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Iniciação Científica

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo


Categoria
Projetos PICITExt 2023-2024

Título: PLATAFORMA WEBLAB PARA A GESTÃO REMOTA DE LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Resumo: Este projeto encontra-se em sua terceira etapa e tem como objetivo o desenvolvimento, implementação e aprimoramento da plataforma computacional WEBDIG, integrada e configurável para modelos de ensino-aprendizagem com ênfase na Educação 4.0. A plataforma é flexível, permitindo o gerenciamento e desenvolvimento de experimentos controlados remotamente via internet, com enfoque em aplicações educacionais, e possibilitando a criação de ambientes digitais dedicados à educação no âmbito docente-discente-instituição. Para a infraestrutura de comunicação, será utilizada a tecnologia Web da internet, incorporando sistemas e tecnologias digitais como Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Sistemas de Simulação, Robótica Avançada e Inteligência Artificial, permitindo a integração entre componentes físicos e virtuais em sistemas Ciberfísico, configurando o que é conhecido como laboratórios 4.0. Além disso, a plataforma WEBDIG será integrada à plataforma internacional de laboratórios remotos SARL (Smart Adaptive Remote Laboratory), desenvolvida na Florida Atlantic University (FAU), nos Estados Unidos. A plataforma SARL foi criada para fornecer laboratórios remotos para estudantes de todo o mundo, ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizado e experimentação.

Coordenador: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLÓN 

E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br

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Título: COMPUTAÇÃO APLICADA EM SISTEMAS BIOLÓGICOS

Resumo: Com a evolução da computação, diversas áreas aumentaram a velocidade de seus avanços, entre elas a parte de diagnósticos e análises por imagem da área médica e estudos da dor. Este projeto tem o objetivo de utilizar a inteligência artificial, machine learning, processamento de imagem e computação de alto desempenho em sistemas biológicos em estudos de dor, detecção precoce de transtorno do espectro autista (TEA) e processamento de dados para análise de medição de pressão plantar. Se utilizando de comparação de pessoas com e sem o TEA será possível fazer a avaliação. Com isso, algoritmos para detecção agregando essas diversas técnicas serão utilizados para que seja possível essa detecção precoce do autismo. Os resultados serão uma indicação de diagnóstico e a criação de banco de dados para auxiliar no diagnóstico do TEA. O machine learning representa um conjunto de ferramentas utilizadas para encontrar relacionamentos não triviais, predizer comportamentos ou classificar um conjunto de elementos. Esse tipo de técnica tem sido utilizada para os mais diversos fins, dentre os quais, destacam-se os estudos relacionados à dor. Nesse tipo de estudo, são necessários muitos testes preliminares antes do delineamento final dos experimentos direcionados à investigação de determinado alvo, além da grande quantidade de testes necessários para o mapeamento de agentes, por exemplo, que podem ativar ou bloquear determinado receptor. Os resultados esperados são algoritmos que consigam predizer resultados, o que implicaria em melhora na eficiência experimental considerando o menor número de testes necessários e também na redução do uso de animais. No caso do sistema de medição de pressão plantar o objetivo consiste em criar uma sistema para receber e analisar os dados dos pacientes, que no futuro serão utilizados para predição de possíveis doenças, tais como diabetes e outros.

Coordenador: FABIO ANDRIJAUSKAS

E-mail: fabio.andrijauskas@usf.edu.br

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Título: DESINFECÇÃO COM OZÔNIO: PROJETO DE CIRCUITO PARA SENSOR ELETROQUÍMICO E ANÁLISE DA DIFUSÃO DO GÁS - FASE III

Resumo: O gás ozônio se mostrou altamente eficaz na desinfecção de ambientes e superfícies e essa característica foi evidenciada durante a pandemia de COVID19, nos anos de 2020 e 2021.Na primeira fase deste projeto foi estudado o do comportamento do ozônio na troposfera por dispersão e consumo químico, com a realização de uma revisão bibliográfica sobre o tema, com identificação das reações naturais, bem como na presença de catalisadores, além da dispersão do gás, com a proposta de estudo simulando-a num corredor. Mesmo com os resultados obtidos na fase dois do projeto, ou seja, as constantes cinéticas que norteiam o modelo de dispersão num corredor fechado, ainda se tem a necessidade da determinação do tempo de decomposição da concentração do ozônio, quando ele for utilizado para desinfetar ambientes fechados. É justamente para sanar tal problema, que se propõe a Fase III do projeto de Iniciação Científica, contando agora com uma parte a ser desenvolvida em laboratório com testes de calibração do equipamento e ainda com a simulação em CFD-Computational Fluid Dynamics para estudo do comportamento do gás ozônio num ambiente fechado. Com os resultados práticos e da simulação em CFD, pode-se garantir a exatidão necessária para a utilização do equipamento com a segurança necessária tanto para a exposição ao ozônio por pessoas, como para a desinfecção do ambiente.

Coordenadora: ANNETE SILVA FAESARELLA

E-mail: annete.faesarella@usf.edu.br

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Título: PRODUÇÃO DE MICROVERDES EM CULTIVO INDOOR

Resumo: O cultivo indoor é feito em ambientes controlados onde luzes artificiais e temperatura criam o ambiente ideal para o desenvolvimento das plantas. Os microverdes são produtos alimentícios em emergência geralmente colhidos em 7 a 14 dias após a germinação. Contêm concentrações mais altas de compostos como antioxidantes, fenóis, vitaminas e minerais do que vegetais maduros ou sementes. Porém há poucos estudos científicos publicados na literatura para avaliar as propriedades físico-químicas de microverdes e suas associações com suplementação luminosa. O objetivo será avaliar a influência de diferentes intensidades luminosas e densidade de semeadura nos atributos quantitativos e qualitativos de microverdes de beterraba, mostarda e repolho roxo. O delineamento será inteiramente casualizado, formado por quatro repetições cada uma. Os tratamentos serão compostos por suplementação luminosa com lâmpadas de LED com diferentes intensidades de fluxo de fótons fotossinteticamente ativos (aproximadamente 100, 150, 200 e 250 μmol m-2s-1) e quatro densidades de plantio(g m-2). As avaliações serão: altura do hipocótilo, massa de matéria fresca e seca, produtividade, e sólidos solúveis totais. Os dados serão submetidos à análise de variância e a comparação de médias pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. As condições do presente estudo são inéditas e propiciarão informações estratégicas para produção indoor de microverdes.

Coordenadora: LÍVIA MOURA DE SOUZA

E-mail: livia.souza@usf.edu.br

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Título: A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO E DO FEEDBACK EXTRÍNSECO NA APRENDIZAGEM MOTORA E NA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Resumo: Métodos eficientes de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a aquisição de habilidades motoras transferíveis, ampliando a participação social de crianças com Paralisia Cerebral. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do conhecimento explícito no processo de aquisição de uma habilidade motora, além de compreender o papel do feedback extrínseco na retenção e transferência de habilidades, visando a ampliação das possibilidades de interação em diferentes contextos sociais. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado controlado, que será realizado na Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista. Serão incluídas crianças com paralisia cerebral com idades entre 4 a 18 anos de idade. Os indivíduos serão randomicamente distribuídos em quatro grupos, de acordo com a oferta de conhecimento explícito e feedback. O treinamento será realizado por meio de um dispositivo eletrônico, desenvolvido com a contribuição do curso de engenharia elétrica da Universidade São Francisco. Para avaliação intragrupo das variáveis número de acertos e tempo de execução será utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon e para comparação intergrupo será utilizada a Anova One way. Com base nos estudos conduzidos até o momento, é evidente a necessidade de compreender o papel do conhecimento explícito e do feedback extrínseco na aprendizagem motora de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral para a elaboração de estratégias terapêuticas.

