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Iniciação Científica

Avaliação em Psicologia Educacional


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

O problema de medir ou avaliar os processos envolvidos parece estar bastante incipiente no Brasil. A construção de provas que permitam avaliar problemas nos processos cognitivos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem ainda requer muita dedicação e pesquisa para que possa adquirir força no cenário de investigação e produzir diagnóstico que forneça informações para proceder-se a uma intervenção sistemática adequada. Tendo em vista esses aspectos, propõe-se como objetivo geral analisar as relações entre as habilidades de leitura, escrita, inteligência, criatividade, estilos cognitivos, aprendizagem e personalidade, com vistas a um aprofundamento dos instrumentos em questão, assim como uma análise de suas qualidades e características psicométricas.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br

 


ESTUDOS DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PSICOLOGIA POSITIVA NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS

O presente projeto insere-se na perspectiva da Psicologia Positiva, movimento mais presente no âmbito da psicologia a partir da década de 1990, e destina-se a construir instrumentos de avaliação de construtos positivos. Para tanto, farão parte dos estudos crianças, jovens ou adultos, de instituições de ensino públicas ou particulares. A construção seguirá as orientações da American Psychological Association, da American Educational Research Association e do National Council of Measurement Educational. Serão realizados estudos psicométricos, com vistas a obter evidências de validade e estimativas da precisão. Serão investigados desfechos relacionados ao contexto educacional.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br
 

 


ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS E COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O presente projeto foca na influência de funções executivas na manifestação e manutenção de comportamentos antissociais. Comportamentos antissociais (CA) podem ser observados de forma precoce, por volta dos quatro anos, e na adolescência. O CA se caracteriza pela manifestação de padrões comportamentais que vão desde a dificuldade de seguir regras simples até a delinquência e contravenções penais, se manifestando de diferentes formas e com diferentes graus de prejuízo pessoal e interpessoal. Com isso, o objetivo deste projeto é avaliar o quanto as funções executivas influenciam e se relacionam com comportamentos antissociais. Ainda será investigado o quanto tais variáveis impactam em desfechos relacionados ao contexto educacional. Os participantes da pesquisa serão crianças e adolescentes inseridos no âmbito escolar, de instituições de ensino pública ou particular, e outros atores que influenciam nesse processo, como pais e professores.


Coordenadora: Profª. Ariela Raissa Lima Costa
Contato: ariela.costa@usf.edu.br
 

 


AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS

A resiliência é entendida como a capacidade de recuperação de um sistema diante de uma ameaça ao seu desenvolvimento, função ou sobrevivência. Quando tomamos as características da sociedade moderna, nota-se a necessidade de identificar, promover e fortalecer comportamentos resilientes nos diferentes momentos do desenvolvimento, sobretudo na infância. O presente projeto tem como objetivo investigar as relações entre os resultados em um teste de resiliência infantil com os resultados em medidas de avaliação da personalidade, da criatividade, de depressão e de ansiedade. Colaborarão com a pesquisa crianças com idades entre cinco e doze anos de escolas públicas e particulares. Palavras-chave: evidências de validade, variáveis externas, desenvolvimento

Coordenadora: Karina da Silva Oliveira
Contato: karina.s@usf.edu.br

 


AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS FAMILIARES E SUAS RELAÇÕES

Este projeto tem como foco o estudo das relações familiares e suas influências para o desenvolvimento humano. Sabe-se que as relações parentais são os primeiros contatos sociais dos indivíduos e, junto com outras relações e variáveis presentes neste contexto, marcam o desenvolvimento humano (adulto e infantil), com impactos em diferentes áreas da vida. Assim, o objetivo deste projeto é estudar a relação entre variáveis familiares (como o envolvimento parental, coparentalidade e burnout parental) e o impacto destas em diferentes contextos – como no desenvolvimento escolar dos filhos. Diante de necessidades específicas (por exemplo, de avaliar a parentalidade em casais homoafetivos), também poderão ser desenvolvidas e avaliadas ferramentas para aferir adequadamente estas variáveis. Dessa forma, os participantes deste projeto poderão ser pais, mães ou filhos, inseridos em diferentes contextos sociais e representantes das diversas formações familiares contemporâneas. Palavras-chave: família, parentalidade, desempenho acadêmico, avaliação psicológica

Coordenadora: Ligia de Santis
Contato: ligia.santis@usf.edu.br

 


AVALIAÇÃO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE EM ADULTOS COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que compromete a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita. Indivíduos com esse diagnóstico são mais vulneráveis a desenvolver comorbidades psiquiátricas, visto que, além do prejuízo cognitivo, o transtorno pode causar impactos no desenvolvimento psicossocial. Estudos internacionais têm questionado se indivíduos adultos com dislexia podem apresentar traços de personalidade diferentes de seus pares sem dislexia. Contudo, até o momento, não há estudos nacionais que realizem essa comparação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar os traços de personalidade em indivíduos com adultos com dislexia. Além disso, visa comparar os traços de personalidade entre indivíduos com e sem dislexia do desenvolvimento, bem como relacioná-los com o desempenho cognitivo (funções executivas), psicossocial (sintomas emocionais) e com a funcionalidade. Participarão 200 participantes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, sendo 100 com o diagnóstico de dislexia e 100 de um grupo controle. A coleta de dados ocorrerá de forma on-line, por meio do Google Forms. Serão usados os seguintes instrumentos: questionário de caracterização, Big Five Inventory-2 (BFI-2), Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos (IFERA-II) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e The World Health Organisation Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0). O projeto será submetido ao Comitê de Ética da USF e a coleta iniciará após a aprovação. Os dados coletados serão analisados estatisticamente. Do ponto de vista acadêmico, o projeto pode auxiliar na compreensão acerca dos impactos psicossociais da dislexia do desenvolvimento na vida adulta. Além disso, os resultados podem auxiliar no planejamento de intervenções mais eficazes e precoces no âmbito da psicologia.


Coordenador: Ricardo Franco de Lima
Contato: ricardo.lima@usf.edu.br
 

ESTUDOS DE ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

Os transtornos do neurodesenvolvimento representam um conjunto condições de origem neurobiológica, caracterizadas por dificuldades no funcionamento intelectual, na atenção, nas habilidades motoras, na linguagem, nas habilidades escolares e sociais. O diagnóstico deve ser interdisciplinar, sendo fundamental a participação do(a) profissional da Psicologia. Especificamente, a avaliação neuropsicológica permite caracterizar o perfil funcional desses indivíduos, assim como investigar o impacto de suas dificuldades nas diferentes atividades e contextos em que estão inseridos. Os estudos de fazem parte deste projeto objetivam realizar a adaptação transcultural de instrumentos que auxiliam a identificar sinais de risco ou sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos de aprendizagem (TEAp), o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e o transtorno do espectro autista (TEA).


Coordenador: Ricardo Franco de Lima
Contato: ricardo.lima@usf.edu.br
 

 


MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS

O presente projeto de pesquisa visa desenvolver e aplicar novos procedimentos para construir e validar instrumentos psicológicos. Incorporando à prática psicométrica métodos analíticos derivados da área de machine learning e da modelagem cognitiva, serão construídos e testados novos instrumentos com evidências de validade para além das convencionais relações reductio ad infinitum de validação baseadas em instrumentos que foram baseados em outros instrumentos. Dessa forma, pretende-se incorporar a esses procedimentos técnicas experimentais e fontes de dados indiretos (por exemplo, linguagem natural) para se validar instrumentos psicológicos de diversas áreas de estudo. 


Coordenador: Víthor Rosa Franco
Contato: vithor.franco@usf.edu.br