handtalk

Projetos de Extensão

Projetos Anteriores

Confira os projetos...

Projetos de Extensão 2020

Projetos de Extensão 2019
Arte e Cultura
Área Projeto de Extensão
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Saúde
Trabalho


Direitos Humanos e Justiça

Calor Humano Solidário - Agasalhe alguém com seu amor!

RESUMO: A Pastoral Universitária, junto com os alunos da USF, contemplando a missão da Universidade e os valores franciscanos, realizou entre 30 de abril a 05 de julho de 2019, a Campanha do Agasalho que teve como tema: CALOR HUMANO SOLIDÁRIO - AGASALHE ALGUÉM COM SEU AMOR!
A campanha mobilizou mais que doadores: mobilizou a comunidade universitária comprometidos e preocupados com o bem estar alheio, transmitindo solidariedade através da sua doação. A estratégia principal utilizada para a divulgação da campanha foi a divulgação através de cartazes fixados nos murais da USF e caixas de coleta disponibilizadas no prédio central e prédio de Direito. A Campanha arrecadou roupas, calçados, cobertores, roupas de cama, absorventes e acessórios diversos, obtendo um número total de 1.617 peças arrecadadas com a finalidade de ajudar a população menos favorecida, frequentadores do Projeto SEFRAS Pop Rua, proporcionando aos mais vulneráveis que sofrem com as baixas temperaturas, mais conforto no período do inverno. Realizamos também o Desfile de Modas, no dia 23 de outubro, com lojas bragantinas apoiando a Campanha e também o Outubro Rosa. O projeto atingiu seu objetivo, em todos os quesitos, mas principalmente, no quesito de incentivar a prática do bem, para que alunos, professores e colaboradores, possam refletir tal prática no seu convívio acadêmico, social e familiar conscientizando-os para repartirem o que ainda serve para o outro, o que pode ser útil, e não o que se deseja descartar como lixo, melhorando assim a qualidade de vida de pessoas carentes, moradores de rua.

CURSO: Todos os cursos da unidade Bragança Paulista

Construindo os novos paradigmas para o Terceiro Setor de Itatiba

RESUMO

O projeto tem por objetivo integrar as entidades assistenciais, filantrópicas e clubes de serviço estabelecidos no município de Itatiba, que embora com focos diferentes (crianças, adolescentes, idosos, adultos, jovens em situação de risco, doentes com câncer, dentre outros), buscam valorizar a dignidade da vida humana e precisam compartilhar suas experiências, dificuldades e riquezas, quer sejam recursos humanos ou materiais; Fortalecer as estratégias para a captação de recursos; Informar a comunidade acadêmica da USF para que conheçam as variadas iniciativas sócio transformadoras existentes em Itatiba por meio das entidades e se apoderem delas para se tornarem ativos, sejam em doações de alimentos, produtos ou como voluntários.  Multiplicar estas informações e ações nos mais variados ambientes de convivência (família, trabalho, amigos, vizinhos, religiosos). 
Foi desenvolvido um seminário com o tema Voluntariado no qual participaram 60 pessoas e um Workshop com exposição de banners das entidades assistenciais e participação da comunidade USF visando a mobilização para a captação de recursos, sejam eles doações ou trabalho voluntário. 

Registrou-se a participação de 22 alunos em três equipes que cuidaram do planejamento, divulgação e organização do seminário e do workshop que ocorreu de 03 a 12 de outubro. Neste período as equipes realizaram a coleta, registro dos produtos arrecadados com a participação de 320 alunos. A entrega das doações às 23 entidades totalizou 1520 quilos de alimentos, 624 quilos de sabão em pó, 624 frascos de detergente e 72 pacotes de fraldas.

CURSO: Todos os cursos do Câmpus Itatiba