, o número de casos de úlceras crônicas vem aumentando devido ao crescimento da expectativa de vida da população e, consequentemente, o aumento de doenças crônicas como o diabetes. Dessa forma, o diabetes se faz como um dos principais fatores de risco para o surgimento de lesões crônicas de difícil cicatrização e que necessitam de abordagens multiprofissionais. A fisioterapia pode auxiliar no tratamento e reabilitação dessas úlceras utilizando das terapias integrativas como a ozonioterapia e a fotobiomodulação. A terapia com o ozônio é reconhecida em diversos países e seu uso para tratamentos de feridas crônicas vem trazendo resultados positivos na cicatrização. Em feridas abertas, a ozonioterapia cria um ambiente estéril ajudando a reduzir microbaterias que impedem esse processo. Já a fotobiomodulação vem sendo bastante utilizada nos últimos 15 anos com resultados positivos divulgados, sendo considerada um dos principais recursos utilizados por fisioterapeutas para o tratamento desses indivíduos. Objetivamos, portanto, comparar a eficácia da ozonioterapia com a fotobiomodulação, recurso este já bem estabelecido para o tratamento de úlceras. Para tal, será utilizada a ozonioterapia tópica, no sistema fechado (bags), onde o gás ficará circulando por um determinado tempo a ser estipulado na anamnese do paciente, e seus derivados como água, soro e óleo ozonizado para assepsia e para cicatrização, respectivamente. O presente estudo tem por finalidade comparar a eficácia do tratamento com a ozonioterapia nas úlceras diabéticas em relação à fotobiomodulação, visto que ela é de fácil aplicação e de baixo custo.
Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM
E-mail: andre.sardim@usf.edu.br

Título: ATENDIMENTO DE SAÚDE À POPULAÇÃO LGBTQIA+: QUALIDADE, ACESSO E DIFICULDADES

Resumo: Os conceitos de sexo, gênero e orientação sexual são confusos para parte da população o que faz com que as pessoas que fujam do padrão heteronormativo sejam discriminadas. A população LGBTQIA+ agrupa as essas pessoas que fogem do padrão histórico de normalidade e é composta por lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e todas as demais existências de gêneros e sexualidades. Em 2011, o Sistema Único de Saúde criou uma política nacional de atenção a essa comunidade, mas mesmo assim o acesso, qualidade e humanização no atendimento não são adequados. O objetivo dessa pesquisa é descrever a qualidade, o acesso e as dificuldades enfrentadas no atendimento de saúde à população LGBTQIA+, tanto na ótica do usuário/cliente quanto na do profissional de saúde. A amostra será por conveniência por meio de distribuição nas redes sociais de formulários eletrônicos que irão abordar pessoas da comunidade LGBTQIA+ e profissionais da saúde.
Coordenadora: RENATA CRISTÓFANI MARTINS
E-mail: renata.cristofani@usf.edu.br

Título: ITATIBA E BRAGANÇA PAULISTA SÃO LOCAIS ADEQUADOS CLIMATICAMENTE PARA PRODUÇÃO ANIMAL? 

Resumo: O diagnóstico bioclimático indica a necessidade de oferecer condições adequadas a cada espécie e assim promover o desempenho adequado dos animais de produção. Serão realizados diagnósticos bioclimáticos para animais de produção das regiões de Bragança Paulista e Itatiba, dentre eles aves, suínos e ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos). Os dados serão baseados nos valores de temperatura máxima (Tmax) e mínima (Tmin) e umidade relativa do ar (UR), ambos coletados de estações meteorológicas no período de 2016 a 2021. Os valores médios de temperatura ambiente (TA) e UR serão utilizados para a realização do cálculo do índice de temperatura e umidade (ITU), e assim ser possível, juntamente com os dados dos valores térmicos ideias para cada espécie em cada estágio de vida, de classificar em quais anos e épocas do ano as referidas espécies de animais de produção estavam confortáveis ou desconfortáveis termicamente. Para tanto, pode ser recomendadas modificações ambientais primárias e/ou secundárias, com finalidade de proporcionar ambiente adequado para que os animais produzam satisfatoriamente.
Coordenador: FELIPE CURCELLI
E-mail: felipe.curcelli@usf.edu.br

Título: SAÚDE MENTAL: UMA QUESTÃO TEÓRICA?  

Resumo: Como um psicólogo se pauta para lidar com o problema da saúde mental? A partir da lei (determinação externa), e a partir das especificidades da sua abordagem (determinação particular). O psicólogo, por ele mesmo, não trabalha a partir de nenhuma especificidade comum a todos os psicólogos pois essa especificidade (epistêmica) não existe. A história da psicologia é a história de um campo fragmentado entre várias posições políticas e projetos teóricos profundamente diferentes. Mas há alguma coisa que possamos dizer que é comum aos psicólogos? Como proceder frente ao sofrimento, ao sintoma, ao mal-estar a partir de uma base mínima, mas comum de conhecimento? Existem pressupostos que compartilhamos como categoria profissional? Se sim, quais seriam eles? Essas são algumas das perguntas que norteiam esse trabalho, na proposta de tentar identificar, depois e um século e meio de desenvolvimento, se a psicologia ainda está realmente rendida ao seu próprio processo de dispersão e às normalizações das relações sociais de suas épocas, ou se já construiu pilares epistêmicos comuns a partir dos quais poderíamos pensar a questão do sofrimento.
Coordenador: VITOR PEQUENO
E-mail: vitor.pequeno@usf.edu.br