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Projetos de Extensão

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Projetos de Extensão 2020

Projetos de Extensão 2019
Arte e Cultura
Área Projeto de Extensão
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Saúde
Trabalho


Saúde

Armazenamento e coleta de dentes do Banco de Dentes Humanos da Universidade São Francisco

RESUMO: O Banco de Dentes Humanos (BDH) é um núcleo sem fins lucrativos, ligado ao curso de Odontologia da Universidade São Francisco e visa atender à legislação vigente referente à pesquisa e ensino envolvendo seres humanos e a remoção de órgãos, para fins de transplante e tratamento. A remoção do órgão dental é ainda comum em estabelecimentos de Assistência Odontológica, porém na maioria das vezes não existe um destino apropriado ao elemento extraído. Os cirurgiões-dentistas devem estar cientes das obrigações e dos riscos que a manipulação incorreta poderá acarretar. O BDH encontra-se fisicamente instalado nas dependências da Clínica Escola de Odontologia, como laboratório destinado à estocagem e manuseio dos órgãos dentais doados. Este complexo disponibiliza os equipamentos exigidos pelas normas da vigilância sanitária. O núcleo assume importante função ética, auxiliando a eliminar o eventual comércio ilegal de dentes, bem como zelar pela eliminação da infecção cruzada existente quando do manuseio indiscriminado dos dentes extraídos. O BDH também desempenha um papel social, promovendo campanhas de conscientização, sobre a importância do elemento dental e sua relação com a saúde das pessoas, além de incentivar a população estimulando a doação de órgãos.

CURSO: Odontologia.

Assistência Humanizada ao Parto e Aleitamento Materno

RESUMO: Parto humanizado significa prestar assistência à parturiente e ao bebê durante o trabalho de parto e parto, permitindo o conforto de ambos, sendo a equipe sensibilizada em promover as melhores condições para o binômio mãe-filho, respeitando as necessidades deste momento. Ao considerar o cuidado e o conforto materno durante o trabalho de parto sabemos que os métodos disponíveis para o alívio da dor podem ser tanto farmacológicos, como não-farmacológicos. A utilização de métodos, que permitam vencer de maneira natural a dor, é aconselhada por muitos pesquisadores, que são unânimes em apontar os efeitos danosos que os medicamentos analgésicos e anestésicos podem causar à mãe e ao feto durante o processo de parturição. A intervenção fisioterapêutica na assistência obstétrica de baixo risco valoriza a responsabilidade da gestante no processo, por meio do uso ativo do próprio corpo. A ação do fisioterapeuta é um fator estimulante para que a mulher se conscientize de que seu corpo ativo pode ser uma ferramenta para facilitar o processo do trabalho de parto e trazer-lhe satisfação com a experiência do nascimento. Estratégias não farmacológicas no alívio da dor como os exercícios respiratórios, relaxamento muscular, massagem lombossacral e banho de chuveiro, apresentam grande aceitação pelas gestantes com baixo risco obstétrico. Após o parto o aleitamento materno tem impacto positivo sobre o bebê e a puérpera, sendo importante que seja estabelecido precocemente.

CURSO: Fisioterapia.

Campanha de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

RESUMO: O objetivo do projeto de extensão visa a prevenção do câncer de cabeça e pescoço por meio de transmitir ao público dados epidemiológicos referentes ao câncer de cabeça e pescoço, elucidar quais os principais fatores de risco relacionados ao câncer de cabeça e pescoço, orientar maneiras corretas de realização do auto-exame bem como a conduta perante um auto-exame que não se enquadre dentro dos parâmetros de normalidade e por fim, conscientizar a população quanto a adoção de medidas que reduzam a incidência do câncer de cabeça e pescoço e também difundir o julho verde como sendo o mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço.

CURSO: Medicina.

Doenças Respiratórias da Infância

Neste projeto os alunos puderem acompanhar e vivenciar crianças entre 0 dias à 12 anos com doenças respiratórias que alteram a qualidade de vida. Foi possível abordar doenças como pneumonias, bronquiolite viral aguda, displasias broncopulmonar, infecções de vias aéreas superiores, asma infantil, bebê chiador, cardiopatas entre outras. Neste contexto o alunos pode conhecer as doenças e como a fisioterapia pode contribuir com a melhora da qualidade de vida através da promoção do condicionamento cardiorrespiratório, manutenção da permeabilidade das vias aéreas, prevenção de infecções respiratórias, controle de crises asmáticas e de sibilância no bebê chiador. A partir disso, puderam trabalhar em um plano terapêutico elaborado e direcionado sendo coadjuvante do tratamento medicamentoso. Além disso, puderam contribuir com a responsabilidade social deste projeto através de oferecer a sociedade tratamento ouro e orientações que permeiam todo o tratamento fisioterápico e medicamento. O projeto contemplou 5 pacientes com tratamento a longo prazo totalizando 26 atendimentos.

CURSO: Fisioterapia.

Educação Física para pacientes do Hospital Dia

RESUMO: As mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que ocorrem com o acelerado avanço tecnológico, o sedentarismo e o processo de envelhecimento, vão influenciar de maneira decisiva no comportamento do ser humano. 
Com o declínio gradual das aptidões físicas, o impacto do envelhecimento e das doenças, as pessoas tendem a alterar seus hábitos de vida e rotinas diárias por atividades e formas de ocupação pouco ativas. Os efeitos associados a inatividade e a má adaptabilidade são muito sérios. Podem acarretar numa redução no desempenho físico, habilidade motora, capacidade de concentração, reação e coordenação, gerando processos de desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação e isolamento social.  Os efeitos da diminuição natural do desempenho físico podem ser atenuados com o desenvolvimento de programas de atividades físicas que visem á melhoria das capacidades motoras que apoiam a realização de sua vida cotidiana.

