handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Sustentabilidade e Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2023-2024

Título: DESENVOLVIMENTO DE BIOADSORVENTES PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL

Resumo: Com o avanço do desenvolvimento industrial, a quantidade de efluentes gerado têm aumentado, danificando os corpos hídricos. Desta forma, a fiscalização ambiental também aumentou gerando multas e até o fechamento da empresa em caso de reincidência. Com isso surgiu a necessidade de integração empresa-universidade para proporcionar conhecimento científico na resolução deste problema. A Empresa Phibro Animal Health está entre as empresas que precisam tratar seu efluente e foi estabelecida uma parceria entre a empresa e a Universidade São Francisco via FUNCLAR sob a responsabilidade da coordenadora deste projeto para desenvolvimento de metodologias de remoção de cor e sulfato de seu efluente. Para atingir o objetivo foram selecionados 6 alunos da USF farão o desenvolvimento de materiais bioadsorventes e metodologias de remoção de sulfato, e em contrapartida, a empresa Phibro fará o pagamento de uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 450,00 para o aluno João Pedro Machado Cétolo e a doação do efluente. A empresa permitirá também as análises de ρ-Na em seu laboratório. A metodologia científica proposta está descrita neste texto.

Coordenadora: MONICA TAIS SIQUEIRA D’AMELIO FELIPPE

E-mail: monica.felippe@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: ESTUDO DOS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO DE METAIS DE PLACAS FOTOVOLTAICAS

Resumo: A energia elétrica gerada pelas placas fotovoltaicas é produzida pela conversão de radiação solar em energia elétrica, utilizando semicondutores de corrente contínua que geram o efeito fotovoltaico. A energia solar fotovoltaica foi a fonte de energia renovável que mais cresceu no mundo entre os anos de 2000 a 2010. Esse crescimento se dá a uma taxa de 39% ao ano, um aumento praticamente exponencial. Os sistemas fotovoltaicos têm uma vida operacional de aproximadamente 25 anos, em relação a eficiência das placas solares. Porém, o sistema é formado por circuitos e elementos eletrônicos com variados tempos operacionais, por exemplo, as baterias para armazenamento de energia. A troca de cada um desses componentes pode gerar resíduos do processo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo dimensionar um sistema fotovoltaico e estudar os processos eficientes para recuperar os metais presentes nas placas solares, como também avaliar os efeitos e a fitotoxicidade de amostras de metais provenientes de placas fotovoltaicas após o processo de lixiviação ácida por meio de bioensaios utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), em condições de laboratório. Além disso, propõe-se recuperar os metais oriundos dos resíduos gerados após a vida útil das placas fotovoltaicas por meio do processo de biolixiviação. Espera-se que os resultados obtidos pelos métodos e demais experimentos sejam satisfatórios, eficazes e auxiliem o processo de reciclo das placas fotovoltaicas que serão necessárias em breve de forma a não contaminar o meio ambiente, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais sustentável. Além disso, a partir da análise de algumas normativas vigentes, pode-se perceber que no Brasil, já estão sendo desenvolvidas ações para a gestão desse produto em fim de vida, o que demonstra certo alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável e preocupação com o impacto ambiental causado pela obsolescência do sistema.

Coordenadora: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI

E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título:  PRODUTIVIDADE DA ALFACE COM O USO DE ESTERCO BOVINO COMPOSTADO (SISTEMA COMPOST BARN)

Resumo: O consumo de hortaliças no Brasil e no mundo vem aumentando ao longo dos anos. São plantas consideradas saudáveis do ponto de vista de alimentação humana atrai milhões de consumidores anualmente. A alface é uma das hortaliças mais consumidas, o que leva a existência de uma grande quantidade de produtores rurais, que movimentam milhões de reais com a venda do produtor. Uma vertente cada vez mais comum é o consumo de alface fertilizada com produto orgânico, tendência de mercado que força os produtores a aderirem a técnica. São vários os tipos de fertilizantes orgânicos disponíveis no mercado, sendo que o compost barn, se destaca pela novidade e aumento cada vez maior de sua produção, pela adesão deste sistema por produtores de leite. Objetiva-se no trabalho avaliar o desempenho na produção de alface com o uso do compost barn. O experimento será realizado na horta urbana da USF em Ittiba-SP. O delineamento experimental será em blocos casualizados, no qual os tratamentos serão constituídos de quatro doses de composto bovino: Zero (Controle); metade da dose recomendada de composto bovino; Dose recomendada e o dobro da dose recomendada, dispostos em quatro blocos, totalizando 16 unidades experimentais. As avaliações biométricas de crescimento, diâmetro do colmo, altura da planta e número de folhas serão feitas aos 15, 20, 25, 30 e 35 dias após o transplantio; assim como as observações visuais nas plantas. Ao final do ciclo, será obtida massa fresca da alface, a matéria seca da parte aérea e raiz. Os resultados serão submetidos à análise de variância pelo teste F, e nos casos de significância será feito o estudo da regressão das doses do composto bovino.

Coordenadora: LILIANE MARIA ROMUALDO ALTÃO

E-mail: liliane.altao@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.

