#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Projeto Extensionista


Categoria
Projetos PICITExt 2025-2026

Título: PARASITAS GASTROINTESTINAIS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM CÃES NO INTERIOR DE SÃO PAULO: ITATIBA E BRAGANÇA PAULISTA

Resumo: A crescente proximidade entre humanos e cães, seja em domicílios ou em espaços urbanos, amplia o risco de exposição a parasitas com potencial zoonótico, especialmente em regiões onde há circulação de animais em vias públicas ou mantidos em abrigos. Este projeto tem como objetivo investigar a ocorrência de parasitas gastrointestinais com potencial zoonótico em cães dos municípios de Itatiba e Bragança Paulista, com foco na identificação de helmintos e protozoários em amostras fecais coletadas em vias públicas e em abrigos locais. Serão analisadas, no mínimo, 80 amostras de fezes de cães coletadas entre agosto de 2025 e julho de 2026, com posterior análise parasitológica utilizando os métodos de flutuação de Willis e centrífugo-flutuação de Faust. Os resultados esperados incluem a caracterização do perfil parasitológico regional e a geração de dados que subsidiem ações de vigilância em saúde pública, colaborando com o bem-estar animal e humano. Além disso, contribuirá para a formação científica e extensionista dos estudantes envolvidos, unindo pesquisa científica e extensão comunitária.

Coordenadora: Mayra Carraro Di Gregorio

E-mail: mayra.gregorio@usf.edu.br

Currículo Lattes, clique aqui.

 

Título: SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NA REGIÃO BRAGANTINA: O PAPEL DO SUPERVISOR DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS

Resumo: Este projeto de iniciação científica tem o intuito de investigar o papel do supervisor de campo na formação profissional dos estagiários de Serviço Social na Região Bragantina. A pesquisa busca analisar as atividades desenvolvidas pelos supervisores, suas contribuições para o desenvolvimento de competências nos estagiários, os desafios enfrentados no processo de supervisão e as potencialidades dessa prática para a formação profissional. A metodologia que será utilizada é uma pesquisa de revisão bibliográfica. Espera-se que os resultados encontrados com pesquisa contribuam para a reflexão crítica sobre a prática da supervisão de estágio e para o aprimoramento da formação em Serviço Social na região.

Coordenadora: Perla Cristina da Costa Santos do Carmo

E-mail: perla.carmo@usf.edu.br

Currículo Lattes, clique aqui.

 

Título: VIGILÂNCIA DE ARBOVIROSES NA PRÁTICA DA SAÚDE ÚNICA

Resumo: As arboviroses representam um grupo de infecções virais transmitidas por artrópodes e, nos ambientes urbanos, ganham destaque a dengue, a Chikungunya, zika e a febre amarela, todos transmitidos por mosquitos do gênero Aedes nestes ambientes. A febre amarela ainda pode ser transmitida por mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus em ambientes silvestres. O ano de 2024 representou a maior epidemia de dengue e demais arboviroses no Brasil, quando houve aumento na incidência de casos em até 600% em algumas regiões. Aparentemente a forma mais prática e eficaz de combater essas infecções é através do controle da proliferação dos mosquitos transmissores que realizam a postura de ovos e parte de seus ciclos biológicos em coleções de água acumulada. Assim sendo, a conscientização da população é uma das estratégias mais utilizadas ao redor do mundo e a mais difundida dentro dos sistemas de saúde, além da busca ativa por larvas dos mosquitos e a identificação e eliminação de criadouros. O projeto proposto visa realizar a vigilância de arboviroses dentro do ambiente universitário através de estudos epidemiológicos com a população que frequenta o local para obtenção de dados, além da instalação de armadilhas para coleta e identificação de larvas de mosquitos, com intuito de se gerar uma curva que demonstra o a dinâmica da reprodução dos mosquitos longo dos anos, correlacionando com o número de casos de arboviroses e os fatores predisponentes que a população alvo tem como habitual. A parceria com o setor público, no que diz respeito à ações de conscientização e busca ativa também é um ponto importante a ser desenvolvido, pois favorece a prática da saúde única aos estudantes do curso de Medicina Veterinária.

Coordenador: Tony Picoli

E-mail: tony.picoli@usf.edu.br

Currículo Lattes, clique aqui.