CURSO: Enfermagem, Psicologia e Medicina.

Efeitos de dois diferentes tipos de treinamento muscular respiartório sobre a força muscular inspiratória de sujeitos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

RESUMO: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença comum, evitável e tratável, caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação do fluxo aéreo devida a anormalidades das vias aéreas e / ou alveolares geralmente causadas por exposição significativa a partículas ou gases nocivos. A reabilitação pulmonar deve ser considerada parte do manejo integrado do paciente, e geralmente inclui uma gama de profissionais de saúde para garantir a cobertura ideal dos vários aspectos envolvidos.  Os pacientes devem ser submetidos a uma avaliação cuidadosa antes da inclusão, incluindo identificação dos objetivos do paciente, necessidades específicas de saúde e tabagismo. status, saúde nutricional, capacidade de autogerenciamento, alfabetização em saúde, estado de saúde psicológico e circunstâncias sociais, condições comorbidades, bem como capacidade e limitações do exercício. Os benefícios máximos são obtidos com programas que duram de 6 a 8 semanas. Treinamento de exercício supervisionado é recomendado, e isso pode incluir qualquer regime de treinamento de resistência, tais como treinamento muscular inspiratório e estimulação elétrica neuromuscular diafragmática. Em todos os casos, a intervenção deve ser individualizada para maximizar os ganhos.

Finalização do tratamento ortodôntico em pacientes de alta complexidade

RESUMO: Foram atendidos e finalizados os casos de sessenta pacientes que estavam em tratamento ortodôntico, oriundos do curso de especialização em ortodontia, os mesmos apresentando grandes problemas oclusais devido a maloclusão bastante complexa, motivo pelo qual seus tratamentos não terem sido concluídos dentro do tempo de duração do curso.  Após a finalização dos casos, foram instaladas as contenções ortodônticas, que tem a função de prevenir possíveis recidivas e os pacientes foram instruídos ao uso da mesma por vinte e quatro horas diárias pelo período de seis meses e posteriormente a esse tempo por mais um ano com o uso apenas noturno. Dessa forma é esperado um controle de toda movimentação ortodôntica que foi realizada. Além de esclarecer ao paciente que caso a contenção ortodôntica não fosse utilizada corretamente como descrito anteriormente, o mesmo poderia ter recidivas da maloclusão, perdendo a estabilidade oclusal e que não seria possível a realização de um novo tratamento ortodôntico. 

CURSO: Odontologia/Ortodontia.

Fisioterapia Aquática no Atendimento de Crianças com Disfunção Neuromotora

RESUMO: Os principio físicos e efeitos fisiológicos da imersão, contribuem para a ativação muscular, o suporte postural, a redução da carga articular, a modulação do tônus e o condicionamento aeróbio. Devido a estes benefícios, a fisioterapia aquática é de grande importância no tratamento de pacientes com disfunções neuromotoras, sendo amplamente recomendada para complementar a fisioterapia em solo. Nesse sentido, o estágio obrigatório do curso de Fisioterapia oferece atendimento de Hidroterapia aos pacientes com acometimento neurológico desde o ano de 2014. Vinculado ao estágio também é realizado este Projeto de Extensão,que tem como objetivo proporcionar ao aluno uma experiência prática no atendimento de crianças e adolescentes com disfunções neuromotoras, utilizando técnicas de Fisioterapia Aquática. Ao longo do período do projeto, o aluno acompanhou o atendimento de  8 pacientes, de ambos os gêneros, com os seguintes diagnósticos: Paralisia Cerebral, Mielomeningocele e Distrofia Muscular. As sessões de tratamento foram realizadas semanalmente, no Setor de Hidroterapia da Clinica UMR/Bragança Paulista, totalizando 11 sessões de atendimento, nas quais foram utilizadas técnicas, recursos e equipamentos específicos da fisioterapia aquática. O aluno também realizou a análise da ADM articular e tônus muscular antes e imediatamente após as sessões, afim de analisar o efeito imediato da fisioterapia aquática. Foi realizado o registro diário das atividades e avaliações para elaboração de um relatório final e apresentação em evento acadêmico futuro.

CURSO: Fisioterapia.

Fisioterapia em Neurologia Adulto

RESUMO: O projeto Fisioterapia em Neurologia Adulto teve como objetivo inserir o aluno na Atenção Especializada em Fisioterapia, proporcionar o contato entre alunos e pacientes e treinar o aluno para anamnese e avaliação neurofuncional, além do atendimento dos pacientes neurológicos crônicos. O aluno participou da avaliação fisioterapêutica, discutiu objetivos e condutas para cada  paciente atendido e participou da condução do atendimento na Clinica de Fisioterapia da USF, com supervisão direta do responsável do projeto, além de participar de discussões teóricas.  Foram atendidos 54 pacientes com diferentes patologias neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Trauma Cranioencefálico (TCE), Trauma raquimedular (TRM), entre outros.  A realização deste projeto promoveu a articulação entre o conteúdo teórico e a prática do ensino em forma de extensão, contribuindo para a formação acadêmica dos alunos. Possibilitou o aprimoramento dos conhecimentos na área neurofuncional, preparando-os para o estágio curricular obrigatório.

