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Projetos de Extensão

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Projetos de Extensão 2020

Projetos de Extensão 2019
Arte e Cultura
Área Projeto de Extensão
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Área Projeto de Extensão

Oficinas Terapêuticas com crianças e adolescentes do Sefras Criança Peri

RESUMO: O presente projeto de extensão teve por objetivo contribuir com o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes do SEFRAS Criança Peri, bem como com a promoção de Saúde Mental, através da realização de grupos. Foi desenvolvida uma oficina de dinâmica de grupo com participantes do sexo masculino para discutir e trabalhar a questão da identidade de gênero masculina e sua relação com o gênero feminino, problematizando as relações de poder e dominação que aí se colocam. As oficinas foram realizadas semanalmente, coordenadas por duas alunas do curso de Psicologia e supervisionado por docente da área de Psicologia Social.
Foram realizados cinco encontros com o grupo de 10 meninos. Ao longo do processo, foi possível se construir um bom vínculo com os mesmos. Esse aspecto é importante para fortalecer os laços de confiança e facilitar a auto expressão e reflexão durante as atividades. Nas discussões, embora haja alguns avanços no quesito igualdade de gêneros ainda se observou representações de superioridade dos homens com relação às mulheres, ou ainda da divisão tradicional de trabalhos (homens trabalham fora e mulheres cuidam da casa). O grupo se interessou bastante na discussão sobre violência contra a mulher, que foi trabalhado a partir de situações da mídia. Pode-se trabalhar a questão do assédio, orientando-os sobre comportamentos não aceitáveis.

CURSO: Psicologia.

Orgãonizando Meu Corpo

RESUMO: O Projeto Orgãonizando Meu Corpo teve início com a capacitação, ocasião em que os organizadores reuniram-se e fizeram a pré montagem dos aventais anatômicos. Os aventais de plástico foram decorados com formatos de órgãos coloridos em materiais de artesanato. A segunda etapa em foi realizada no Abrigo Lar da Benção, no dia 9/11/19, com 14 crianças, de idade entre 1 e 10 anos. O grupo de participantes passou a tarde com as crianças moradoras do abrigo, realizando a atividade, que foi realizada na área externa do local. O projeto foi iniciado com uma apresentação e com uma conversa descontraída com as crianças, em que elas puderam contar seus nomes, idades e interesses. Em seguida, uma das crianças voluntariou-se para usar o avental já montado e uma breve explicação sobre o corpo humano foi realizada, sempre apontando para os moldes de órgãos do avental. Os organizadores perguntavam se alguém sabia qual era aquele determinado órgão colorido e qual era sua função. Em sequência, era explicado o nome, a real função, e como alguns órgãos são conectados entre si. De maneira lúdica, as crianças mostraram grande interesse em aprender e contar tudo o que já sabiam. Após a breve explicação, cada organizador sentou ao lado de uma criança para montar o avental. Cada criança recebeu um avental pré confeccionado, com os moldes soltos, e então encaixou os "órgãos" nos locais anatômicos corretos, com a ajuda de um estudante de medicina. Ao decorrer da montagem, cada organizador perguntava se a criança havia aprendido os nomes dos órgãos e suas funções, tirava dúvidas e ajudava com as curiosidades de cada uma. Foi abordada também a importância da lavagem das mãos e das consultas com os médicos, sempre enaltecendo a saúde. As crianças foram muito receptivas e ao final da tarde ganharam os aventais montados por elas.O Projeto mostrou-se enriquecedor, pelo conhecimento repassado às crianças, as dicas sobre a saúde e pelo carinho dividido entre ambas as partes. 

CURSO: Medicina. 

