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Iniciação Científica

Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2023-2024

Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E DECOLONIZAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Resumo: A pesquisa busca analisar, a importância do diálogo do ensino de história como processo de emancipação social do ser, relacionando com a dinâmica proposta por Paulo Freire e a concepção de humanidade presente na Teologia da Libertação, que buscava um diálogo entre religião e política, não como alienação, mas de desconstrução e crítica diante da situação dos menos favorecidos, presentes em suas obras, no qual o sujeito toma consciência de seu lugar histórico, buscando sua emancipação. Objetivamos analisar a leitura, as leituras de Paulo Freire, sob sua concepção do cristianismo de libertação, para um novo prisma sob a formação humana e distinguindo de uma educação ligada a necessidades de mercado. Para tanto, as leituras de Frantz Fanon e Enrique Dussel, devem colaborar, para compreender um necessário processo de descolonização social, que impede a libertação social. Ao longo da pesquisa nos pautaremos em analisar a leitura de Freire diante do Cristianismo de Libertação e sua relação na concepção de humanidade no processo educacional, como processo de construção histórica do estudante, que se reconhece como sujeito de sua história e partir de disso, reconhece seu papel na construção social. O que diverge de um modelo tradicional, que busca pautar a educação como um processo técnico e irreflexivo, muitas vezes pautados em uma ótica eurocêntrica, privando acessos e revoluções necessárias para sociedade. Levantando como problema, seria a atual BNCC diante do estudo de história um retrocesso, no qual pauta a educação ao molde das necessidades do mercado? Seria uma proposta que limita o acesso de estudantes da rede pública para um amplo acesso às universidades e uma olhar crítico aos estudos de sua área de formação? Pautaremos nossa bibliografia com base nos autores Paulo Freire, Michel Löwy, Circe Bittencourt, Frantz Fanon e Enrique Dussel, no qual fundamentaremos este processo dialógico que auxilia no entendimento educacional em Freire, como processo de emancipação do ser humano na sociedade o livrando da subjetividade do mercado.

Coordenador: LUCAS DA SILVEIRA ANDRADE

E-mail: lucas.silveira@usf.edu.br

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Título: LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO E A FORMAÇÃO DO ALUNO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar como as ações do Laboratório de Letramento Acadêmico impactam a formação dos estudantes de pedagogia da USF. Os objetivos específicos são: a) identificar as relações dos alunos com os gêneros textuaisacadêmicos; b) analisar junto com os alunos que participam do projeto de extensão do Laboratório de Letramento gêneros textuais, orais e escritos; c) propor e analisar ações de formação de letramento acadêmico. Para isso, serão analisadas as ações do Laboratório de Letramento, envolvendo estudantes das modalidades presencial e a distância. O quadro teórico-metodológico de referência é o do Interacionismo Sociodiscursivo.

Coordenadora: JULIANA BACAN ZANI

E-mail: juliana.bacan@usf.edu.br

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Título: COMPARAÇÃO DO PERFIL DE DISSOLUÇÃO ENTRE MEDICAMENTO REFERÊNCIA, GENÉRICO E SIMILAR DA RIVAROXABANA

Resumo: O tromboembolismo venoso (TEV) é a terceira causa de mortalidade cardiovascular no mundo, atrás apenas do infarto do miocárdio e do acidente vascular cerebral, afetando pacientes de diversas populações, inclusive a pediátrica. A trombose venosa profunda (TVP) é a manifestação mais prevalente de TEV, e a sua forma mais grave é o tromboembolismo pulmonar (TEP) agudo. Em ambas as situações, o tratamento principal consiste em anticoagulação plena e visa, basicamente, a redução de recorrência de TEV. A rivaroxabana é um fármaco empregado no tratamento e na prevenção do tromboembolismo venoso, pertencendo ao grupo dos agentes antitrombóticos. Age inibindo de forma direta, seletiva e reversível o fator Xa nas vias de coagulação extrínseca e intrínseca. Para os medicamentos de classe II do Sistema de Classificação Biofarmacêutica com baixa solubilidade e alta permeabilidade, como o caso da rivaroxabana, a dissolução é a etapa limitante da taxa de absorção, onde se espera que a dissolução do fármaco reflita o desempenho in vivo, podendo assim correlacionar in vitro e in vivo. A avaliação e comparação entre os perfis de dissolução entre o medicamento referência, genérico e similar do princípio ativo rivaroxabana utilizando cromatografia líquida de alta eficiência com sistema de detecção apropriado para qualificação e quantificação destes medicamentos é de extrema importância, visto que a dissolução é um dos processos mais importantes dos medicamentos por ser a fase que antecede a absorção do princípio ativo. Como a partir de 2015 genéricos e similares passaram a ser medicamentos intercambiáveis com o de referência, fica claro a competitividade que se instalada a partir deste ano entre estes medicamentos. Processos de fabricação, formulação e matérias-primas de fornecedores diferentes podem interferir na disponibilidade e consequentemente na absorção do medicamento.

Coordenador: Márcio Cardoso Pinto

E-mail: marcio.pinto@usf.edu.br

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Título: EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E COMPARAÇÃO DOS PERFIS DE DISSOLUÇÃO DO MEDICAMENTO REFERÊNCIA VARFARINA SÓDICA COM DIFERENTES FABRICANTES

Resumo: A varfarina é um dos medicamentos da classe dos anticoagulantes mais utilizados na atualidade. Esta elevação no consumo da varfarina possivelmente está relacionada ao envelhecimento populacional, e o consequente aumento na incidência de doenças cardiovasculares com tromboembolismo venoso, fibrilação atrial e infarto agudo do miocárdio causam mais prevalente de morbidade e mortalidade em todo mundo. De acordo com o sistema de classificação biofarmacêutica, a varfarina pertence à classe II, ou seja, tem baixa solubilidade e elevada permeabilidade, isso indica a importância na comparação de perfis de dissolução entre referência, genérico e similares. A avaliação de testes de Equivalência Farmacêutica e Perfis de dissolução podem esclarecer possíveis ineficácias relacionadas à absorção. Para que se tenha seletividade, precisão e exatidão na qualificação e quantificação do ativo a cromatografia líquida de alta eficiência com sistema de detecção no UV é o método de escolha. Como a partir de 2015 genéricos e similares passaram a ser medicamentos intercambiáveis com o de referência, fica claro a competitividade que se instalada a partir deste ano entre estes medicamentos. A avaliação e comparação entre medicamentos referência, genéricos e similares é um processo que indica problemas com a formulação e processo de fabricação.

Coordenador: MÁRCIO CARDOSO PINTO

E-mail: marcio.pinto@usf.edu.br

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Título: EMPREGO DA GLICERINA E ÁLCOOL COMO SUCESSORES DO FORMALDEÍDO PARA CONSERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS

Resumo: O projeto visa aprimorar o ensino da “Anatomia Descritiva dos Animais domésticos, Anatomia Aplicada Imagiologia e técnica cirúrgica de cães e gatos” a partir da apresentação de peças anatômicas conservadas por uma técnica de preservação diferente da tradicional. Esta técnica envolve a utilização de glicerina, substância química que, por ser menos agressiva à saúde humana e ao meio ambiente, além de contribuir para um resultado final melhor às peças anatômicas por ela conservadas, traz uma série de vantagens quando comparada ao formol, o formaldeído além de ser agressivo, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma substância cancerígena para humanos e animais, sendo ainda amplamente utilizado para conservar peças anatômicas.

Coordenadora: DANIELA MORAES DE OLIVEIRA

E-mail: daniela.moliveira@usf.edu.br

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