CURSO: Fisioterapia 

Fisioterapia em Oncologia Mamária

RESUMO: A atuação do profissional fisioterapeuta em oncologia é fundamental na prática clínica e relevante em pesquisas científicas, que mostram a eficácia dos tratamentos oferecidos e a satisfação dos pacientes e equipe multiprofissional. Foi feita a inserção dos acadêmicos na rotina do atendimento ambulatorial e vivência na atuação fisioterapêutica em mastologia oncológica em grupo de reabilitação, na atenção secundária à saúde. A atividade compreendeu orientação e execução de exercícios supervisionados para mulheres após realização de cirurgia por câncer de mama na Clínica Escola de Fisioterapia (CEF). Este projeto favorece o conhecimento do acadêmico acerca da atuação fisioterapêutica em mastologia oncológica. Contribui também para capacitar o aluno para relações entre paciente e terapeuta. A inserção no projeto facilitará a aplicação de técnicas e habilidades desenvolvidas em diversas disciplinas do curso, desenvolvendo análise crítica na avaliação das ações. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar a assistência fisioterapêutica à comunidade em atenção secundária à saúde, havendo contribuição para a qualidade do atendimento, promovendo cuidados completos na atenção em grupos de reabilitação ou atendimento individualizado quando necessário.

CURSO: Fisioterapia.

Fisioterapia em Uroginecologia

O tratamento conservador é considerado primordial para o tratamento da incontinência urinária, sendo a fisioterapia um método de escolha não invasivo, seguro e com mínimos efeitos colaterais. Propõe-se a inserção dos acadêmicos na rotina do atendimento ambulatorial e vivência na atuação fisioterapêutica em Uroginecologia em grupo de reabilitação, na atenção secundária à saúde. A atividade compreende a educação, orientação e execução de exercícios supervisionados para mulheres com incontinência urinária na Clínica Escola de Fisioterapia em grupos de atendimento especializado.
Este projeto favorece o conhecimento do acadêmico acerca da atuação fisioterapêutica em uroginecologia. Contribui também para capacitar o aluno para relações entre paciente e terapeuta. A inserção no projeto facilita a aplicação de técnicas e habilidades desenvolvidas em diversas disciplinas do curso, desenvolvendo análise crítica na avaliação das ações. Havendo contribuição para a qualidade do atendimento, promovendo cuidados completos na atenção em grupos de reabilitação ou atendimento individualizado quando necessário.

CURSO: Fisioterapia.

Força Mulher

RESUMO: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados cerca de cinco assassinatos a cada 100 mil mulheres no Brasil. Isso leva o país a ocupar o 5º lugar no ranking mundial desse tipo de crime. Outra pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Datafolha também revela um cenário alarmante: a cada hora, 503 brasileiras são violentadas ? de forma física ou sexual.  A violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública, uma questão de desigualdade de gênero e uma grave violação aos direitos humanos. Inclui violência física, sexual e psicológica por parte do parceiro e também violência sexual por parte de não parceiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual, cometida principalmente pelo parceiro. A violência prejudica a saúde das mulheres de várias formas e provoca consequências imediatas e de longo prazo que podem ser óbvias ou veladas. As mulheres que a vivenciam são mais propensas a procurar cuidados de saúde, embora geralmente não divulguem a violência como o motivo da busca de atendimento. A ESF São Francisco está localizada em área de grande vulnerabilidade e apresenta grande índice de violência doméstica. O objetivo do projeto é promover espaço de apoio psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica, física ou sexual, residentes do território e arredores da ESF São Francisco. Ao aluno provocar o movimento de ação e cidadania, concomitante à sua área de estudo e atuação prática.

CURSOS: Enfermagem, Psicologia.

Força Mulher

RESUMO: A violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública, uma questão de desigualdade de gênero e uma grave violação aos direitos humanos. Inclui violência física, sexual e psicológica por parte do parceiro e também violência sexual por parte de não parceiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual, cometida principalmente pelo parceiro. O objetivo do projeto é promover espaço de apoio psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica, física ou sexual, residentes do território e arredores da ESF São Francisco. Ao aluno provocar o movimento de ação e cidadania, concomitante à sua área de estudo e atuação prática. Foram realizadas atividades de divulgação do projeto na comunidade, criação de um grupo de whatsapp com as mulheres do território, atividades de convivência ,entre elas, cuidados com a pele e panificação, palestra sobre o projeto Guardiãs da guarda municipal, e aula com a profa Mirna, da psicologia, sobre o ciclo da violência contra mulher.

CURSOS: Enfermagem, Fisioterapia.

Gestão Odontológica na Atenção Secundária

RESUMO: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são estabelecimentos de saúde bucal inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como clínica especializada/ambulatório de especialidade que oferece serviços de odontologia gratuitos à população e realiza, no mínimo, as seguintes atividades: I - Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; II - Periodontia especializada; III - Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; IV - Endodontia; e V - Atendimento a portadores de necessidades especiais. O CEO do Município de Bragança Paulista está localizado na Universidade São Francisco sendo que a população é atendida tanto pelos cirurgiões-dentistas prestadores de serviços da rede pública, quanto pelos alunos da graduação e de cursos de extensão da  Universidade, orientados pelos professores responsáveis. Dentro desse contexto o aluno de graduação participará desse projeto, para melhor interação com os profissionais da rede, podendo conhecer melhor o fluxo na rede pública principalmente na atenção secundária.

CURSO: Odontologia.

Horta Terapêutica

RESUMO: A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas) (Ministério da Saúde, 2017). Atividades de oficinas terapêuticas são adotadas por diversas instituições e órgãos que tratam de pacientes portadores de sofrimento mental no auxílio a este tratamento. A realização dessa atividade viabiliza a expressão, a espontaneidade, o conhecimento das potencialidades e das limitações dos pacientes e promove o desenvolvimento em diversos aspectos (emocional, social, intelectual e físico), possibilitando que o paciente adquira maior grau de independência e autonomia (ARRUDA, 1962). Foram realizados  encontros com a comunidade que frequenta a Unidade Escola de Saúde são Francisco de Assis em Bragança Paulista, produzido material de divulgação, ação no território e encontros de manutenção da horta. ao longo do projeto foram realizadas as colheitas e o replantio com o grupo que se constituiu na UBS. 

CURSOS: Enfermagem, Farmácia.

Imunização em foco 

RESUMO: Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O SIPNI é um software que registra individualmente cada pessoa vacinada, em cada sala de vacina do país. possibilita a coleta  de dados referentes às atividades de vacinação a partir da instância local para subsidiar as decisões e ações no âmbito da sua gestão. Deste modo, é imprescindível uma atuação preparada e responsável, para que obter o sucesso nas estratégias de  imunização. Este projeto teve como objetivo aprimorar conhecimentos em torno da imunização e processos de trabalho, assim como, oferecer atendimento de qualidade à população atendida na Unidade Escola São Francisco de Assis em Bragança Paulista. Foram realizadas atividades de gestão, organização, busca ativa à faltosos, atividade de educação e aprimoramento à equipe da unidade.

CURSO: Enfermagem.

O Programa de Saúde do Escola (PSE) como ferramenta de promoção de saúde

RESUMO: A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Deste modo é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene pessoal e a qualidade da alimentação nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é necessário conscientizar a criança no seu papel no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza através do desencadeamento de forças motivadoras. Após 2 anos de existência com o foco na saúde bucal e alimentação, o projeto ganhou visibilidade junto a comunidade e a instituição e apresentou a necessidade de abordar assunto relacionados a saúde geral. Deste modo, os profissionais que realizam assistência e preceptoria na UBS Escola sentiram a necessidade de ampliar as ações de saúde para um foco interprofissional.Serão realizados ações de prevenção, diagnóstico e tratamento propostos no Programa de Saúde do Escolar(PSE) envolvendo os seguinte temas: antropometria, teste de acuidade visual, exame bucal, promoção da segurança alimentar e alimentação saudável; práticas corporais, atividade física e lazer; saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável; prevenção de violências e acidentes, promoção da higiene corporal, incluindo a higiene bucal, entre outras.

CURSO: Odontologia, Enfermagem, nutrição, Biomedicina, Farmacia.

Odontologia Hospitalar

RESUMO: A odontologia hospitalar é mais um campo de atuação do cirurgião dentista recentemente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia e em franca expansão.
Pode ser definida como o ato odontológico praticado em ambiente hospitalar, voltado ao paciente que se encontra internado por apresentar comprometimentos clínicos.
Trata-se de um conjunto de ações de prevenção, diagnóstico e cuidados em saúde bucal, complementares a missão do hospital e inseridos no contexto de atuação da equipe multidisciplinar. Esta sintetizada na assertiva de que a normalidade da boca só tem significado quando acompanhada de um grau razoável de saúde geral do indivíduo e vice versa. 
A presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é de extrema importância considerando que o atendimento odontológico contribui para a recuperação dos pacientes hospitalizados por problemas sistêmicos além de possibilitar mais qualidade de vida e até sobrevida em alguns casos. 
Por sua vez, o curso de Odontologia da Universidade São Francisco compromissado com o cumprimento pleno das diretrizes, com o ensino diferenciado e com prestação de serviços de qualidade a comunidade apresenta em sua matriz curricular o ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR e o PROJETO ODONTOLOGIA HOSPITALAR, capacitando o aluno no atendimento em ambiente hospitalar com caráter generalista, realizando atuação preventiva, paliativa e curativa de doenças presentes na cavidade bucal.
No mesmo sentido, o Hospital Universitário São Francisco (HUSF) diferencia-se ainda mais como referência em prestação de serviços de saúde de qualidade, ampliando equipes de trabalho multidisciplinar e promovendo diagnóstico e tratamento odontológico em pacientes internados ou que desenvolveram alguma doença bucal. Ainda mais, diminui risco de agravamento e instabilidade de uma doença sistêmica já existente ou mesmo agravadas ao longo do tratamento médico. 

CURSO: Odontologia.

Orientar a Amamentação Brincando

RESUMO: O leite materno deve ser o primeiro alimento do recém-nascido, pois contribui para o crescimento e desenvolvimento do mesmo e apresenta vantagens imunológicas, psicológicas e nutricionais. O projeto foi realizado em dois períodos com duas duplas. Os participantes relataram ?Participar do projeto foi uma experiência muito exitosa, obtive muito conhecimento, conseguiu executar na prática o que foi abordado em sala de aula. Foi interessante conhecer quais as principais dúvidas em relação ao aleitamento, ordenha, pega. É de suma importância conseguir desmistificar as inúmeras dúvidas criadas e preparar a mãe para essa nova fase, que não apenas é um ato de nutrir, é também um ato de muito amor.?; ?Enriquecedor poder participar deste projeto compartilhando experiências e vivências de alunos que cursam semestres distintos, pois durante as abordagens um completava a fala/explicação do outro fazendo com que a orientação ficasse mais clara e não deixasse de abordar nenhum ponto. Também foi interessante a divisão de leitos da maternidade realizada com os alunos de fisioterapia, desenvolvendo um trabalho em equipe e buscando atender melhor as pacientes sem deixar as orientações cansativas. Por fim o projeto fez com que a teoria fosse passada de maneira simples para as pacientes, fazendo com que os orientadores se sentissem autônomos e confiantes em levar a teoria para a prática.? O puerpério é um momento de alegria e renovação, fortalecendo a união entre mãe-bebê. Entretanto, pode ocorrer um desgaste físico e emocional prejudicando o desempenho e a absorção das orientações. Devido a isso, é enfatizada a importância que a amamentação é um momento de tranquilidade e amor independente das dificuldades.

