handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Ações Comunitárias e Extensionistas


Categoria
Projetos PICITExt 2020-2021

Título: PROGRAMA SAMA - PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA ÀS CRIANÇAS E JOVENS ABRIGADOS

Resumo:
O projeto será desenvolvido tanto no SAMA - Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional de Bragança Paulista, situado na cidade de Bragança Paulista e visa levar qualidade de vida para crianças que estão em situação de risco social e abrigadas na instituição. Para tanto os alunos do Curso de Psicologia farão o acompanhamento escolar de cada criança, identificando as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem com o intuito de planejar e executar atividades que possam colaborar com o rendimento escolar das crianças, bem como avaliar o desenvolvimento motor e neurofuncional destes sujeitos. Serão desenvolvidas atividades escolares para o desenvolvimento das crianças, acompanhando as tarefas que trarão das escolas, pois planejarão, elaborarão e trabalharão com as crianças e adolescentes jogos, atividades lúdicas, as quais tiveram como objetivo o desenvolvimento das crianças na perspectiva da leitura, escrita e pensamento lógico-matemático, além do processo de humanização promovido através da arte e ludicidade.
Coordenadora: RENATA BERNARDO
E-mail: renata.bernardo@usf.edu.br

Título: OBSERVATÓRIO REGIONAL: INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DA REGIÃO BRAGANTINA

Resumo:
Hoje a sociedade demanda mais conhecimento e informações acerca do local: informações acerca da organização da sociedade, perfis de consumo, características sobre saúde pública, dentre outras informações, são necessárias para que os resultados planejados sejam atingidos e para que recursos (privados ou públicos) não sejam desperdiçados. O Observatório Regional: Informações Socioeconômicas da Região Bragantina? é um projeto de extensão que visa reunir informações econômicas disponibilizadas por órgãos oficiais acerca da Região de Governo de Bragança e colocá-las a disposição da comunidade de uma maneira mais acessível e didaticamente mais compreensível. Espera-se com a execução deste projeto ampliar a discussão acerca do local e regional, e que as informações criadas e disponibilizadas por este projeto de pesquisa possam servir subsídio para elaboração de políticas públicas regionalizadas, assim como de negócios e empreendimentos privados, além de reaproximar e consolidar a posição da universidade como criadora e difusora de informações técnicos e científicos a nível regional.
Coordenador: TADEU VAZ PINTO PEREIRA
E-mail: tadeu.pereira@usf.edu.br

Título: CIRCUSGYM: GINÁSTICA E CIRCO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Resumo:
É comum vermos crianças e adolescentes se entregando a uma vida cada vez mais sedentária, com hábitos que levam as capacidades físicas mais básicas se deteriorarem na fase ao qual deveriam estar sendo desenvolvidas e mantendo um padrão mínimo de qualidade de vida e saúde para poderem se desenvolver adequadamente. Vemos nesse projeto uma possibilidade de intervenção sócio educativa ofertando aulas de Ginástica e Circo, avaliando as capacidades físicas inicialmente e ao término do programa proposto, com o intuito de conscientizar os alunos e a família sobre a importância de uma vida saudável. Utilizaremos como instrumentos avaliativos os testes de aptidão física desenvolvidos pela PROESP-Br (GAYA, 2016), selecionando somente duas ferramentas de medidas, as voltadas para as dimensões corporais (Massa corporal, Estatura, Envergadura e Perímetro da cintura) e os testes de aptidão física (Índice de Massa Corporal, Razão cintura estatura, Teste de corrida, Flexibilidade, Resistência muscular localizada). Dessa forma, contribuir conjuntamente com o desenvolvimento saudável dos alunos envolvidos e auxiliar no processo de formação dos alunos do curso de Educação Física, que participarão do projeto durante sua aplicação, faz parte dos objetivos esperados para essa intervenção.
Coordenadora: 
E-mail: