handtalk

Projetos de Extensão

Projetos Anteriores

Confira os projetos...

Projetos de Extensão 2020

Projetos de Extensão 2019
Arte e Cultura
Área Projeto de Extensão
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Saúde
Trabalho


Educação

Corujal

RESUMO: É um jornal acadêmico do curso de Pedagogia que acontece por meio da produção de material em mídias digitais (blog, youtube, instagram), pois entre provas e trabalhos, a vida cotidiana do universitário acaba por ser bem corrida. Com muitas preocupações e sem tempo para explorar o nosso meio riquíssimo, como é o da educação. Buscamos novidades da área ou componentes extracurriculares que auxiliassem nas  discuções de sala de aula, sendo um meio de comunicação nosso! Um projeto de Extenão que  falasse uma língua que fosse a mesma que a nossa, de aluno para aluno. Foi assim que nasceu a ideia do Jornal na Universidade. Vimos que agora era o nosso momento de produzir e compartilhar materiais de qualidade, buscando sempre a voz, o interesse e a necessidade do aluno e da sociedade para conhecer e reconhecer o papel do Pedagogo no mundo! Esperamos que seja um canal aberto a toda comunidade USF, de todos os campos. siga-nos no insta @corujal.usf; youtube e blog.

CURSO: Pedagogia.

Cozinha CEASA USF

RESUMO: Neste projeto os alunos puderem acompanhar e vivenciar crianças entre 0 dias à 12 anos com doenças respiratórias que alteram a qualidade de vida. Foi possível abordar doenças como pneumonias, bronquiolite viral aguda, displasias broncopulmonar, infecções de vias aéreas superiores, asma infantil, bebê chiador, cardiopatas entre outras. Neste contexto o alunos pode conhecer as doenças e como a fisioterapia pode contribuir com a melhora da qualidade de vida através da promoção do condicionamento cardiorrespiratório, manutenção da permeabilidade das vias aéreas, prevenção de infecções respiratórias, controle de crises asmáticas e de sibilância no bebê chiador. A partir disso, puderam trabalhar em um plano terapêutico elaborado e direcionado sendo coadjuvante do tratamento medicamentoso. Além disso, puderam contribuir com a responsabilidade social deste projeto através de oferecer a sociedade tratamento ouro e orientações que permeiam todo o tratamento fisioterápico e medicamento.
O projeto contemplou 5 pacientes com tratamento a longo prazo totalizando 26 atendimentos. 

CURSO: Gastronomia.

Projeto de Mobilidade no Bragança Garden Shopping

RESUMO: No dia 02 de Maio, foram desenvolvidas atividades no âmbito do Bragança Garden Shopping, especificamente no Espaço USF. Os alunos inscritos no projeto, elaboraram uma rampa e uma apresentação com ênfase na relação entre consumo de álcool e direção, que serviram para interação dos interessados que estavam nas dependências do Shopping. A rampa é composta por duas rampas, uma com inclinação correta, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e uma com a inclinação que podemos encontrar de forma errônea nos estabelecimentos pela cidade. Para agregar a apresentação, foi apresentado uma maquete de uma cidade organizada, dentro dos padrões internacionais de Mobilidade Urbana, que fora construída pelos alunos do 10º Semestre de Engenharia Civil, como requisito parcial para aprovação na matéria de Planejamento Urbano.
Na maquete os participantes puderam observar toda a organização de uma cidade planejada, e como isso gera benefícios para o dia-a-dia da população, integrando o conceito da pirâmide fundamental da mobilidade no âmbito urbano. Foram estudados ainda conceitos importantes para a sustentabilidade e economia da cidade, apresentando meios renováveis e tecnológicos para obtenção e energia.
Para realização da atividade participaram um total de 7 alunos envolvidos com o desenvolvimento dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana, que se dispuseram para apresentação das 15h até as 21:30h, alguns dias para elaboração do projeto e construção da rampa, além da montagem, edição e legenda para apresentação final sobre a relação do álcool e a direção.
Os participantes puderam sentir e vivenciar, as dificuldades de um cadeirante enquanto usuário das rampas fora do padrão, e entender os riscos envolvidos de se misturar álcool com direção.

CURSO: Engenharia Civil, Arquitetura.

USF Tour

RESUMO: Por intermédio de visitas monitoradas, levar o público externo, oriundos de escolas públicas e privadas, igrejas, empresas e instituições sociais a conhecer as diversas informações, estruturas e serviços da Universidade São Francisco, com a finalidade de incentivar o ingresso no ensino superior, demonstrando a viabilidade de inserção por intermédio de bolsas e programas governamentais, bem como a utilização dos diversos serviços gratuitos que a Instituição oferece.
A referida atividade é desenvolvida nos três campus, Bragança, Itatiba e Campinas (Cambuí e Swift). Realizado em diversos dias e horários semanais.
A integração de universitários junto ao público externo, gera uma oportunidade única de informações, experiências e principalmente, muito incentivo.  
Como relevância acadêmica, gerar aos discentes a oportunidade de desenvolver técnicas de gestão de pessoas, liderança, processos organizacionais bem como a potencialização das estratégias de marketing e comunicação, preponderantes para as diversas formações da USF.

CURSO: Diversos. 

Laboratório de apoio ao letramento de professores e alunos

RESUMO

O Laboratório de Letramento existe desde 2015 ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação e seu objetivo maior é contribuir com ações para o desenvolvimento do letramento de alunos e professores, uma vez que o domínio da leitura e escrita, sobretudo de gêneros acadêmicos, vem apresentando sérios problemas que impedem o sucesso acadêmico. Para isso, de 2015 a 2018, oferecemos várias oficinas presenciais a alunos da graduação e da pós-graduação, restringindo-nos à comunidade acadêmica USF. Neste projeto de extensão desde 2019, a nossa intenção é ampliar a comunidade atendida e, assim, pretendemos desenvolver ações como assessorias, palestras, oficinas, minicursos tanto presenciais quanto onlines para a comunidade em geral, especialmente professores, gestores e  alunos das redes de ensino de Itatiba, Bragança Paulista e região, além de alunos da Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em educação. Nesses encontros, o foco será o trabalho com gêneros textuais a fim de ampliar o letramento do grupo todo, bem como permitir o aperfeiçoamento de nossos alunos da Pedagogia e do Programa de Pós em Educação que atuarão tanto como participantes, ministrando oficinas/minicursos, elaborando materiais didáticos, como pesquisadores sobre o impacto dessas ações presenciais e onlines no desenvolvimento da leitura e escrita dos sujeitos atendidos.

CURSO: Pedagogia e PPGSS em Educação.