handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2022-2023

Título: DIÁLOGOS E PESQUISAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO DE HISTÓRIA COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Resumo: A pesquisa busca analisar, a importância do diálogo do ensino de história como processo de emancipação social do ser, em sala de aula, relacionando coma dinâmica proposta por Paulo Freire e a concepção de humanidade presente na Teologia da Libertação, que buscava um diálogo entre religião e política, não como alienação, diante das imposições de classes, mas de desconstrução e crítica diante da situação dos menos favorecidos, presentes em suas obras, no qual o sujeito toma consciência de seu lugar histórico. Objetivamos analisar a leitura, “Pedagogia do Oprimido”, “Os Cristãos e a libertação dos oprimidos” (1978), analisar o processo que Freire apresenta como processo educacional de um modo dinâmico, com um tipo de conscientização que acontece na travessia, sempre em movimento, possibilitando ser um ser-mais, tal como movimento da leitura da Transfiguração no Evangelho de Lucas, onde após o processo de iluminação, desce para práxis da libertação. Em contraponto do olhar a educação fica vinculada como ideia de Ilustração, diante da realidade, abertura ao conhecimento que lhe é apresentado, não só com características do mito em Platão, pautando nossa análise em compreender como a atual BNCC corrobora para um distanciamento de uma educação do ser, para instrumentalização diante do mercado. Alcançar o conhecimento, é trazer luz diante da escuridão da ignorância, em um processo de purificação. Ao longo da pesquisa nos pautaremos em analisar a leitura de Freire diante do Cristianismo de Libertação e sua relação na concepção de humanidade no processo educacional, como processo de construção histórica do estudante, que se reconhece como sujeito de sua história. O que diverge de um modelo tradicional, que busca pautar a educação como um processo técnico. Levantando como problema, seria a atual BNCC diante do estudo de história um retrocesso, no qual pauta a educação ao molde das necessidades do mercado? Pautaremos nossa bibliografia com base nos autores Paulo Freire, Michel Löwy, Circe Bittencourt e Enrique Dussel, no qual fundamentaremos este processo dialógico que auxilia no entendimento educacional em Freire, como processo de emancipação do ser humano na sociedade o livrando da subjetividade do mercado.
Coordenador: LUCAS DA SILVEIRA ANDRADE
E-mail: lucas.silveira@usf.edu.br