CURSO: Enfermagem.

Pré Natal Ideal 

RESUMO: O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. A unidade básica de saúde deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez (Ministério da Saúde, 2012).  A integração entre diversos profissionais da saúde possibilita diferentes olhares sobre as práticas do cuidado à saúde materno-infantil, garantindo uma atenção integral e aumentando o potencial de resolutividade.  A consulta de enfermagem é uma atividade independente, realizada privativamente pelo enfermeiro, e tem como objetivo propiciar condições para a promoção da saúde da gestante e a melhoria na sua qualidade de vida, mediante uma abordagem contextualizada e participativa. O profissional enfermeiro pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde e conforme garantido pela Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto n°94.406/87(Ministério da Saúde, 2012). O acompanhamento da enfermagem na assistência integral à gestante é fundamental para a diminuição de intercorrências obstétricas evitáveis. Este projeto tem como objetivo promover aprimoramento técnico, teórico e destreza dos discentes, que irão oferecer pré-natal de baixo risco às gestantes cadastradas na ESF São Francisco, seguindo os protocolos municipais e do ministério da saúde. As gestantes, inscritas no projeto, serão acompanhadas desde a abertura de pré-natal ao puerpério e puericultura dos recém-nascidos, por meio de consulta de enfermagem na Unidade de Saúde ou domiciliar, e ações de atividades coletivas de promoção em saúde e convívio social.

CURSOS: Enfermagem, Psicologia.

Projeto Amamentar

RESUMO: O Projeto Amamentar foi criado pela IFMSA em 2018 com o intuito de transformar o HUSF como Hospital Amigo da Criança, através do incentivo a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, melhorando a qualidade de vida e a saúde dos recém-nascidos. Além de instrução às mães sobre a melhor técnica de amamentação e tirar dúvidas sobre esse processo. Durante esses meses que o grupo frequentou o HUSF, 24 mulheres passaram pelo nosso projeto, onde conseguimos colocar em prática nosso projeto e assim ajudá-las nesse momento tão desafiador que é a maternidade. Percebemos que as mães ainda não possuem uma informação completa da importância sobre a amamentação e o porquê do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses ser um dos principais fatores de qualidade de vida para as crianças, nosso projeto, através de conversas abertas com as mãe, mostramos como apenas o leite materno é essencial e possui todos os nutrientes necessários para a vida do lactente e como amamentar também é benéfico para a mãe e a família.

CURSO: Medicina.

Aleitamento Materno

RESUMO: O aleitamento materno proporciona vantagens para a mãe e para o bebê. Dentre os seus benefícios está a prevenção de infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias; possui efeito protetor sobre as alergias, especificamente para as proteínas do leite da vaca; permite uma melhor adaptação a outros alimentos. No que diz respeito às vantagens para a mãe, o aleitamento materno facilita uma involução uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama entre outros. Sobretudo, permite à mãe sentir o prazer único de amamentar, e aumentar o vinculo entre o binômio mãe é filho.O leite humano é composto por cento e sessenta substâncias, como proteínas, carboidratos, gorduras, além de ser fonte de nutrientes essenciais, se tornando importante ferramenta de redução da mortalidade infantil. Ele contribui no crescimento e desenvolvimento da criança, mediante aos seus benefícios imunológicos, psicológicos e nutricionais. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês recebam até o sexto mês de vida o aleitamento materno exclusivo (AME) e após este período ele deverá permanecer associado com uma alimentação adequada e nutritiva até pelo menos os dois primeiros anos de idade ou mais. Em síntese, a relevância do aleitamento materno foi abordado pelas docentes de enfermagem através do projeto de extensão Amamentar Brincando", com o objetivo de realizar orientações e incentivar o aleitamento materno. Foram utilizados como materiais um avental com mamas e bonecos de amigurumi, para demonstração do manejo de amamentar de maneira elucidativa e lúdica; checklist estruturado com demonstrando o perfil das puérperas: idade, grau de instrução, bem como tipo de parto, gravidez planejada ou não planejada, desejada ou não desejada é problemas encontrados com a mãe é o recém-nascido. O projeto abordou 43 puérperas, internadas na maternidade do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, no período de 25 de março a 03 de junho de 2019. 

CURSO: Enfermagem. 

Projeto de Extensão Vivencia Precoce em Fisioterapia

RESUMO: O Projeto de Extensão Vivência Precoce em Fisioterapia teve o objetivo de proporcionar aos alunos ingressantes do Curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco o contato precoce com a profissão, promovendo o conhecimento sobre a rotina do fisioterapeuta nos diferentes níveis de atenção a saúde e especialidades fisioterapêuticas,  Participaram do projeto 17 alunos regularmente matriculados no primeiro e segundo semestres, que foram alocados nos campos de estágio do curso de Fisioterapia da USF, nas seguintes áreas: saúde coletiva, neuropediatria, neurologia adulto, ortopedia, desportiva, oncologia, cardiorrespiratória infantil, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde ocupacional. Cada participante cumpriu carga horária de 4 horas semanais de observação da atividade de estágio, sob supervisão docente. Durante o período de observação das atividades de estágio, foi discutido com os alunos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a importância da saúde coletiva e das politicas públicas, os graus de complexidade do atendimento fisioterapêutico e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea, como forma de preparar o aluno para a profissão escolhida. 

CURSO: Fisioterapia 

Projeto horta - colhendo vidas 

RESUMO: O projeto Colhendo Vidas foi um projeto de extensão realizado por estudantes de Medicina da Liga de Saúde Mental Dra Regina Caeli Guerra Poças, em parceria com o Hospital Dia, situado em Bragança Paulista - SP. Este projeto teve como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos pacientes psiquiátricos internados e auxiliar no tratamento por meio de uma terapia ocupacional, a horta. Realizado em uma área a céu aberto cedida pelo Hospital Dia, o projeto consistiu em mini encontros interativos com dinâmicas em grupo, realizadas no refeitório da unidade do Hospital Dia, bem como na construção gradual de canteiros realizados pelos pacientes, em conjunto com os alunos participantes. Foram plantados diversos vegetais, como alface, rúcula, quiabo, coentro, tomate, abóbora, entre outros.O projeto na visão da liga de Saúde Mental é o verdadeiro cerne do que é um projeto de extensão na sua essência, uma vez que possibilita uma enriquecedora troca humanizada de experiências, vivências e conhecimento tanto dos alunos quanto dos pacientes participantes, permitindo um contato que por vezes não seria possível no inicio da graduação. Este contato e a empatia trabalhada tanto na horta, quanto nos encontros de dinâmicas estabeleceu uma importante relação médico-paciente num ambiente em que os pacientes são internados por mais de 15 dias na instituição e tem no projeto uma ferramenta a mais em seu tratamento e na amenização da internação.
Portanto, o Projeto Colhendo Vidas proporcionou uma interação alternativa e mutuamente benéfica entre os alunos e parte da comunidade, constituindo uma importante ferramenta acadêmica.

CURSO: Medicina.

Projeto Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente

RESUMO: No Projeto, os estudantes da disciplina Prática Médica e Sociedade 2 (PMS2), do 2o. semestre do Curso de Medicina, desenvolveram  ações de Promoção da Saúde com cerca de 1200 estudantes de 6o. a 9o. anos de 6 escolas estaduais no município de Bragança Paulista. Dois ex-alunos de PMS2, hoje no 5o semestre do curso, foram voluntários de novo no projeto. As ações foram realizadas semanalmente numa tarde, durante um mês, e abrangeram os estudantes de 48 salas, duas vezes em cada sala com temas e estratégias diferentes. As diretrizes da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde, nortearam o uso de metodologias ativas adequadas às faixas etárias. Por interesse comum do Curso de Medicina e da Diretoria Regional de Ensino (DRE), parceira fundamental, foram desenvolvidos  temas da Política Nacional de Promoção da Saúde, como alimentação saudável, prevenção de álcool, tabaco e outras drogas, de acidentes de trânsito, cultura da paz, auto-estima e auto-cuidado, respeito às diversidades, etc.  O Projeto se desenvolve na disciplina PMS2 desde 2015, e em 2019 a DRE  manteve a parceria mesmo frente a dificuldades institucionais que encerraram outros projetos, por considerar que atinje nas escolas o propósito de apoio ao desenvolvimento da cidadania e dos temas transversais de educação. Alguns casos de adolescentes das escolas estaduais com dificuldades graves diversas foram identificados durante o projeto pelos estudantes de Medicina e encaminhados para acompanhamento dos coordenadores das escolas. As avaliações dos 43 estudantes de Medicina mostraram a aquisição e aplicação de conhecimentos sobre as temáticas de promoção da saúde, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de resolução de situações de conflito, e de atitudes de respeito às experiências e ao saber do outro, ampliando sua consciência social, e assim educando entre pares adolescentes. Com isto, cumpriram-se normativas do Ministério da Educação sobre a formação médica humanística. 

CURSO:

Promoção de saúde bucal em pré escolares matriculados na EMEB Marisa Valerio e que frequentam a Unidade Escola São Francisco de Assis

RESUMO: A integração ensino-serviço-comunidade (IESC) é um trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes e docentes dos cursos de formação na área da saúde e trabalhadores dos serviços de saúde, incluindo-se gestores e comunidade a partir do controle social e visa à qualidade da atenção à saúde individual e coletiva, da formação profissional e o desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços de saúde. A Universidade São Francisco (USF) e a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista-SP, têm proporcionando a inserção efetiva dos estudantes em cenários de prática, ampliando os espaços de integração interinstitucional e a qualificação da assistência ofertada. 

CURSO: Fisioterapia. 

Quick Massage na Qualidade de Vida dos Trabalhadores

RESUMO: O projeto visa oferecer aos colaboradores técnico-administrativos da USF a realização da massagem rápida conhecida como Quick Massage com o foco no alívio das tensões musculares e levando a um relaxamento físico e cognitivo que promove a saúde e melhora a qualidade de vida. Este projeto também tem como objetivo envolver o corpo discente do Curso de Fisioterapia, propiciando experiência profissional e contínuo aprimoramento na oferta das atividades e práticas realizadas. 
Promove a articulação entre o conteúdo teórico e a prática do ensino em forma de extensão na formação acadêmica dos alunos. Possibilita o aprimoramento dos conhecimentos e oferece suporte para futuras pesquisas bem como projetos específicos além de apresentar aos acadêmicos a aproximação das atividades e início da prática profissional. 

CURSO: Fisioterapia. 

Quick Massage para Colaboradores da USF

RESUMO: O projeto visa oferecer aos colaboradores  da USF a realização da massagem rápida conhecida como Quick Massage com o foco no alívio das tensões musculares e levando a um relaxamento físico e cognitivo que promove a saúde e melhora a qualidade de vida. Este projeto também tem como objetivo envolver o corpo discente do Curso de Fisioterapia, propiciando experiência profissional e contínuo aprimoramento na oferta das atividades e práticas realizadas.A realização deste projeto promove a articulação entre o conteúdo teórico e a prática do ensino em forma de extensão na formação acadêmica dos alunos, além da promoção da saúde aos colaboradores da USF com a melhoria da qualidade de vida, alívio de tensões e consequentemente a redução de queixas e patologias musculoesqueléticas (de origem ocupacional ou não) e consequentemente o aumento do bem-estar, desempenho e satisfação dos colaboradores.

CURSO: Fisioterapia.

Follow Up de RN de Risco

RESUMO: Os alunos envolvidos neste projeto aprenderam a aplicar instrumento de avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor utilizado nacional e internacionalmente (Alberta Infant Motor Scale); treinaram a execução de condutas de Estimulação Precoce e Baby Bobath; avaliaram lactentes; elaboraram o plano terapêutico, com objetivos, condutas e orientações para casa; executaram atendimentos semanais em alguns casos e em outros orientaram estimulação em casa e realizaram reavaliações e novas orientações mensais; enfatizaram as orientações para casa, melhorando o seguimento, a adesão ao tratamento e a evolução dos lactentes; reavaliaram os lactentes mensalmente e orientaram seus pais ou responsáveis para estimulação a ser feita em casa. Participam deste Projeto, alunos da graduação em Fisioterapia e Residentes do Programa Multiprofissional em Neonatologia. No semestre em questão foram 43 lactentes beneficiados em mais de 100 atendimentos. 

CURSO: Fisioterapia.

Sem dor

RESUMO: O projeto de extensão "Sem Dor" objetivou atender pacientes portadores de dor crônica de diferentes origens, tais como: ortopédicas, reumatologicas, oncológicas,  entre várias causas. Tendo como definição a dor que persiste por três ou mais meses de queixa, essa disfunção é de difícil manejo por ter fator multicausal. Ao iniciar o projeto,  após a seleção dos pacientes, os alunos se apropriaram dos procedimentos de massoterapia clássica com duração de uma hora. No primeiro dia de intervenção foi realizado avaliação multidimensional da dor, identificando causa, localização,  fatores de melhora e piora, intensidade e qualidade da dor, sendo está a condição em que o paciente descreve qualitativamente a dor. Nas demais sessões os pacientes receberam uma hora de massagem, uma vez por semana, às segundas feiras na Clínica Escola de Fisioterapia da USF. Só início e ao final das sessões era questionado a intensidade da dor através da Escala numérica verbal da dor que vai de 1 a 10, sendo 1 o menor dor e 10 A dor de maior intensidade possível.

CURSO: Fisioterapia. 

Tabagismo

RESUMO: Em 1986, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Teve como objetivo prevenir o início da utilização de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes, assim como estimular o abandono do fumo entre os já dependentes. Apesar da contínua queda de sua prevalência, o tabagismo mostra-se ainda importante em algumas regiões e entre populações em estado de fragilidade social. Sendo uma doença crônica, resultado da dependência química à droga nicotina (Código Internacional de Doenças ? CID10 1997, da OMS), o tabagismo pode causar câncer, doenças cardiovasculares, enfisema e outras patologias. Este projeto teve como objetivo promover ações de educação e informação, assim como o tratamento para a cessação do tabagismo aos pacientes da Unidade Escola, e ao aluno desenvolver competências e habilidades acerca do tratamento e acompanhamento do paciente tabagista. Foram realizados 6 encontros, entre alunos, docentes e a população inscrita, previamente selecionada pela equipe da unidade de saúde. Os encontros seguiram o protocolo do Ministério da saúde e sua cartilha Deixando de Fumar sem Mistérios, abordando temas como: Por que parar de fumar? Quais os prejuízos do tabagismo para a saúde, estratégias para diminuir e cessar o tabaco. 

CURSOS: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

Território

RESUMO: Um dos fundamentos da ESF é a Atenção Básica territorializada, construída sobre uma base territorial espacialmente delimitada e seguindo o modelo instrumentalizado na adstrição da clientela. O território, para efeito do processo de produção de saúde da comunidade, deve ser considerado um espaço vivo capaz de produzir saúde; portanto, um espaço que deve passar por um diagnóstico epidemiológico para identificar os fatores e condições pertinentes aos processos de saúde e doença de determinada região. O projeto tem como objetivo compreender a definição de território na Atenção Primária à Saúde, e sua importância, por meio do diagnóstico local e assim propor e colocar em prática, intervenções que possam ser efetivas e que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas. Os alunos desenvolveram o diagnóstico territorial, situacional e epidemiológico do território da Unidade de Saúde Escola, após a realização de avaliação de relatórios do ESUS, visitas no território com os ACS, entrevistas com a população e equipe.

CURSOS: Enfermagem, Farmácia.

Vivência Precoce em Fisioterapia

RESUMO: Melhorar a atensão aos pacientes da Clínica escola de Fisioterapia por meio da atividade em observação dos atendimentos realizados pelos alunos do curso de graduação de fisioterapia supervisionados pelo professor responsável da área. Os alunos foram alocados para observação nas áreas de estágio a saber: área primária (saúde pública ? UBS (unidades básicas de saúde) e PSF (programa saúde da família) e saúde do trabalhador), área secundária (neuropediatria, cardiologia e pneumologia adulto e infantil, neurologia, ortopedia, ginecologia, obstetrícia e geriatria) e área terciária (enfermarias de clínica médica e cirúrgica, UTI adulto, pediatria e ginecologia e obstetrícia). Este projeto propicia ao aluno favorável campo de aprendizado seja no âmbito da comunidade acadêmica seja no autoconhecimento por meio do envolvimento direto nas relações entre paciente, terapeuta e na observação da execução e avaliação das ações. O projeto consiste ainda em oportunidade para o aluno aplicar suas habilidades pessoais assim como observar/experimentar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade, podendo chegar às disciplinas aplicadas do curso e à prática supervisionada mais preparado para os atendimentos e para as discussões e com senso crítico mais aguçado. 