 

Título: IOT PARA MONITORAMENTO CLIMÁTICO E AMBIENTAL DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL

Resumo: A automação tem sido uma busca constante do ser humano nas mais diversas áreas de atuação, em especial com o avanço da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). No entanto, um grande impedimento para o desenvolvimento de projetos nessa área, tem sido o alto custo dos protótipos, principalmente devido aos softwares e hardwares proprietários, que apresentam um alto investimento inicial (licença de software, por exemplo) e uma dependência, no caso de hardware, de não permitir integração entre fabricantes diferentes. Sendo assim, esse projeto de pesquisa se propõe a desenvolver um sistema de monitoramento climático e de irrigação de baixo custo, utilizando para isso plataformas do tipo “Open Source” (Código Aberto). Também será feito um estudo econômico com projetos similares já comercializados no mercado e a viabilidade de utilização definitiva pela comunidade acadêmica.

Coordenadora: DÉBORA MEYHOFER FERREIRA

E-mail: Debora.ferreira@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.

 

Título: DIETÉTICA: TORNANDO O PROCESSAMENTO DE RECEITAS SUSTENTÁVEIS

Resumo: Atualmente existe preocupação em cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Na área de nutrição, voltada a dietética, algumas medidas em relação à sustentabilidade podem ser implementadas visando a redução do desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos além de ter preparações mais nutritivas. O trabalho tem como objetivo geral determinar o fator de correção e índice de cocção de diferentes grupos de alimentos visando a elaboração de ferramentas para tornar o processamento de alimentos mais eficiente e sustentável. O experimento será conduzido nas Cozinhas Experimentais da USF, as amostras dos diferentes alimentos serão adquiridas do CEASA Campinas – SP, no período de outubro de 2023 a maio de 2024, além de serem observados os períodos sazonais para complementar a análise. Os indicadores no preparo de alimentos determinados serão: fator de correção e índice de cocção. Será realizado o desenvolvimento de receitas utilizando os alimentos previamente selecionados, as receitas passaram por análise sensorial, além de terem sua ficha técnica e seu custo calculados. Registros fotográficos serão realizados com o passo-a-passo para obtenção dos indicadores de alimentos assim como da elaboração das receitas. Espera-se iniciar a construção de uma tabela para novos índices de preparo de alimentos, considerando a questão da sazonalidade e a elaboração de receitas aproveitando os alimentos de forma integral, e assim as informações geradas possam contribuir com as mudanças do mundo contemporâneo e em consonância com a ODS 12 - consumo e produção responsáveis requerida dos futuros profissionais nutricionistas.

Coordenadora: VIVIANE CRISTINA TORETI THEODOROPOULOS

E-mail: viviane.theodoropoulo@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.

 

Título: TETO JARDIM COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE TÉRMICO E MEIO FILTRANTE

Resumo: A capacidade do meio ambiente está comprometida, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza não mais está absorvendo a poluição. A forma como a sociedade tem se organizado e ocupado a superfície do planeta tem ocasionado diversos problemas. O objetivo é apresentar uma possibilidade de utilização para a técnica do teto jardim que envolva o controle térmico e a utilização de seu substrato como meio filtrante. O trabalho será dividido através da seleção de uma área capaz de receber um teto jardim, o monitoramento da temperatura interna da área selecionada; também será elaborado um substrato filtrante para o teto jardim; e por fim o substrato filtrante será submetido a diferentes substâncias para verificar sua eficiência e eficácia.

Coordenador: RAFAEL AUGUSTO VALENTIM DA CRUZ MAGDALENA

E-mail: rafael.magdalena@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.

 

Título: GREEN ENERGY: GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Resumo: Com a ampliação de problemas ambientais decorrentes dos fenômenos de mudanças climáticas, tem se tornado urgente a necessidade da produção de energia e produtos que tenham baixa emissão de carbono, ou seja, com baixa emissão de CO2 em toda sua cadeia produtiva. O Brasil tem o potencial para ser um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo devido às suas vantagens naturais associadas a uma matriz elétrica predominantemente renovável. Internamente, o hidrogênio tem potencial de aplicação em diversos setores industriais, de alimentos à fertilizantes, podendo também ser aplicado como substituto de combustíveis que têm alta intensidade de carbono. O hidrogênio, utilizado nas células a combustível pode ser classificado em verde ou negro, e uma das fontes de hidrogênio é a amônia, a qual possui grande vantagem de não conter carbono. Este projeto visa então estudar o processo de geração de green energy através da amônia com foco em processo, produção e capacidade geradora de energia.

Coordenadora: RENATA LIMA MORETTO

E-mail: renata.moretto@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.

 

Título: AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDE ISOLADO DE FRUTOS DE GOIABEIRA

Resumo: A antracnose causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioide, é a principal doença pós-colheita dos frutos da goiabeira, comprometendo a sua qualidade e comercialização. O uso de fungicidas é o principal método de controle da doença, oferecendo risco à saúde da população e danos ao meio ambiente. Objetiva-se com essa pesquisa avaliar in vitro se os óleos essências, de camomila, cravo, hortelã pimenta e gengibre inibem o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides, agente causal da antracnose da goiabeira. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com seis tratamentos (concentrações dos extratos) e quatro repetições, sendo que cada extrato será avaliado separadamente. Será avaliado a porcentagem de inibição do crescimento micelial, índice de inibição do crescimento micelial e diâmetro das colônias. Espera-se obter resultados que demonstrem a ação antifúngica dos óleos vegetais.

Coordenadora: JAÍNE ALVES ANSELMO

E-mail: jaine.anselmo@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui.