handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar


Categoria
Projetos PICITExt 2023-2024

Título: ABORDAGENS BIOPSICOSSOCIAIS E USO DE AGENTES ELETROFÍSICOS EM AFECÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS

Resumo: As afecções musculoesqueléticas são hoje o principal motivo da busca de tratamentofisioterapêutico ambulatorial, sendo comumente relatadas por diversos grupos populacionais e associada a processos fisiológicos. Considerando o contexto dessas doenças, se destacam por incidência e prevalência a osteoartrite, as disfunções craniomandibulares e as dores na região cervical e pescoço. A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população e está associada ao envelhecimento e crescentes índices de obesidade. As disfunções temporomandibulares são conhecidas por ter caráter multifatorial com presença de fatores que causam processos inflamatórios e dolorosos que transforma a funcionalidade dos indivíduos. Dor no pescoço é muito comum em todas as populações, principalmente nas mulheres. Ela pode estar associada à radiculopatia cervical, descrita como uma dor irradiada para os membros superiores. Pacientes com esse tipo de dor, apresentam uma amplitude de movimento significativamente reduzida. Nos casos destas doenças, a principal característica no quadro clínico é a dor crônica. Diversos fatores explicam o quadro clínico destes pacientes com foco geralmente voltado para o aspecto físico da doença. Mas para um olhar integral e humanizado sobre esse, é necessário entender o seu quadro psicossocial. Fatores como ansiedade, depressão, medos e prévias concepções contribuem para o aumento da intensidade da dor nesses indivíduos. Além dessas abordagens, os agentes eletrofísicos se mostram como uma tecnologia com possível benefício na melhora do quadro álgico, sendo a Fotobiomodulação o principal recurso utilizado. Nesse sentido, o objetivo desse grande estudo clínico em diferentes grupos populacionais é de avaliar as estratégias de abordagens biopsicossociais e o uso de agentes eletrofísicos na melhora da intensidade de dor, qualidade de vida e funcionalidades desses indivíduos. Dessa forma, serão realizados três grandes estudos em pacientes com osteoartrite de joelho, disfunções temporomandibulares e cervicalgias se utilizando de exercícios, técnicas de terapia manual, fotobiomodulação e complementando com abordagens biopsicossociais como educação em dor, técnicas de relaxamento e enfrentamento de dor. As avaliações utilizadas antes e após os protocolos de tratamento serão através da Escala Numérica de Dor, questionário de funcionalidade e qualidade de vida, testes funcionais como o Sit to stand test, Timed Up and Go test, testes para aptidão cardiorrespiratória, força, mobilidade articular e demais questionários direcionados para desfechos secundários.

Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM

E-mail: andre.sardim@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO ALIMENTAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Resumo: Uma grande proporção das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem seletividade alimentar, por isso costumam comer uma quantidade de fibra insuficiente, o que pode alterar sua microbiota e com isso influenciar seu comportamento. OBJETIVO: Analisar as características da composição e o comportamento alimentar e avaliar o consumo de fibras das crianças diagnosticadas com autismo. MÉTODO: Será um estudo clínico transversal de caso-controle. Onde serão abordados: Um grupo de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e um grupo controle de crianças saudáveis em termos de desenvolvimento, do sexo e da idade, na mesma faixa etária das crianças autistas. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se encontrar um perfil alimentar diferente entre as crianças com autismo e aquelas que não possuem transtornos no desenvolvimento, uma alimentação mais seletiva do grupo controle em comparação ao grupo caso e um baixo consumo dos micronutrientes que iremos investigar no grupo de pacientes com autismo.

Coordenadora: THAÍS LONGO DE MORAIS TEIXEIRA

E-mail: thais.teixeira@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: MICRORGANISMOS EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O COMBATE DO BIOFILME NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Resumo: A preocupação com a qualidade dos alimentos fornecidos à população é crescente devido aos muitos relatos que versam sobre a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), incluindo surtos de intoxicações alimentares, doenças infecciosas e parasitárias. As DTA’s são vistas como problema de saúde pública e sua ocorrência é facilitada pelos maus hábitos de higiene nos processos de obtenção, beneficiamento, transporte e armazenamento dos alimentos e, quando se trata de produtos de origem animal, esse processo de contaminação do alimento pode se agravar, uma vez que muitas das matérias primas podem já estar contaminadas durante a sua obtenção, como é o caso do leite, dos ovos e da carne. Muitas legislações visam tornar cada vez mais rígidas as normas para manipulação de alimentos para reduzir os riscos associados. São exemplos as instruções normativas 77 e 78 que determinam o manuseio do leite cru e a Portaria CVS 05, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que normatiza o manuseio em estabelecimentos manipuladores de alimentos. Mesmo com as legislações pertinentes, estabelecimentos ambulantes que manipulam e comercializam alimentos apresentam dificuldade no controle das contaminações devido à falta de infraestrutura adequada. Um agravante na cadeia de processamento de produtos de origem animal é a capacidade dos microrganismos contaminantes de formar biofilmes, estruturas altamente aderidas às superfícies que atuam como fontes constantes de contaminação. Nosso projeto visa a identificação de microrganismos em produtos alimentícios de origem animal comercializados em estabelecimentos ambulantes e a avaliação de seu potencial formador de biofilmes, obtendo dados da real situação sanitária em que os alimentos de origem animal são comercializados e os riscos que representam. Além disso, objetivamos testar o potencial antimicrobiano e antibiofilme de produtos naturais utilizados de forma empírica para combate à microrganismos ambientais contaminantes de alimentos. Dessa maneira, esperamos contribuir para o conhecimento da situação sanitária dos produtos comercializados e aos riscos vinculados, além de comprovar ou rejeitar, cientificamente, as hipóteses que produtos naturais podem atuar no combate aos microrganismos contaminantes de alimentos, com possibilidade de formulação de um produto patenteado, caso os resultados sejam positivos.

Coordenador: TONY PICOLI

E-mail: tony.picoli@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: ESTUDOS SOBRE FELICIDADE: ARTICULAÇÕES PARA A EVOLUÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Resumo: Trata-se de um projeto que se encontra em desenvolvimento e já obteve aceite para sua execução, junto ao comitê de ética em pesquisa (CEP) nos planos de trabalho que se encontram em execução e outros a serem desenvolvidos. Deriva do questionamento sobre o papel da ciência e do cientista na sociedade contemporânea, do conhecimento produzido e de seus impactos sociais, tecendo relações com o tema da felicidade. Os discentes que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC) são o público-alvo, contudo, outras populações podem ser abarcadas. Compreendendo-se que o desenvolvimento do estudante é um passo importante para uma formação de excelência, despertando talentos e contribuindo para que sejam cidadãos mais responsáveis, críticos, autossuficientes e proativos. O objetivo consiste em promover contribuições positivas e transformadoras na formação dos participantes do PIC, tendo em foco a felicidade. A abordagem desta pesquisa é Quali-quantitava, de cunho exploratório e descritivo, apoiando-se no uso de métodos mistos. Para análise dos instrumentos são utilizadas as metodologias que melhor atendem. Algumas frentes de trabalho estão em desenvolvimento a partir de resultados parciais e outros planos de trabalho, à exemplo, fornecer aos estudantes conhecimentos para pesquisa acadêmica, avaliar a satisfação dos estudantes e docentes, explorar a eficácia da estimulação auricular para reduzir a ansiedade dos estudantes, investigar alimentos que promovem o bem-estar físico e mental, explorar a relação entre vulnerabilidade e florescimento humano, integrar os temas pesquisados com os ODS, disseminar os resultados obtidos e elaborar novas propostas de pesquisa-ação. Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos estudantes e tornar o programa referência em pesquisa acadêmica. A proposta é que as ações contribuam para o envolvimento dos discentes de modo pleno em seus projetos, sob a premissa de uma “Ciência com Consciência”, tal como proposto por Edgar Morin. Parte-se do pressuposto que o discente, ao se envolver de modo pleno e consciente em seus projetos, pode favorecer mudanças sociais que sejam positivas para os diferentes tipos de seres – humanos ou não humanos.

Coordenadora: PRISCILLA PERLA TARTAROTTI VON ZUBEN CAMPOS

E-mail: priscilla.campos@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS NATURAIS NOS TRANSTORNOS MENTAIS

Resumo: Segundo levantamento recente, mais de 970 milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais em todo o mundo e os transtornos mentais são atualmente a principal causa de afastamentos do trabalho e de suicídio. O tratamento é prolongado e realizado com medicações que, muitas vezes, apresentam efeitos colaterais que dificultam a adesão ao tratamento adequado ou pelo tempo necessário. Por outro lado, compostos naturais têm sido amplamente estudados nos últimos anos, com respostas bastante promissoras para diversos distúrbios mentais. O objetivo desse trabalho é identificar a eficácia do uso de compostos naturais em transtornos neuropsicológicos e a sua tolerabilidade e adesão e assim, avaliar a resposta desse grupo em transtornos de humor e em pacientes com transtorno por uso de substâncias. Para isso, serão aplicados questionários específicos em voluntários diagnosticados com transtornos de humor e/ou transtorno por uso de substâncias, escolhidos previamente, e administrado compostos naturais para avaliar a resposta nesses quadros. Com esse trabalho, espera-se que uma resposta positiva ao uso de compostos naturais em determinados quadros, agilizem a busca pelo tratamento, que é comumente pelo estigma e preconceito relacionados ao uso de psicofarmacos, bem como reduza a gravidade dos quadros pelo tratamento mais precoce e pela maior adesão devido a tolerabilidade.

Coordenadora: CAMILLA NICOLUCCI

E-mail: camilla.nicolucci@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: FRAMEWORK DE ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS PREDITIVAS E CIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Resumo: Infecções relacionadas à assistência à saúde (IrAS) determinam graves consequências tanto do ponto de vista individual, aumentando tempo de estadia hospitalar e risco de morte dos pacientes, quanto coletivo por meio de elevados custos aos sistemas de saúde e sérios impactos ecológicos incluindo resistência antimicrobiana. Uma das estratégias mais importantes no controle das IrAS é o monitoramento da incidência das infecções por meio de vigilância. Porém, os dados reportados por diferentes instituições sofrem grande heterogeneidade chegando a 240% para um mesmo desfecho. O presente estudo tem por objetivo a construção de um modelo de avaliação epidemiológica das IrAS e seus principais fatores de risco por meio de análise multivariada preditiva. Com isso, pode-se tanto conhecer fatores significativamente associados com maior risco de desenvolvimento de IrAS e, assim, direcionar estratégias específicas de controle quanto, em nível populacional, gerar intervalos e limiares de endemicidade específicos para cada instituição de modo a permitir interpretação em tempo real das taxas obtidas e identificar oportunamente surtos, por exemplo. Para isso, serão coletados dados acerca dos principais fatores que modulam o risco de ocorrência de IrAS em unidade de terapia intensiva (como perfil de pacientes atendidos e uso de dispositivos invasivos) e, subsequentemente, realizadas análises multivariadas por meio de regressões (linear, binomial negativa e de Poisson, a depender da variável) com derivação de intervalos preditivos.

Coordenador: LEANDRO CÉSAR MENDES

E-mail: leandro.mendes@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: PADRÃO ALIMENTAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM EXCESSO DE PESO EM UNIVERSITÁRIOS DE BRAGANÇA

Resumo: A obesidade é uma doença crônica de acúmulo anormal e excessivo de gordura corporal segundo a OMS. É considerada um problema mundial pois o número de pessoas com sobrepeso e obesidade aumentam de maneira alarmante a cada ano, sendo que o sobrepeso já ultrapassa mais de 50% da população brasileira, acometendo inclusive crianças, adolescentes e jovens adultos universitários. Apesar de não ser uma causa mortis efetiva, as modificações metabólicas, endócrinas e fisiológicas que acometem as pessoas obesas, e que por consequência vivem constantemente em estado inflamatório crônico, são precursoras de diversas outras doenças, inclusive das que mais matam no Brasil – como Doenças Cardiovasculares, a Diabetes Mellitus e Neoplasias. O projeto visa avaliar o padrão alimentar e o excesso de peso nos universitários de Bragança Paulista, bem como fatores associados. Dentre os objetivos específicos, busca-se identificar os diversos aspectos que favorecem ou não a obesidade neste público como: acesso aos alimentos, fatores sociodemográficos e fatores ambientais. Trata-se de um estudo com delineamento transversal, cuja coleta de dados acontecerá no campus da Universidade São Francisco-USF sediada na cidade de Bragança Paulista-SP. Os selecionados responderão um questionário que contará com dados pessoais, socioeconômicos, questões de saúde (Condições de saúde; Questionário de atividade física) e nutricionais (Questionário de Frequência Alimentar traduzido e validado para população brasileira; Questões referentes ao acesso a alimentos). Em um segundo momento, os sujeitos da pesquisa, serão convocados para coleta de dados antropométricos. A pesquisa espera conscientizar e contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar, não só dos participantes mas da comunidade em que eles estão inseridos, será desenvolvida um projeto de extensão sobre alimentação saudável e a importância de fazer boas escolhas alimentares, o que impacta diretamente na saúde, com abrangência para população da cidade, contemplando a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Coordenadora: JULIA CRISTINA ZUIN

E-mail: julia.zuin@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: ANÁLISE DE COLÁGENO ATRAVÉS DE MICROSCOPIA DE POLARIZAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Resumo: O colágeno é uma proteína extracelular que desempenha um papel importante na estrutura e função dos tecidos, incluindo pele, cartilagem, tendões, ligamentos e ossos. A microscopia de polarização é uma técnica que utiliza luz polarizada para analisar a estrutura e a organização das fibras de colágeno. No entanto, esse tipo de microscópio tem um alto custo. Neste projeto, propomos a utilização da microscopia de polarização de baixo custo, para analisar o colágeno em tecidos biológicos. Esse projeto irá desenvolver com hardware e software do tipo open source um complemento para o microscópio convencional, permitindo-o executar a função da polarização. A proteína escolhida para validação foi o colágeno, através do uso de cápsulas que podem ser encontradas comercialmente.

Coordenadora: DÉBORA MEYHOFER FERREIRA

E-mail: debora.ferreira@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ESCANERS INTRA-ORAIS: PRECISÃO, QUALIDADE DAS MALHAS E MENSURAÇÃO DA COR

Resumo: Os escaners intra-orais são equipamentos que atuam como um grande recurso tecnológico nos tratamentos odontológicos, mas seu comportamento frente à precisão do sistema e sua confiabilidade na tomada de cor ainda podem ser melhor confrontados na literatura. O objetivo geral desse estudo será avaliar o comportamento da precisão dos modelos virtuais e qualidade das malhas (presença de defeitos) de acordo com o escaneamentos intra-orais obtidos por profissionais de diferentes níveis de formação, incluindo alunos e docentes com e sem experiência. Além disso, também será avaliada a equivalência da cor mensurada convencionalmente por duas escalas (com 2 e 3 parâmetros de cor) comparativamente com a mensuração através de um escaner intraoral e também por meio de um espectrofotômetro digital. Os pacientes (n=10) serão escaneados usando o escâner Trios 3 (3Shape), os arquivos serão exportados para softwares específicos para a mensuração da precisão e da qualidade das malhas. Para a verificação da cor, será usado o próprio software do escâner, o espectofotômetro Easyshade (Vita Zahnfabrik) e a tomada de cor visual com as escalas Vita Clássica e 3D Master. Todos os dados serão analisados com as estatísticas apropriadas e os resultados serão discutidos frente à literatura pertinente.

Coordenadora: NATHÁLIA DE CARVALHO RAMOS RIBEIRO

E-mail: nathalia.ramos@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE GESTANTES E PUÉRPERAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO E A DOAÇÃO DE LEITE MATERNO AOS BANCOS DE LEITE HUMANOS

Resumo: O aleitamento materno apresenta a capacidade de diminuição da morbimortalidade infantil, evitando afecções respiratórias, diarreia e alergias, além de reduzir a chance de obesidade e doenças crônicas, e melhorar o desenvolvimento da cavidade bucal. Dentre as vantagens do aleitamento materno destaca-se o baixo custo financeiro e fortalecimento do vínculo afetivo entre o binômio mãe-filho gerando maior conexão entre ambos. Para se obter uma amamentação eficaz, a mama deve ser esvaziada por completo durante cada amamentação, garantindo que a criança receba tanto o leite anterior quanto o posterior. Sendo assim, o objetivo do projeto é avaliar o conhecimento das gestantes e puérperas com relação ao aleitamento e banco de leite materno. Esta será uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, com gestantes e puérperas acima de 18 anos que são atendidas no Hospital Universitário São Francisco de Assis em Bragança Paulista, para o levantamento de dados sobre questões de amamentação e a percepção da importância do banco de leite. Antes do início da pesquisa a mesma passará pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Espera-se identificar se as orientações, assistência e conduta frente à questões da amamentação estão sendo explorado de uma forma correta pelas pessoas que atuam junto às gestantes e puérperas. Além disto, espera-se identificar as principais dificuldades enfrentadas com a amamentação e assim traçar estratégias de ensino para que as pessoas possam ter condutas que auxiliem na saúde.

Coordenadora: SILMARA ALVES DE SOUZA

E-mail: silmara.alves@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: BIOPROSPECÇÃO E BIOINFORMÁTICA APLICADAS À BUSCA DE NOVOS ANTIMICROBIANOS

Resumo: A resistência bacteriana é um problema global que torna o tratamento de infecções mais difícil e, em alguns casos, impossível, aumentando o risco de complicações graves e morte. Grande parte da resistência bacteriana está associada aos transportadores do tipo ABC que realização captação de moléculas associadas aos fatores de virulência e estruturas bacterianas que promovem a ineficiência dos antibióticos atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar por métodos in silico os transportadores ABC em bactérias resistentes na busca por moléculas que possam promover a sua inibição e consequentemente a captação de nutrientes para a célula; e analisar a eficiência de substâncias presentes em extratos vegetais com potencial antimicrobiano de plantas nativas comuns no interior do estado de São Paulo. Espera-se que as análises in silico permitam elucidar a relação entre os transportadores e fatores de virulência, bem como encontrar moléculas inibidoras deste transporte, enquanto as análises dos extratos deve indicar novos compostos que possam ser utilizados em estudos posteriores para o desenvolvimento de antimicrobianos.

Coordenadora: ALINE SAMPAIO CREMONESI

E-mail: a.sampaio@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: CURVAS DE ATIVIDADE E TRAJETÓRIAS DE PARTICIPAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL - PARTICIPA BRASIL

Resumo: A PC é definida como um grupo de distúrbios do desenvolvimento do movimento e da postura devido a uma lesão não progressiva no cérebro imaturo. A lesão pode ocorrer no período pré-natal (e.g., infecções uterinas, distúrbios do metabolismo materno), perinatal (e.g., hipóxia, parto prolongado, prematuro ou pós-maduro) e pós-natal (e.g., acidente vascular cerebral, convulsão, intoxicação). As incapacidades secundárias englobam deficiências nas funções mentais, sensoriais e neuromusculoesqueléticas, limitações de mobilidade e auto-cuidado, além de restrições na participação social. Em 2002 um grupo de pesquisadores da CanChild, coordenado pelo Dr. Peter Rosenbaum, criaram curvas do desenvolvimento da mobilidade de crianças com PC, com base em avaliações longitudinais de 5 anos de um grupo de 657 crianças canadenses, de acordo com os 5 níveis do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (Gross Motor Function Classification System - GMFCS). Essas curvas ajudam os profissionais de saúde e os pais a entenderem a evolução natural das crianças com PC, de acordo com seu nível de GMFCS e idade, bem como prever seu potencial de aquisição mobilidade e independência na locomoção. Embora essas curvas sejam amplamente utilizadas para orientar a tomada de decisão clínica no Brasil, elas foram construídas com base na funcionalidade de crianças com PC, entre 1 e 13 anos de idade, acompanhadas por 19 serviços de reabilitação em Ontário, Canadá. Pouco se sabe sobre a evolução da capacidade e do desempenho de crianças e adolescentes com PC em países em desenvolvimento. No Brasil a maioria das crianças com PC pertence a famílias de baixo nível econômico, é usuária do sistema único de saúde, tem dificuldade de acesso a dispositivos de tecnologia assistiva e diferentes modalidades de tratamento, o que pode interferir de forma negativa na funcionalidade dessas crianças. É necessário um estudo populacional brasileiro para criar curvas de mobilidade, auto-cuidado e outras habilidades próprias de crianças com PC no Brasil e relacionar essas curvas aos fatores contextuais e outras incapacidades dessas crianças e adolescentes. Tais curvas nos permitiriam responder às seguintes perguntas de pesquisa: (1) O contexto sociocultural brasileiro (fatores ambientais) influencia de forma positiva ou negativa a capacidade e desempenho de crianças e adolescentes com PC? (2) Quais as relações entre os diferentes componentes de funcionalidade dessas crianças entre si e com os fatores contextuais, de acordo com cada subtipo clínico e cada classificação de PC? Esse estudo será um estudo longitudinal, com duração de 5 anos de acompanhamento e avaliações longitudinais de crianças e adolescentes inseridos em ambulatório de fisioterapia reabilitação em diferentes regiões do Brasil, para fins de acompanhamento longitudinal da funcionalidade e a incapacidade destes indivíduos.