CURSO: Fisioterapia.

Viver Criança

RESUMO: O Projeto de Extensão Viver Criança, teve início em Setembro de 2019, e aconteceu semanalmente na Unidade Estratégia de Saúde da Família ?São Francisco de Assis?, com o objetivo de ampliar o conceito de atenção à saúde da criança, possibilitando construir novas alternativas, transformação das práticas em saúde e mudanças nos processos de trabalho, através de ações que visam a promoção e prevenção à saúde, por meio de atividades lúdicas e culturais sobre os problemas do cotidiano, envolvendo temas relacionados à higiene bucal, educação alimentar, vacinação e educação ambiental. Atualmente conta com a participação de 17 crianças de 3 à 11 anos, proporcionando a vivência artística através das aulas de Ballet, ministradas por professoras voluntárias e alunos da Universidade São Francisco, a partir da parceria entre a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista e Universidade São Francisco, através do COAPES, incorporando a dança, a atividade física e estímulo a propriocepção corporal. Teve seu encerramento com a apresentação do espetáculo Um Sonho de Natal, no dia 04/12 às 19h no Salão Nobre da USF, sobre a presença da direção de campus, coordenadores convidados e comunidade.

CURSO: Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Farmácia.

Prevenção de quedas e incapacidade em idosos institucionalizados: abordagem por meio da realidade virtual e exergames

RESUMO: O envelhecimento populacional está aumentando de forma rápida e progressiva assim como a inovação na tecnologia. A senescência, que é um processo natural do envelhecimento, faz com que o organismo humano passe por diversas alterações como nos sistemas musculoesquelético e sensoriais, que causam alterações importantes do controle postural. Diante disso, a tecnologia tornou-se uma importante aliada aos profissionais comprometidos com essa questão, principalmente os fisioterapeutas. O uso de videogames em programas terapêuticos, embora ainda necessite de mais estudos, já está sendo adotado. O presente projeto foi realizado no segundo semestre de 2019, no Asilo São Vicente de Paulo em Bragança Paulista. O aparelho de videogame escolhido foi o Nitendo Wii, disponibilizado pela Clinica de fisioterapia da USF para utilização nos dias do projeto. Foram avaliados 10 idosos que apresentavam déficits de mobilidade e equilíbrio. Nesta etapa o objetivo foi perceber como seria a recepção do recurso, a aderência, a participação e o entendimento das tarefas dos jogos. Ao final desta fase foram escolhidos três pacientes para participarem dos exercícios de reabilitação do equilíbrio. Neles foi aplicada a Escala de Equilíbrio Funcional de Berg afim de quantificar o déficit de equilíbrio. Para esses pacientes foram selecionados jogos que exigiam principalmente equilíbrio, descarga de peso nos membros e mobilidade de quadril.  Os dados referentes ao centro de pressão, posicionamento do centro de gravidade e limites de estabilidade foram registrados ao inicio e ao final dos exercícios, em todos os dias de atendimento. Ao final de 4 sessões houve melhora significativa no desempenho das atividades e maior aderência ao tratamento. Do ponto de vista acadêmico foi uma experiência bastante gratificante aos alunos e professor envolvidos, observados com narrativas positivas dos alunos participantes referentes tanto ao aprendizado técnico quanto humano e de interação com os pacientes.

CURSO: Fisioterapia.

Lar da benção - assistência de enfermagem no contexto do acolhimento infantil II

RESUMO: Neste projeto, os alunos realizaram as seguintes atividades: conferência das prescrições de medicamentos e horários de administração; conferência do armário estoque de medicamentos com atualização de planilha de controle, datas de validade, retirada de excessos e medicamentos vencidos; reposição e troca da caixa de Primeiros Socorros e inserido conferência quinzenalmente; acompanhamento e realização de exame físico completo de recém-nascido acolhido, verificação quinzenal do estado geral e evolução do crescimento, com orientações as colaboradoras sobre oferta de leite na mamadeira, higiene completa, troca de fralda e cuidados com o coto umbilical; acompanhamento de morador com uso de oxigênio por cateter tipo óculos contínuo, e Sonda Nasoenteral com dieta fracionada; orientações à mãe e colaboradoras sobre o uso do oxigênio, aferição mensal de antropometria das crianças presentes no período da manhã e registro na planilha de controle mensal. Durante a execução do projeto percebemos a necessidade da atuação da enfermagem no âmbito da organização da rotina da sala de enfermagem, conferências e organização geral, pois a rotina e demanda diária da casa muitas vezes não permite que as equipes de cuidadoras o façam. O auxílio no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças saudáveis e doentes com realização de exame físico e olhar crítico baseado no conhecimento técnico que colaboraram para intervenções mais objetivas e maior resolução dos problemas apresentados. A interação na área externa, além de auxiliar as "tias" proporcionou um momento de avaliação comportamental, educativo e afetivo, no âmbito individual e coletivo das crianças, bem como atividade física ao ar livre, entre si e com a equipe.

CURSO: Enfermagem.