Piloto de Sustentabilidade e Acessibilidade de Engenheiro Coelho

RESUMO: Buscando atender as especificações e diretrizes da Lei Federal nº 12.587 de 2012, os gestores responsáveis pelo Município de Águas de Lindóia em parceria com a Universidade São Francisco estabeleceram uma reunião oficial buscando uma forma de gestão democrática para cumprir com as disposições da lei que preceitua a respeito das regulamentações necessárias para a concepção e instituição do Plano de Mobilidade Urbana dos Municípios brasileiros,
Nas semanas que se seguiram, os alunos envolvidos realizaram pesquisas acerca do município. As pesquisas envolvem: Levantamento topográfico, dados estatísticos sobre a população local, dados sobre o relevo da região, levantamento de todas as áreas de preservação relacionadas no entorno, pesquisa de histórico recente sobre a frota de veículos, entre outros.
Com esses dados a equipe montou uma apresentação, em formato de audiência pública, tendo como objetivo mostrar aos munícipes situações encontradas na infraestrutura da cidade e compará-las com os dados obtidos.

CURSOS: Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Arquitetura. 

Plano de Mobilidade Urbana de Pedreira

RESUMO: Buscando atender as especificações e diretrizes da Lei Federal nº 12.587 de 2012, os gestores responsáveis pelo Município de Pedreira em parceria com a Universidade São Francisco estabeleceram uma reunião oficial buscando uma forma de gestão democrática para cumprir com as disposições da lei que preceitua a respeito das regulamentações necessárias para a concepção e instituição do Plano de Mobilidade Urbana dos Municípios brasileiros,
Nas semanas que se seguiram, os alunos envolvidos realizaram pesquisas acerca do município. As pesquisas envolvem: Levantamento topográfico, dados estatísticos sobre a população local, dados sobre o relevo da região, levantamento de todas as áreas de preservação relacionadas no entorno, pesquisa de histórico recente sobre a frota de veículos, entre outros.
Com esses dados a equipe montou uma apresentação, em formato de audiência pública, tendo como objetivo mostrar aos munícipes situações encontradas na infraestrutura da cidade e compará-las com os dados obtidos.

CURSOS: Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Arquitetura. 

Plano de Mobilidade Urbana de Serra Negra

RESUMO: Buscando atender as especificações e diretrizes da Lei Federal nº 12.587 de 2012, os gestores responsáveis pelo Município de Águas de Lindóia em parceria com a Universidade São Francisco estabeleceram uma reunião oficial buscando uma forma de gestão democrática para cumprir com as disposições da lei que preceitua a respeito das regulamentações necessárias para a concepção e instituição do Plano de Mobilidade Urbana dos Municípios brasileiros,
Nas semanas que se seguiram, os alunos envolvidos realizaram pesquisas acerca do município. As pesquisas envolvem: Levantamento topográfico, dados estatísticos sobre a população local, dados sobre o relevo da região, levantamento de todas as áreas de preservação relacionadas no entorno, pesquisa de histórico recente sobre a frota de veículos, entre outros.
Com esses dados a equipe montou uma apresentação, em formato de audiência pública, tendo como objetivo mostrar aos munícipes situações encontradas na infraestrutura da cidade e compará-las com os dados obtidos.

CURSOS:  Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Arquitetura. 

Follow Up de Recém Nascidos de Risco

RESUMO: Este projeto visa o atendimento fisioterapêutico de lactentes considerados RN de risco, que possuam hipótese diagnóstica ou diagnóstico confirmado de Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) por meio de condutas terapêuticas apropriadas, como a Estimulação Precoce, Baby Bobath, entre outras. Os alunos passarão por treinamento para aprenderem a utilizar instrumentos específicos de avaliação desta população, dentre escalas usadas nacional e internacionalmente; serão responsáveis por executar a avaliação dos pacientes; vão elaborar o plano terapêutico e aplica-lo, sempre com a supervisão direta da professora responsável; além de passarem orientações aos pais ou cuidadores a cerca de condutas que devem evitar e outras que deem incorporar na rotina diária, para estimular adequadamente o desenvolvimento de seus filhos. Os alunos de graduação trabalham, neste Projeto, em conjunto com os fisioterapeutas residentes do Programa Multiprofissional em Neonatologia da USF, beneficiando-se dessa importante interação profissional, motivando seus estudos e formação, além de beneficiar também a comunidade. 

CURSO: Fisioterapia.