Coordenadora: DANIELLE BORREGO PEREZ

E-mail: danielle.perez@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: ESTUDO DE PARÂMETROS FÍSICOS E ASPECTOS PRÁTICOS DOS AGENTES ELETROFÍSICOS NA FISIOTERAPIA

Resumo: A Eletroestimulação Neuromuscular (EENM) tem como base a ativação dos músculos por meio de estímulos elétricos. Esse método possui muitos estudos que mostram sua efetividade e importância em tratamentos com o intuito de prevenir a atrofia muscular e aumento da força muscular. Estudos avaliam os efeitos da Fotobiomodulação (FBM), bem como a associação aos exercícios, como forma de intervenção a fim de minimizar a dor do paciente, procuram também garantir melhor realização das Atividades de Vida Diária (AVDs) e obter uma boa qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a diferença no nível do desconforto nos indivíduos durante a sessão de EENM quando aplicada com diferentes eletrodos Avaliar o efeito da fotobiomodulação na qualidade de vida dos pacientes de OA. Método: A aplicação da EENM será feita utilizando a Corrente Pulsada Bifásica Simétrica, com duração de pulso de 500 μs e frequência de 50Hz durante 15 a 20 segundos para cada eletrodo. Espera-se ser encontrado um maior desconforto na EENM feita através dos eletrodos autoadesivos, visto que resistência a que ele apresenta é maior, logo é necessária maior intensidade de corrente para produzir uma contração eficiente e consequentemente maior desconforto é gerado ao indivíduo. Será realizada a pesquisa em pacientes de ambos os sexos que possui OA de joelho unilateral ou bilateral grau I ao IV através de um estudo crossover. Serão utilizadas avaliações como o questionário KOOS e WHOQOL-abreviado, além de mensuração da dor através da Escala Numérica de Dor (END). A aplicação de FBM será através do método de estudo cruzado de casos no qual todos os participantes realizarão um crossover em 4 grupos.

Coordenador: RICARDO LUÍS SALVATERRA GUERRA

E-mail: ricardo.guerra@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: ASMA NA INFÂNCIA: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA DOS PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ASMA E ASSOCIAÇÃO DO TRATAMENTO MÉDICO E FISIOTERAPÊUTICO NA DIMINUIÇÃO DAS EXACERBAÇÕES E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Resumo: A asma é uma afecção respiratória muito predominante em crianças. Dor no peito, tosse e falta de ar são alguns sintomas. A sibilância é o principal sintoma, causada pela broncoconstrição que ocorre devido a contração da musculatura lisa, pela inflamação da parede brônquica e pela presença de secreção liberada neste processo. Isso aumenta a resistência das vias aéreas e dificulta a saída de ar dos pulmões, causando um distúrbio obstrutivo. Pode-se notar padrão de hiperventilação durante exacerbação. Vírus e alérgenos são alguns fatores externos que podem desencadear uma cascata inflamatória e o estreitamento das vias aéreas. Durante as tarefas do dia a dia pode causar cansaço constante e diminuição das atividades recreacionais, impactando a qualidade de vida da criança. Objetivos: Caracterizar os pacientes asmáticos atendidos no Ambulatório de Asma da Alergologia e Imunologia Pediátrica e associar o tratamento clínico ao fisioterapêutico, promovendo controle das crises, fortalecimento da musculatura respiratória, condicionamento físico, desinsuflação pulmonar e higiene brônquica e melhora da qualidade de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e experimental, longitudinal, prospectivo e intervencionista. Serão incluídas crianças com diagnóstico de asma, através do protocolo de ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Childhood). Os pacientes irão receber intervenção fisioterapêutica e médica, sendo divididos em 2 grupos de acordo com a faixa etária: de 2 a 5 anos e de 5 a 13 anos. O último grupo será subdividido em 2 grupos com diferentes intervenções fisioterapêuticas. Resultados esperados: Realizar avanços científicos sobre os tratamentos fisioterapêuticos associados da asma na infância e seu impacto no fortalecimento da musculatura respiratória, qualidade de vida e controle das crises. Como consequência, espera-se impacto direto na diminuição dos custos de internação e oneração para o SUS. Além disso, promover interdisciplinaridade e integração dos alunos da fisioterapia e medicina.

