handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Avaliação em Psicologia Educacional


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

O problema de medir ou avaliar os processos envolvidos parece estar bastante incipiente no Brasil. A construção de provas que permitam avaliar problemas nos processos cognitivos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem ainda requer muita dedicação e pesquisa para que possa adquirir força no cenário de investigação e produzir diagnóstico que forneça informações para proceder-se a uma intervenção sistemática adequada. Tendo em vista esses aspectos, propõe-se como objetivo geral analisar as relações entre as habilidades de leitura, escrita, inteligência, criatividade, estilos cognitivos, aprendizagem e personalidade, com vistas a um aprofundamento dos instrumentos em questão, assim como uma análise de suas qualidades e características psicométricas.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br

 


ESTUDOS DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PSICOLOGIA POSITIVA NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS

O presente projeto insere-se na perspectiva da Psicologia Positiva, movimento mais presente no âmbito da psicologia a partir da década de 1990, e destina-se a construir instrumentos de avaliação de construtos positivos. Para tanto, farão parte dos estudos crianças, jovens ou adultos, de instituições de ensino públicas ou particulares. A construção seguirá as orientações da American Psychological Association, da American Educational Research Association e do National Council of Measurement Educational. Serão realizados estudos psicométricos, com vistas a obter evidências de validade e estimativas da precisão. Serão investigados desfechos relacionados ao contexto educacional.

Coordenadora: Ana Paula Porto Noronha
Contato: ana.noronha@usf.edu.br
 

 


ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS E COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O presente projeto foca na influência de funções executivas na manifestação e manutenção de comportamentos antissociais. Comportamentos antissociais (CA) podem ser observados de forma precoce, por volta dos quatro anos, e na adolescência. O CA se caracteriza pela manifestação de padrões comportamentais que vão desde a dificuldade de seguir regras simples até a delinquência e contravenções penais, se manifestando de diferentes formas e com diferentes graus de prejuízo pessoal e interpessoal. Com isso, o objetivo deste projeto é avaliar o quanto as funções executivas influenciam e se relacionam com comportamentos antissociais. Ainda será investigado o quanto tais variáveis impactam em desfechos relacionados ao contexto educacional. Os participantes da pesquisa serão crianças e adolescentes inseridos no âmbito escolar, de instituições de ensino pública ou particular, e outros atores que influenciam nesse processo, como pais e professores.


Coordenadora: Profª. Ariela Raissa Lima Costa
Contato: ariela.costa@usf.edu.br
 

 


MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS

O presente projeto de pesquisa visa desenvolver e aplicar novos procedimentos para construir e validar instrumentos psicológicos. Incorporando à prática psicométrica métodos analíticos derivados da área de machine learning e da modelagem cognitiva, serão construídos e testados novos instrumentos com evidências de validade para além das convencionais relações reductio ad infinitum de validação baseadas em instrumentos que foram baseados em outros instrumentos. Dessa forma, pretende-se incorporar a esses procedimentos técnicas experimentais e fontes de dados indiretos (por exemplo, linguagem natural) para se validar instrumentos psicológicos de diversas áreas de estudo. 


Coordenador: Víthor Rosa Franco
Contato: vithor.franco@usf.edu.br