Coordenadora: DANIELLE BORREGO PEREZ

E-mail: danielle.perez@usf.edu.br

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Título: APLICAÇÃO DA MODELAGEM DIGITAL E DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA EM ESTUDOS DE CONFORTO NA ARQUITETURA

Resumo: A maquete, ou modelo físico, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da arquitetura, em suas diversas áreas de conhecimento técnico-práticas, como as áreas de tecnologias, representadas pelo conforto ambiental. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas computacionais, como as ferramentas de desenho e modelagem auxiliadas por computador e a prototipagem rápida pelas manufaturas aditiva, representada pela impressão 3D, e subtrativa, por processos de CNC, permitem ampliar as possibilidades de uso desta forma de representação do projeto. A presente pesquisa tem por objetivo explorar as possibilidades do uso da modelagem digital e da prototipagem para o desenvolvimento de modelos físicos e ferramentas para análise para as áreas de tecnologias e conforto ambiental lumínico. Pretende-se com isso conhecer os processos que envolvem a implementação da modelagem digital e da prototipagem no âmbito do curso de arquitetura para o desenvolvimento do arquiteto, a partir do projeto e construção de ferramentas e modelos didáticos e desenvolvimento de maquetes para estudo das formas arquitetônicas em determinados ambientes. A relevância do projeto se deve ao fato de este estar alinhado com novas práticas de ensino e aprendizagem em instituições e universidades, com a introdução de processos de prototipagem rápida como instrumento didático para os cursos de Arquitetura e Engenharia. Os resultados esperados por essa pesquisa podem ser utilizados tanto como material didático para o curso de arquitetura quanto como ferramenta para outros cursos. O método utilizado por esse projeto compreende a realização de estudos de análise qualitativa, com uma abordagem mista entre documental e aplicada, a partir de levantamento de campo com instrumentos e fotografia ou estudo e projeto de ferramentas. As ferramentas e modelos serão fabricados a partir dos princípios da prototipagem com ferramental disponível na Universidade, podendo ser utilizado serviço externo caso necessário. Espera-se, assim, promover a exibição dos resultados da pesquisa para apreciação da comunidade e uso dos alunos nas componentes curriculares correspondentes.

Coordenador: DENNIS FLORES DE SOUZA

E-mail: dennis.souza@usf.edu.br

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Título: GRAVITRICIDADE COMO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Resumo: Apresenta-se, neste trabalho, uma descrição do funcionamento e das partes componentes de um sistema de armazenamento de energia elétrica por gravitricidade. Uma vez que este sistema torna mais eficaz a utilização de Lítio para o armazenamento de energia, se mostra sustentável e muito promissor. Aqui, apresenta-se também o projeto de um protótipo de um sistema fundamentado na gravitricidade.

Coordenadora: ANNETE SILVA FAESARELLA

E-mail: annete.faesarella@usf.edu.br

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Título: PESQUISA E DESENVOLVIMENTOS DE PRODUTOS PARA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo: Com a disposição de melhorar a participação no mercado e se adequar às grandes rápidas transformações no perfil de consumo, as empresas procuram se destacar das demais investindo no desenvolvimento e pesquisa em novos produtos com inovações tecnológicas alinhadas à sustentabilidade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 estão fortemente presentes no modelo de negócio de muitas empresas que buscam impactar de forma positiva as comunidades, consumidores, fornecedores e o planeta. Os ODS estão organizados em três dimensões: econômica, social e ambiental, que reúnem metas e estratégias a serem trilhadas para promover o seu alcance. Em se tratando de produtos para saúde, beleza e bem-estar, o setor de pesquisa e desenvolvimento se enquadra nesse conceito por investir em inovações para conseguir suprir as necessidades do mercado. Uma das inovações de grande repercussão desse processo está relacionada ao aumento na procura de produtos baseados na utilização de insumos e processos que causam menor impacto ambiental e oferecem menos risco aos consumidores. Neste projeto são apresentadas propostas a pesquisa e desenvolvimento produtos para saúde e que remetem ao autocuidado, beleza e bem-estar atrelados aos preceitos dos ODS. O projeto proposto visa produzir formulações eco-amigáveis, com uso de ingredientes eco-certificados. O estudo da replicabilidade farmacotécnica das formas a serem desenvolvidas possibilitará a transferibilidade em escalas magistral e industrial. Serão realizados testes para avaliar a qualidade física, físico-química e microbiológica; análise sensorial, avaliação da aceitabilidade (apreciabilidade) dos produtos desenvolvidos e finalmente oferecer contribuições para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente.

Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO

E-mail: iara.dias@usf.edu.br

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Título: CARACTERIZAÇÃO DA BLENDA POLIMÉRICA PBT/PC COM ANÁLISES TÉRMICAS

Resumo: Os materiais poliméricos são formados com a junção de meros que podem se organizar de maneiras distintas, trazendo assim diferentes estruturas amorfas e cristalinas. Isso permite com que cada polímero tenha a sua particularidade, como o caso do Policarbonato (PC), que apresenta ótimas propriedades mecânicas e estrutura amorfa, e também do Polibutileno-Tereftalato (PBT), que consta com boa resistência química decorrente da sua estrutura semicristalina. Além disso, é possível realizar blendas poliméricas com o intuito de alcançar propriedades diversas, como exemplo a blenda do PBT/PC. Uma das técnicas utilizadas para caracterizar os polímeros é a calorimetria exploratória diferencial (DSC), que se baseia nas diferentes transições térmicas a partir de uma relação entre temperatura versus fluxo de calor, e a termogravimetria (TGA) que mede o percentual de massa em função da temperatura. Desta forma, espera-se identificar a blenda PBT/PC com estas técnicas térmicas e verificar como as estruturas destes materiais afetam no seu comportamento térmico e quais vantagens poderia fornecer na resistência térmica, colaborando assim para o desenvolvimento de aplicações nos setores eletrônicos ou automotivos.

Coordenadora: JULIANA PEREIRA BARBOSA

E-mail: juliana.pbarbosa@usf.edu.br

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Título: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MODELOS DE FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DA HIDRODINÂMICA EM COLUNAS DE LEITO FIXO EM SISTEMA MULTIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS OPERANDO CONCORRENTE

Resumo: O projeto de iniciação científica visa avaliar o fenômeno físico de arrasto entre fases em uma coluna de leito fixo por meio de simulações numéricas utilizando o software OpenFOAM. Espera-se contribuir para o avanço científico por meio da avaliação, validação e indicação dos melhores modelos matemáticos para descrever esse fenômeno. Além disso, o projeto tem potencial para avanços tecnológicos ao implementar modelos no OpenFOAM. O envolvimento dos estudantes nessa pesquisa também contribuirá para sua formação científica, tecnológica e profissional.

Coordenador: RAPHAEL RIBEIRO CRUZ SANTOS

E-mail: Raphael.santos@usf.edu.br

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Título: NOVOS MODELOS DE GESTÃO E A TRANSFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 

Resumo: O termo influência se popularizou nas redes sociais por demonstrar de que forma as tendências, percepções e debates de um determinado círculo de profissionais e suas descobertas, pode levar a transformações nas práticas de consumo e comportamento. No âmbito corporativo, estudos sobre a sociologia das organizações demonstram o alto grau de interdependência das empresas com o ambiente de negócios, apoiando-se para essas análises nos conhecimentos da Teoria Geral dos Sistemas, oriundo da biologia. Sob essa perspectiva, as organizações são vistas como seres vivos que realizam trocas permanentes com o ambiente, influenciando e sendo influenciadas. Esse dinamismo leva a alterações no modelo de gestão, no ritmo e no modo como as decisões são tomadas, criando necessidades e gerando oportunidades para a adoção de novas práticas. É nesse contexto que a transformação digital e o ESG têm se estabelecido como vetores das mudanças recentes nas organizações. Fatores como o acercamento da expectativa da sociedade, a mudança no perfil de consumo e de trabalho das gerações mais novas, o posicionamento de investidores em relação às responsabilidades empresariais para com o meio ambiente, em suas relações com a sociedade, da responsabilidade com a ética e com a sustentabilidade dos negócios tem propulsionado a adoção de boas práticas ESG em empresas de todos os portes e ramos de atuação, por seu estreito vínculo com os 17 ODS. Da mesma forma, a aceleração da transformação digital, fortemente impulsionada pela pandemia de COVID-19, também tem levado as organizações a repensarem produtos e processos de trabalho criando novos paradigmas gerenciais e para a tomada de decisões.

Coordenadora: SIMONE CRISTINA SPIANDORELLO

E-mail: simone.spiandorello@usf.edu.br

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