Coordenadora: ADRIANA CAROLINA MARQUES FERREIRA

E-mail: adriana.carolina@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM PRONTUÁRIOS MÉDICOS DE PACIENTES COM PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA INTERNADOS NO HUSF

Resumo: A intubação orotraqueal associada à ventilação mecânica é um dos mecanismos mais utilizados em ambiente de terapia intensiva, onde o paciente necessita de suporte ventilatório e acompanhamento em tempo integral. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é uma infecção nosocomial relativamente comum, com alta taxa de morbimortalidade, o que reflete no aumento do tempo de internação e na elevação dos custos para reversão dos casos. Público beneficiário: Pacientes internados na UTI do Hospital da Universidade São Francisco. Objetivo: objetiva-se consultar prontuários médicos para determinar a prevalência, fatores associados e evolução de pacientes internados no Hospital da Universidade São Francisco que foram intubados e evoluíram para PAV, entre o período de setembro de 2021 e outubro de 2022, gerando dados estatísticos para fundamentar a necessidade de aperfeiçoamento do manejo nestes pacientes. Metodologia: A consulta aos prontuários será feita às segundas e quartas-feiras no período da manhã, no departamento de arquivos do HUSF. Para coleta de dados foi formulada uma ficha onde constarão marcadores importantes para a pesquisa. Conclusão: Observa-se a necessidade da presença do Cirurgião Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva, uma vez que, grande parte dos casos de PAV poderiam ser evitados, portanto, neste levantado de dados epidemiológicos, deverá ficar claro esta necessidade.

Coordenador: ALEXANDRE AUGUSTO ALBIGIANTE PALAZZI

E-mail: alexandre.palazzi@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DO ORIFÍCIO DE ENTRADA DO CANAL DISTO-VESTIBULAR EM SEGUNDOS MOLARES SUPERIORES: ESTUDO RETROSPECTIVO EM TCFC

Resumo: O conhecimento da anatomia dental é passo fundamental para o sucesso do tratamento endodôntico. A endodontia atual busca, cada vez mais, uma adequada limpeza tridimensional da cavidade pulpar; a não localização de canais é uma das principais causas de insucesso endodôntico, sendo de suma importância o conhecimento da anatomia dental e a localização espacial do orifício de entrada dos canais. O presente projeto de estudo busca, por meio de um banco de dados de tomografias, analisar a localização do orifício de entrada do canal disto-vestibular em segundos molares superiores, levando em consideração a distância deste em relação aos canais mésio-vestibular e palatino e o ângulo formado entre os canais, considerando como eixo o canal mésio-vestibular. Serão analisadas 2000 imagens tomográficas onde serão selecionados segundos molares superiores que se enquadrem no estudo. Os arquivos DICOM serão analisados por meio do software RadiAnt, onde o ajuste da paralaxe será obtido considerando o longo eixo do dente; cortes axiais serão realizados a partir da coroa em direção apical, as medidas serão realizadas no primeiro corte na região do assoalho onde é possível a visualização de todos os canais. Os resultados serão tabulados em planilhas e analisados estatisticamente, sendo apresentados em forma de tabelas, gráficos e imagens.

Coordenador: FELIPE POTGORNIK FERREIRA

E-mail: felipe.potgornik@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui

 

Título: AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS HOSPITALARES E SEGURANÇA DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS

Resumo: A segurança do paciente é um aspecto fundamental para garantir a qualidade do atendimento em saúde, e sua importância foi reconhecida tardiamente em relação às outras medidas de cuidados ao paciente. Conforme a última definição proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança na assistência à saúde se refere à prevenção de danos desnecessários, sejam eles reais ou potenciais, durante o processo de cuidado ao paciente internado. Nesse contexto, o controle glicêmico e as medidas para prevenção de trombose venosa profunda são medidas de grande importância ao cuidado ao paciente internado e reconhecidas pelas sociedades médicas como medidas que estão diretamente relacionados com a redução da morbimortalidade nesses pacientes. Todos os pacientes internados devem ser avaliados e receber medidas específicas para controle de glicemia e prevenção de trombose venosa profunda. Objetivo: Avaliar uso de Dapaglifozina e Rivaroxabana em pacientes internados estáveis em enfermaria Métodos: Estudo transversal, retrospectivos, com revisão de prontuários, em pacientes internados na enfermaria do Hospital Universitário. Resultados esperados: Esperamos que taxas desses cuidados dispensados aos pacientes internados sejam semelhantes as descritas na literatura, demonstrando a segurança do uso da Dapaglifozina e Rivaroxabana nesse cenário com a possibilidade de redução de custos.

Coordenador: MURILLO DE OLIVEIRA ANTUNES

E-mail: murillo.antunes@usf.edu.br

Currículo lattes, clique aqui